sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Estréia


Depois da governadora Ana Júlia fazer sua estréia no mundo digital, o atual chefe da Casa Civil do Estado, Cláudio Puty, também criou um espaço na web. Provável candidato à deputado federal no próximo pleito pelo partido dos trabalhadores (PT), Puty é conhecido por ser um dos principais articulistas do Governo Ana Júlia.
Isso realmente pega.

O QUE PERDEMOS...

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) criou dois programas para atender a demanda por crédito de olho na Copa do Mundo de 2014, num total de R$ 5,8 bilhões. Segundo comunicado do banco estatal, serão financiados a construção e a reforma de arenas esportivas que serão usadas no torneio. Além disso, o banco irá ampliar o apoio ao setor hoteleiro, para aumentar a capacidade e a qualidade da hospedagem oferecida aos turistas que devem assistir à competição.

NOVO UNO

Acabou o mistério sobre o principal segredo da indústria automotiva nacional para 2010. Essa é a primeira foto do novo Fiat Uno sem disfarces. A imagem está em um arquivo de patentes do Inpi (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) e mostra que a projeção da capa de janeiro da Autoesporte. Diferente né?

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

INTERNET

Três infocentros serão inaugurados amanhã (15) em Ananindeua pela governadora. A comunidade irá contar com acesso gratuito à internet e cursos de capacitação básica nos infocentros Associação do Conjunto Habitacional Júlia Seffer, Instituto de Pessoas com Deficiência de Ananindeua (IPDA) e Associação para Cegos do Pará (ASCEPA). Além disso, será inaugurado o ponto de acesso livre na Praça da Bíblia.

SOLIDARIEDADE


A Prefeitura  Municipal de Ananindeua, por meio da Secretaria de Assistência Social anunciou na tarde de ontem, quarta-feira (13.01) que fará uma edição especial da Boutique Solidária nas ilhas de Ananindeua.
 No final de janeiro, a população ribeirinha do município receberá a mais de 800 peças, entre roupas e calçados, que foram doadas pelos funcionários da Prefeitura e customizadas para serem usadas na Boutique. A ação busca incentivar a solidariedade e a inclusão social.
Faça você tambem sua parte, invista na solidariedade.

CAPACITAÇÃO

Nesta quinta-feira (14.01), às 14h, foi realizado um treinamento com 36 agentes comunitários de saúde do Pólo I da Secretaria Municipal de Saúde sobre aleitamento materno. O aperfeiçoamento aconteceu no Hospital Anita Gerosa, na BR 316, Km 09 , em frente a Prefeitura . Esta é a primeira turma a participar do encontro. A idéia é capacitar todos os agentes comunitários dos 5 pólos de Ananindeua.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

DEU CERTO !




Ananindeua, mas precisamente o cursinho Pré-vestibular Municipal esta em festa. Das 2.504 vagas oferecidas pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), mais de 30 foram ocupadas pelos alunos Pré-vestibular Municipal, que a Prefeitura de Ananindeua inaugurou em agosto passado. Desde a sua criação, o cursinho já aprovou mais de 200 alunos nas várias instituições de ensino superior e técnico da região metropolitana.



Com 2.500 alunos, o Cursinho Pré Vestibular Municipal tem o objetivo de dar aos jovens, adultos e idosos de Ananindeua a oportunidade de terem ensino de qualidade, gratuitamente, e com isso a oportunidade de disputarem com os demais estudantes de outros cursinhos uma vaga na universidade. 
Parabéns Pref. Helder Barbalho, Secretária Elieth Braga, e todos que ajudaram a construir este sonho para essas pessoas.

VESTIBULAR


Parabéns aos novos calouros da UEPA. Saiu hoje (13), o resultado do vestibular 2009. Muita festa para os aprovados.


A alegria deve tomar conta das ruas de Belém e região metropolitana. Muitos saem buzinado e gritando após um longo ano de estudo. Que chega ao final com o devido prêmio, a aprovação no vestibular. Pais e Mães acompanharam o resultado e participam junto da festa.

Zilda Arns Neumann


O ministro da Defesa, Nelson Jobim, confirmou na manhã desta quarta-feira que a fundadora e coordenadora internacional da Pastoral da Criança, Zilda Arns Neumann , de 75 anos, morreu no terremoto que atingiu na noite de segunda-feira os arredores de Porto Príncipe, capital do Haiti . De acordo com Ministério da Defesa, onze brasileiros morreram e vários outros ficaram feridos em decorrência do tremor de 7 graus na escala Richter. O Brasil vai enviar até quinta-feira aviões com ajuda humanitária, carregados de alimentos, roupas e medicamentos. Jobim embarcou nesta quarta-feira. As aeronaves deverão aterrissar na República Dominicana, já que as condições do aeroporto de Porto Príncipe são péssimas, e seguir por terra ao Haiti.


A médica pediatra e sanitarista viajara para o Haiti no último domingo a fim de realizar uma palestra na Conferência Nacional dos Religiosos do Caribe. Na quinta-feira, a brasileira teria um encontro com representantes de ONGs e, no dia seguinte, com o arcebispo de Porto Príncipe. No momento do tremor, Zilda estava fazendo uma vistoria, acompanhada de um tenente, em uma área da capital.

ARGUMENTO


A governadora Ana Júlia Carepa declarou estar disposta a ceder a vaga de candidato a vice-governador na sua chapa para o PMDB. Há informações de que a disputa em torno da vice-governadoria seria responsável por azedar ainda mais as relações do governo com seu maior aliado.

“Se o PMDB fizer questão, para mim está garantido. Não tem problema. Aí vamos ter que buscar formas de agregar outros partidos. Isso não é empecilho (para a aliança). Temos que dialogar. Agora o PMDB tem que dizer o que ele quer”, disse Ana Júlia Carepa em entrevista no programa Argumento, da Rede Brasil Amazônia de Comunicação (RBA), apresentado pelo jornalista Mauro Bonna.

Ainda na parte destinada à política partidária, a governadora informou que o PT está trabalhando para fazer aliança com o PMDB desde o primeiro turno e não apenas no segundo, como ocorreu nas eleições de 2006, mas garantiu que quer fazer uma coligação mais ampla para facilitar a reeleição. Ana Júlia admitiu que as negociações para fechamento da aliança poderá ter ajuda das lideranças nacionais do Partido dos Trabalhadores e garantiu que tem tratado o aliado melhor que o governo passado. “O PMDB tem memória. Foi (o partido) desidratado no governo anterior”, disse afirmando que hoje governo e aliado estão “discutindo a relação”.
Indagada sobre a crise que levou à saída do peemedebista Francisco Melo, o Chicão, da Secretaria de Obras, a governadora voltou a falar da necessidade de aprovação pela Assembleia Legislativa de autorização de um empréstimo no valor de R$ 366 milhões para cobrir perdas que o Estado teria tido com a crise econômica.
Durante a entrevista, Ana Júlia fez questão de citar várias vezes a palavra mudança. Fez críticas ao governo passado e citou como exemplos de boas ações da atual administração a inclusão digital, a realização de concurso público para a Polícia Militar e a implantação, pela Vale, de uma siderúrgica em Marabá. Segundo ela, o investimento foi resultado da ação do Estado com apoio do governo federal.
Questionada, a governadora falou também sobre os problemas na saúde. Garantiu que estão sendo feitas obras para melhorar o atendimento no hospital Ophir Loyola que no ano passado teve que enviar pacientes de câncer para outros Estados por falta de equipamento para radioterapia.
Ana Júlia contabilizou também mais de 200 reintegrações de terra em seu governo e criticou as notícias de que o governo não estaria cumprindo os mandados de reintegração de posse.


CONCURSADOS
Membros da Associação dos Concursados do Pará se reuniram ontem em frente à TV RBA, onde a governadora Ana Júlia Carepa concedeu entrevista ao jornalista Mauro Bonna. Os concursados afirmam que os dados apresentados pela governadora sobre as nomeações em seu mandato não são verdadeiros.
“Mais de seis mil aprovados em concursos para vagas no governo não foram nomeados ainda, e cerca de cinco mil desses são para a Seduc”, diz o presidente da associação, José Emílio Almeida.
Fonte: Diário do Pará.

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

PARABÉNS BELÉM






A Metrópole da Amazônia completa hoje, 394 anos e para comemorar a data a Prefeitura de Belém montou uma programação recheada de atrações e que ocorrerá nos quatro cantos da cidade. Uma Missa em Ação de Graças foi celebrada às 8h do dia de hoje, 12 de janeiro, na Catedral de Belém. Em seguida, uma solenidade marcará a formatura de novos Guardas Municipais, na Praça Frei Caetano Brandão, às 10h. O bolo gigante e os 'parabéns à cidade', já tradicionais, este ano será na Praça da República, às 10h.
A entrega da comenda Francisco Caldeira Castelo Branco, que também já faz parte do calendário oficial de aniversário de Belém, acontece no Centro de Convenções e Feiras da Amazônia - Hangar, às 19h. Na ocasião serão lançados, ainda, o projeto Belém 400 Anos, o Selo Personalizado e o edital para o concurso Belém Monumento 400 anos. A programação no Hangar inclui, ainda, a apresentação do “Vídeo Histórico de Belém” e a inauguração da exposição “Belém, Ontem, Hoje, Sempre”.

Ainda na terça-feira, na Aldeia Amazônica, acontece uma grande festa popular a partir das 20h que terá como atrações o cantor Fábio Jr. e Cia do Techno. A programação cultural montada pela Prefeitura de Belém prossegue na sexta-feira, 15, com um show da cantora Lucinnha Bastos na Praça Frei Caetano Brandão, às 20h.


PREVENÇÃO



Além da rotina comum no combate à dengue, Ananindeua realizou um plano de trabalho inovador para este ano pela Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Ananindeua, responsável pela prevenção de dengue no município. O primeiro plano para 2010 trata-se de um trabalho integrado entre os agentes de saúde da Vigilância com os funcionários que trabalham na atenção básica de saúde. Através dessa parceria, será possível apresentar uma notificação mais rápida dos casos da doença.
Outra parceria será com a Secretaria Municipal de Saneamento e Infraestrutura na remoção de lixos e entulhos, intensificando a coleta nesse período chuvoso. Também já está previsto para março um treinamento tanto na rede privada quanto na municipal com médicos e enfermeiros sobre manejo clínico e diagnóstico da dengue.



O ano de 2009 foi considerado positivo na luta contra a dengue em Ananindeua. De acordo com um levantamento feito pela Vigilância Ambiental, foram registrados 182 casos de dengue comum em todo o município e apenas um caso de dengue com complicações, porém, sem mortes. Para isso, centenas de agentes de saúde trabalharam de janeiro a dezembro através de visitas domiciliares em todos os bairros com o intuito de destruir os focos de transmissão da doença.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

MELHORIAS




A Prefeitura de Ananindeua está empenhada em dar um novo visual à cidade, como já é de costume, realiza constantemente operações de limpeza de ruas, revitalização dos canteiros centrais com a reposição de plantas e poda de árvores e pintura de meios-fios.

Outro foco dessas operações está voltado à limpeza dos terrenos baldios localizados na área urbana, cujos proprietários estão passivos a notificação e conseqüentemente a aplicação de multas, caso não comecem a cuidar de seus terrenos.

Porém não vamos mais permitir que a população continue jogando tanto lixo na frente das casas, como estamos constatando agora com essa grande quantidade de entulho que está sendo retirado pelas máquinas, se cada um fizer sua parte, todos ganham com uma cidade mais limpa.

Confira o gabarito da 1ª fase da UFPA

PORTUGUÊS MATEMÁTICA HISTÓRIA GEOGRAFIA FÍSICA

1 D 6 A 11 C 16 E 21 D
2 E 7 D 12 A 17 B 22 C
3 D 8 B 13 C 18 D 23 B
4 E 9 C 14 B 19 C 24 D
5 E 10 E 15 E 20 A 25 B

QUÍMICA BIOLOGIA LITERATURA FILOSOFIA SOCIOLOGIA

26 A 31 B 36 B 41 A 46 D
27 C 32 B 37 A 42 B 47 E
28 B 33 D 38 E 43 A 48 B
29 A 34 A 39 C 44 D 49 D
30 E 35 A 40 C 45 E 50 D

ESPANHOL INGLÊS FRANCÊS ITALIANO ALEMÃO

51 C 51 C 51 A 51 C 51 E
52 B 52 E 52 E 52 B 52 A
53 D 53 B 53 B 53 A 53 A
54 A 54 D 54 B 54 A 54 D
55 E 55 C 55 B 55 E 55 E

domingo, 10 de janeiro de 2010

Receita terá que devolver imposto

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que foi indevida a cobrança duplicada de Imposto de Renda sobre os investimentos em previdência privada feitos entre janeiro de 1989 e dezembro de 1995.

Nesse período de seis anos, o Governo cobrou o IR sobre os benefícios e resgates desses investimentos, entretanto, segundo a decisão do STJ essa cobrança foi indevida, pois já era descontado o IR das aplicações.
A partir de 1996, a regra mudou e quem tem previdência complementar pode abater na declaração do IR o valor das aplicações em previdência privada até o limite de 12% da renda bruta anual, justamente para evitar a dupla tributação.
A decisão do STJ, divulgada ontem, é um recurso repetitivo, portanto servirá de modelo para decisões futuras para outros recursos parecidos.
Uma ação que demora, em média, oito meses para ser julgada, com a aplicação do recurso repetitivo será resolvida em quatro meses.
A Procuradoria-Geral da Receita Nacional informou que vai devolver o dinheiro corrigido, mas estima que o número de beneficiados será pequeno.

PROCESSO SELETIVO

Começará na próxima terça-feira (12.01), as inscrições para o processo seletivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) - Pólo Ananindeua. Serão ofertadas 300 vagas, distribuídas entre os cursos técnicos profissionalizantes de Informática, Edificações e Eletrotécnica.
As inscrições custam 20 reais e poderão ser feitas na Biblioteca da Secretaria Municipal de Educação Localizada na Rua Magalhães barata, n°46, Guanabara.