sexta-feira, 12 de março de 2010

Pensamos que a governadora é de um partido que defende a democracia


quinta-feira, 11 de março de 2010
Presa fácil do discurso
É frustrante ouvir o discurso da governadora Ana Júlia acerca da construção de casas populares no terreno da granja do Icui. A decisão do governo vai de encontro ao que defendemos: a criação de polos de educação superior e tecnológica que servirão aos cidadãos e cidadãs de Ananindeua, especialmente aos de baixa renda e que não têm condições de arcar com os custos das mensalidades das instituições particulares de ensino.
Mais decepcionante fica quando pensamos que a governadora é de um partido que defende com veemência a democracia. Sem aumentar uma vírgula, veja o que ela disse sobre o assunto hoje pela manhã quando esteve em Ananindeua: “Eu tomei a decisão. Eu não volto atrás na minha decisão. Universidade a gente pode fazer em outro lugar...”.
Meus amigos e minhas amigas de Ananindeua, pela governadora, que já tomou a decisão dela, não vamos ser ouvidos e nem cheirados. Mas o melhor de tudo é que vivemos sim em uma democracia e enquanto esta perdurar seguiremos defendendo o direito à Educação a que todos têm direito, incluindo os estudantes de Ananindeua. Nosso município precisa ter produção de conhecimento e ensino superior público, gratuito e de qualidade.
Governadora, por que não fazemos as duas coisas: casas populares no outro lado da BR, que ainda precisa de infraestrutura, e o pólo universitário na granja do Icuí?
Postado por Helder às 22:19

quinta-feira, 11 de março de 2010

Parabéns


O Blog não poderia deixar de dar os parabéns ao Vereador Eliel Faustino, presidente da Câmara Municipal de Ananindeua, que hoje está completando mais um ano de vida.
Parabéns Presidente e que Deus continue a iluminar seu caminho, com muita luz para que tudo de bom possa se realizar na sua vida.
Abraços Raízes do Ananin.

PMDB AVANÇA


Cada dia que passa, me convenço mais que o PMDB deve marchar em torno de uma candidatura própria ao Governo do Pará.
Os números de todas as pesquisas apontam o partido como preferência do eleitorado paraense. O deputado Jáder Barbalho aparece em todos os cenários com ampla vantagem em comparação ao segundo colocado, o que me faz crer que ele pensa muito na hipótese de sentir, de novo, o gostinho de disputar uma eleição majoritária.
Fico impressionado com o brilho nos olhos de velhos militantes, quando dizem com entusiasmo e, até mesmo com um ar saudosista, dos tempos de luta e glória do partido. Relembram fatos históricos das campanhas de 1982 e 1990.
Em 82, o PMDB enfrentou os resquícios da ditadura, com a chapa Carneiro/Passarinho, e, em 1990, o poder da máquina administrativa, dos meios de comunicação e do empresariado local, representados pela chapa do então prefeito da Capital, Sahid Xerfan.
Em ambos os pleitos, a agremiação, em clima de unidade e muita coragem, foi às ruas e junto com o povo do Pará, conduzindo o hoje deputado Federal Jader Barbalho ao maior cargo do Executivo Estadual.
Observo também à vontade dos mais jovens em viver aquilo que sempre escutaram falar, dos embates travados, do frio na barriga, do debate ideológico-programático.
O partido precisa desta candidatura para reafirmar o seu compromisso com o povo paraense, que é não apenas eleitoral. Antes disso, seria uma alternativa viável para solucionar os grandes problemas vividos pela população. Precisamos ter visão para perceber que, quem vive no passado e não constrói no presente, dificilmente terá futuro.
O partido deve mostrar que continua com os mesmos ideais de vanguarda do progresso e do desenvolvimento sendo, ao mesmo tempo, combativo em defesa das lutas do povo. Tenho a certeza de que travaremos o bom combate com uma candidatura própria que venha a suprir as necessidades do Pará.

Texto enviado pelo amigo, Igor Normando - 2a Vice-presidente Nacional e Presidente Estadual da Juventude do PMDB/Pará.

Feira do Peixe Popular


A Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, realizará a Feira do Peixe Popular nos dias 3 de março e 01 de abril, das 8h às 17h, no Estacionamento do Ginásio João Paulo II (Abacatão). Em sua 4ª Edição, o objetivo da feira é fazer com que as pessoas do município tenham acesso ao pescado a preços populares durante a semana santa.

Serão 40 vendedores que estarão negociando quatro toneladas de peixes, entre piramutaba, bagre e pescada branca. Toda a ação será orientada por uma equipe da Vigilância Sanitária do Município, que garantirá a qualidade do peixe vendido na feira, bem como a Polícia Militar e a Guarda Municipal garantirão a segurança no local.

‘Mulher Ananin’

Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de Ananindeua, através das secretarias de Saúde e Cidadania Assistência Social e Trabalho, realizarão amanhã (11/03), o dia da ‘Mulher Ananin’. O evento acontecerá no Auditório da Secretaria de Educação localizado na Av Magalhães nº 26 Guanabara , de 08 às 17h.

A comemoração será dividida em dois momentos, onde no primeiro, pela parte da manhã as homenageadas serão todas as servidoras e mulheres das comunidades do município, que receberão uma palestra com o tema “História da Mulher na Sociedade Brasileira”, ministrada pela diretora da União Brasileira das Mulheres (UBM), Eneida Guimarães

Já no segundo momento, será a vez das mulheres atendidas pelos Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e oito Centros de Referencia em Assistência Social (Cras). Elas conhecerão os serviços da campanha “Boutique Solidária”, que estará com a estrutura composta por vendedoras treinadas e as famosas moedas fictícias chamadas de “Ananins”. As mulheres terão ainda acompanhamento de Assessoria Jurídica.

Durante a programação do evento, a Prefeitura lançará ainda o projeto da Unidade de Saúde da Mulher. A Unidade, que já entrou para a fase de licitação, tem previsão de entrega ainda para este ano. Localizado na Cidade Nova III, o prédio atenderá as mulheres com os mais diversos serviços, como exames de colposcopia, colo do útero e mamografia, e terá mais de oito especialidades médicas, entre elas ginecologia, odontologia, terapia ocupacional, psicologia e assistência social.

As mamães também ganharão espaço no novo centro para levar os seus bebês para fazerem consultas e realizar os testes primordiais para a saúde dos recém-nascidos como o do pezinho e da orelhinha, além da disponibilidade do Programa de Estimulação Precoce.

Ação de Cidadania

De ontem (10.03) até sábado (13.03), o projeto Ação de Cidadania, realizado pela Prefeitura de Ananindeua, está no bairro Centro, na Praça Tonico Vicente, de 08 às 14h.

De 03 a 06 de março, o projeto Ação de Cidadania, desenvolvido pela Prefeitura, ofereceu aos moradores do Curuçambá serviços como: emissão de documentos, vacinação de animais e pessoas, corte de cabelo, atendimento médico entre outros. O bairro foi o primeiro a ser contemplado com retomada da iniciativa.

quarta-feira, 10 de março de 2010

INVEJA, NADA MAIS.

SÓ SE ATIRA PEDRAS EM ÁRVORE QUE DÁ FRUTOS DE QUALIDADE”, ESTE DITADO POPULAR CABE MUITO BEM PARA O QUE UM DETERMINADO GRUPO DE COMUNICAÇÃO DE NOSSO ESTADO VEM FAZENDO. A TODO CUSTO TENTA MACULAR O SUCESSO COMPROVADO DO PRÉ-VESTIBULAR GRATUITO, MANTIDO PELA PREFEITURA DE ANANIONDEUA QUE EM APENAS SEIS MESES DE FUNCIONAMENTO CONSEGUIU APROVAR MAIS DE 300 ALUNOS NAS DIVERSAS FACULDADES DO ESTADO. A INVEJA É A ARMA DOS INCOMPETENTES.
A MATÉRIA VEICULADA HOJE NO JORNAL TELEVISIVO É DE EXTREMA MALDADE, O SITE DA SEMED INFORMA QUE AS MATRÍCULAS DO PRÉ-VESTIBULAR GRATUITO 2010 SE INICIAM SEGUNDA FEIRA DIA 15, SE ENCERRANDO NO DIA 24 DE MARÇO. AS AULAS COMEÇAM EM 5 DE ABRIL.
O QUE MAIS DISSEREM É MERA TENTATIVA DE TUMULTUAR UM PROGRAMA QUE VEIO PRA FICAR E QUE JÁ É SUCESSO.

CUIDADO LEÃO

NESTE MOMENTO, ESTOU ASSISTINDO O JOGO, TRANSMISSÃO DA BAND, ENTRE SANTOS E NAVIRAIENSE, ATÉ AGORA 5 X 0, 40 MINUTOS DE JOGO. NESTAS ALTURAS, É MELHOR O REMO NÃO SE CLASSIFICAR, DO CONTRÁRIO DEVERÁ PASSAR PELO MESMO VEXAME. AH, É BOM LEMBRAR QUE NO SANTOS JOGA O PARAENSE, DE ANANINDEUA, PAULO HENRIQUE GANSO QUE , POR SINAL, ESTÁ DANDO UM SHOW DE BOLA. CUIDADO LEÃO AZUL.

GREVE


Os servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/PA) entram em greve por tempo indeterminado a partir da 0h de amanhã (11). Com a greve, a categoria pretende apressar a tramitação e aprovação do Plano de Cargos Carreiras e Remuneração (PCCR) que se encontra em análise pelo governo.

Congresso

O Seminário de Desenvolvimento Regional dos Municípios do Oeste Paraenses é uma iniciativa de Associação dos Municípios das Rodovias Transamazônicas, Santarém - Cuiabá e Região Oeste do Pará- AMUT, com apoio da Associação dos Municípios da Calha Norte-AMUCAN, do Consorcio Intermunicipal da BR 163; Fórum da BR163 e da Federação das Associações dos Municípios do Estado do Pará-FAMEP.
O Oeste paraense já foi responsável por mais de 35% do PIB do Estado do Pará e nos últimos anos vem perdendo seu potencial de gerador de riquezas, ainda que tenha riquezas imensas tanto minerais quanto de potencial hidrelétrico, porem há questões de toda ordem a ser resolvidos: muitas Unidades de conservação e ainda não há solução para a população que migrou para a região e hoje tem suas atividades produtivas em unidades de conservação criadas ou em sua zona de amortecimento, problemas de infra-estrutura dentre outros. É necessário compreender o que está acontecendo e buscar alternativas para um crescimento sustentável garantindo emprego, renda e qualidade de vida para seus habitantes.
Durante três dias, Prefeitos, Secretários, Vereadores, Empresários, Representantes do Poder Publico Federal e Estadual, Sociedade Civil, Estudantes e Servidores públicos estarão reunidos em busca de alternativas de desenvolvimento da região buscando analisar as alternativas para adensamento e verticalização das cadeias produtivas já implantadas como a de mineração e floresta, analisar outras cadeias produtivas que podem ser desenvolvidas, os gargalos que impedem o desenvolvimento e discutir sobre a formação de uma rede de cidades do oeste paraense a fim de buscar integração para o desenvolvimento rede de serviços e soluções para estes municípios.
Realização:

Congresso-Programação

Dia 24 de Março de 2010

17h00 - Credenciamento
19h00 - Abertura Oficial e Pronunciamento da Governadora Ana Julia Carepa,Presidente da AMUT, Presidente da FAMEP e demais Autoridades
20h30 - Confraternização
Dia 25 de Março de 2010
Auditório Principal
8h30 - As microempresas e o Desenvolvimento Local e Regional.
9h40 - Mesa Redonda: Alternativas e Gargalos do Desenvolvimento para o Oeste Paraense
Henrique Villa da Costa Ferreira - Secretário de Política de Desenvolvimento Regional - Ministério da Integração Nacional
Luiz Antonio Pagot - Diretor Geral do DNIT
Maria Jose Saloon – Ministério de Minas e Energia
10h45 - Coffee Break
11h00 - Manejo Florestal: Alternativa de Desenvolvimento Sustentado para os Municípios
Rômulo Jose Fernandes Barreto Mello – Presidente do ICMBIO
Aníbal Picanço - Secretário de Estado de Meio Ambiente do Pará
Intervalo para Almoço
- 14h00 Às 17h30 -
Auditório 1 : FLORESTAS
Mesa Redonda: Concessões Florestais nas FLONAS:
Como ficam os pequenos projetos, pequenos empresários/pequenos produtores rurais e a população que não é considerada tradicional (migrantes das décadas de 1970 e 1980 que vieram incentivados pelo Governo Federal?
Rômulo Jose Fernandes Barreto Mello - Presidente do ICMBIO
Antonio Carlos Hummel- Diretor Geral do SFB
Daniel Maia – Secretário Executivo do Ministério de Desenvolvimento Agrário
Representante dos pequenos proprietários de terras nas UCs
Posses e Assentamentos e as Unidades de Conservação
Rômulo Jose Fernandes Barreto Mello - Presidente do ICMBIO
Cesar Jose de Oliveira- Diretor de Desenvolvimento de Projeto de Assentamento do INCRA
Auditório 2 : MINERAÇÃO
A Mineração e as Unidades de Conservação: um breve relato da situação.
Secretario Municipal de Meio Ambiente Mineração de Itaituba
Área de Conservação Ambiental e Atividade de Mineração: atividade já operação e UC em implantação / áreas de amortecimento... Como resolver ?
Miguel Cedraz Neri- Diretor Geral do DNPM
Paulo Fernando Maier Souza – Diretor de Unidades de Conservação de Uso Sustentável ICMBIO
Manoel Imbiriba Junior- Diretor de Gestão Florestal SEMA/PA
Associação dos Mineradores do Oeste Tapajós
Giles Azevedo- Casa Civil
Licenciamento Ambiental: tempo / exigências: custos para pessoas físicas e jurídicas e Outorga/ Alvarás de lavra e Estudos .
Francisca Lucia Porpino Telles- Diretoria de Licenciamento Ambiental- SEMMA/PA
Every Geniguens Tomaz de Aquino- DNPM/PA
Pequenos Mineradores: como resolver? Nesta região são quase 50 mil pequenos mineradores.
Auditório 3: ENERGIA
Luz para Todos é para poucos? Cronograma de execução e desafios.
José Alberto Alves Cunha- CELPA
Aurélio Pavão de Farias Coordenador Região Norte do Programa- MME
Produção Hidrelétrica Regional e a disponibilidade de energia na região. Vai haver energia disponível no oeste paraense para grandes demandas?
Eletronorte
ANEEL
ONS
Impactos Positivos e Negativos dos grandes projetos planejados na economia regional.
Samira Sana F. de Sousa- Coordenadora de Sustentabilidade Ambiental da Secretaria de Planejamento Energético do MME.
Pedro Alberto Bignelli – Diretor de Licenciamento do IBAMA.
Auditório 4: DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Problemas sociais/Soluções das cadeias produtivas atuais e grandes projetos.
Capacitação como ferramenta de inclusão produtiva e empreendedorismo.
Verticalização da cadeia produtiva do ouro: design e produção de jóias e outras.
15h45 Coffee Break
26 de Março de 2010
Auditório Principal
8h30 - Logística de Transporte no Oeste do Pará:soluções propostas e alternativas. Plano Nacional de Logística de Transporte e Plano Estadual de Logística de Transporte
Valdir Ganzer – Secretario Estadual de Transportes
Mauro Ernesto Campos – Superintendente DNIT Pará
9h30 - Palestra: A Província Aurífera do Tapajós
Manfredo Ximenes Ponte- Superintendente da CPRM-PA
10h30 - Regularização Fundiária no Oeste Paraense
José Héder Benatti- Presidente do ITERPA
Secretária Especial de Regularização Fundiário da Amazônia.
Secretaria Nacional de Patrimônio da União.
12h30 - Debates
Leitura e Aprovação da Carta dos Municípios do Oeste Paraense
Encerramento

SOS Tracuateua

" Tracuateua, não tem prefeito, juiz, promotor, nem delegado de polícia titular.

O município está em total instabilidade política e jurídica"

Dep. Luiz Cunha

terça-feira, 9 de março de 2010

UTILIDADE PÚBLICA

Emergência I
O número universal de emergência para celular é 112
Se você estiver fora da área de cobertura de sua operadora e tiver alguma emergência, disque 112e o celular irá procurar conexão com qualquer operadora possível para enviar o número de emergência para você, e o mais interessante é que o número 112 pode ser digitado mesmo se o teclado estiver travado. Experimente!
Emergência II
Você já trancou seu carro com a chave dentro?
Seu carro abre com controle remoto? Bom motivo para ter um celular.
Se você trancar seu carro com a chave dentro e a chave reserva estiver em sua casa, ligue pelo seu celular, para o celular de alguém que esteja lá. Segure seu celular cerca de 30cm próximo à porta do seu carro e peça que a pessoa acione o controle da chave reserva, segurando o controle perto do celular dela. Isso irá destrancar seu carro, evitando de alguém ter que ir até onde você esteja, ou tendo que chamar socorro. Distância não é impedimento. Você pode estar a milhares de quilômetros de casa, e ainda assim terá seu carro destrancado.
Emergência III *3370#
Vamos imaginar que a bateria do seu celular esteja fraca. Para ativar, pressione as teclas: *3370#
Seu celular irá acionar a reserva e você terá de volta 50% de sua bateria. Essa reserva será recarregada na próxima vez que você carregar a bateria..
Emergência IV *#06#
Para conhecer o número de série do seu celular, pressione os seguintes dígitos: *#06#
Um código de 15 dígitos aparecerá. Este número é único. Anote e guarde em algum lugar seguro. Se seu celular for roubado, ligue para sua operadora e dê esse código. Assim eles conseguirão bloquear seu celular e o ladrão não conseguirá usá-lo de forma alguma. Talvez você fique sem o seu celular, mas pelo menos saberá que ninguém mais poderá usá-lo. Se todos fizerem isso, não haverá mais roubos de celular.
Obs Essas informações não são conhecidas, por isso passe para seus amigos e familiares.
Colaboração: Marcelo Gomes

O BEIJO DA VITÓRIA

PRESIDENTE DO PAYSSANDU X CENTRO AVANTE ZÉ AUGUSTO.

Ela ta beba doida


Esse melody promete ser trilha sonora para as próximas eleições do nosso Estado.

Louro Frango

No próximo domingo dia 14, quem estará aniversariando será o amigo Louro Frango, que promete grande festa que só tem hora para começar.

A inédita vitória de Eliseu Padilha

Disputa pela CCJ resultou em vitória inédita na Câmara.

Até então consagrado por conhecer como poucos os humores da Câmara dos Deputados, prevendo com exatidão os escores de votações importantes, o deputado federal Eliseu Padilha mostrou esta semana mais uma performance: pela primeira vez nos últimos 40 anos, foi o primeiro deputado a vencer uma disputa pela presidência da poderosa CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara, derrotando o candidato indicado pela liderança, o seu colega Mendes Ribeiro Filho, que tinha apoio também do PT, o partido do governo. Os antecedentes na CCJ ocorreram em 1978, quando Antonio Mariz resolveu enfrentar seu colega Djalma Marinho, indicado pela liderança do MDB, e foi derrotado. O escore apontou 32 votos para Marinho e apenas um para Mariz. O segundo caso registrado nos últimos 40 anos aconteceu em 1992: Ulysses Guimarães a presentou-se como candidato avulso, enfrentando seu colega José Luiz Clerot, da Paraíba, indicado pela liderança. Ulysses amargou uma derrota acachapante: 39 votos a 2. O terceiro caso aconteceu esta semana, e Padilha quebrou uma tradição de candidatos avulsos serem derrotados: venceu por 33 votos a 26. É o novo presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara. (Nota publicada no jornal O sul, na coluna de Flávio Pereira, do dia 6 de março de 2010).

Mãe é tudo...

Em nossa infância de sonhos,
- com a magia do amor
é Fada que mostra a vida
sem os espinhos da dor.

E quando, na mocidade,
trilhamos grandes desertos,
é Estrela de luz amiga
guiando os passos incertos.

E no fim, desiludidos,
sem esperança e ninguém,
é Saudade que nos lembra:
- fomos felizes também!


Essa é minha mãe, e hoje é um dia muito especial para mim, é o dia do aniversário dela, peço a Deus que possa passar esta data com ela por muitos e muitos anos.
Feliz aniversário Mãe.

segunda-feira, 8 de março de 2010

Hyundai

A Hyundai que abre na próxima semana, faz parte do Grupo Acrediesel com negócios no Acre e no Mato Grosso do Sul.
A loja fica a 800 m do Castanheira, terá 2 mil metros e é comandada por Jair de Almeida.

USO DE INTERNET EM AVIÕES

O ACESSO À INTERNET EM AVIÕES TEM SIDO BASTANTE PROCURADO POR COMPANHIAS AÉREAS QUE BUSCAM O LUCRATIVO MERCADO DE TRANSPORTE DE EXECUTIVOS E ENTUSIASTAS. NA EUROPA E ESTADOS UNIDOS, ALGUMAS CIAS AÉREAS JÁ OFERECEM INTERNET À BORDO DE SUAS AERONAVES ATRAVÉS DE EMPRESAS PARCEIRAS, COMO A GOGO INFLIGHT INTERNET POR EXEMPLO.
AQUI NO BRASIL, A COMPANHIA AÉREA TAM VENCEU MAIS UMA ETAPA NO PROCESSO PARA OFERECER O USO DE CELULAR E INTERNET A BORDO DE SEUS AVIÕES. A EMPRESA INFORMOU QUE A PROVEDORA DE TECNOLOGIA SUÍÇA ONAIR, SUA PARCEIRA NO PROJETO, JÁ RECEBEU A AUTORIZAÇÃO DA ANATEL
DE ACORDO COM A AUTORIZAÇÃO CONCEDIDA PELA ANATEL, A ONAIR PODERÁ OFERECER O USO DE CELULAR EM CARÁTER EXPERIMENTAL POR DOIS ANOS. DURANTE ESSE PERÍODO, A EMPRESA TERÁ DE ENCAMINHAR RELATÓRIOS SEMESTRAIS À AGÊNCIA SOBRE O DESEMPENHO DO SISTEMA. COM BASE NESSES DADOS, A ANATEL ESTUDARÁ A CRIAÇÃO DE UMA REGULAMENTAÇÃO ESPECÍFICA

Debate com moradores

A Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria Municipal de Habitação, realiza reunião com moradores do município com objetivo de desenvolver o Plano Municipal de Habitação de Interesse Social. O Plano, aprovado em janeiro passado, está na sua segunda fase. A participação da comunidade é fundamental para diagnosticar o problema de cada área. Durante todo o mês de março, a Secretaria de Habitação Ananindeua está reunindo com as mais diversas comunidades. A terceira e última etapa do Plano Municipal de Habitação definirá as estratégias de ações a serem implantadas para a solução dos problemas apontados na segunda etapa.

Data, locais e horário das reuniões.
09/03 – Cidade Nova- Colégio Ideal 17 às 21h
11/03- PAAR- Arca de Noé 17 às 21h
15/03-Curuçambá – Escola Laércio Barbalho 17 às 21h
17/03- Abacatal- Escola do Abacatal 10 às 12h

REMÉDIOS AUMENTARÃO DE PREÇO

A CÂMARA DE REGULAÇÃO DO MERCADO DE MEDICAMENTOS (CMED), ÓRGÃO DO GOVERNO FORMADO POR REPRESENTANTES DE VÁRIOS MINISTÉRIOS, AUTORIZOU NESTA SEGUNDA-FEIRA (8) O REAJUSTE DE ATÉ 4,83% NOS PREÇOS DOS MEDICAMENTOS. O REAJUSTE PODERÁ SER EFETUADO A PARTIR DE 31 DE MARÇO.
SEGUNDO NOTA DA CÂMARA, A AUTORIZAÇÃO DE REAJUSTE DEVE SER PUBLICADA NO "DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO" DESTA TERÇA (9).
A CMED É FORMADA POR REPRESENTANTES DOS MINISTÉRIOS DA SAÚDE, JUSTIÇA, FAZENDA, DESENVOLVIMENTO E COMÉRCIO EXTERIOR E CASA CIVIL.
DE ACORDO COM A CÂMARA, A CATEGORIA DE REMÉDIOS COM MAIOR PARTICIPAÇÃO DE GENÉRICOS TEM TETO AUTORIZADO PARA REAJUSTE MAIOR: ATÉ 4,83%. A CATEGORIA COM MENOR PARTICIPAÇÃO DE REMÉDIOS GENÉRICOS SÓ PODE TER OS PREÇOS AUMENTADOS EM ATÉ 4,45%.
A AUTORIZAÇÃO PARA REAJUSTE LEVA EM CONSIDERAÇÃO TRÊS FAIXAS DE MEDICAMENTO, COM MAIS OU MENOS PARTICIPAÇÕES DE GENÉRICOS. O GOVERNO ENTENDE, SEGUNDO A ASSESSORIA DA CÂMARA, QUE AS CATEGORIAS COM MAIS GENÉRICOS O REAJUSTE AUTORIZADO PODE SER MAIOR PORQUE A CONCORRÊNCIA É MAIOR E O MERCADO SE AUTOREGULA.

ENGROSSANDO O CALDO

OS ESTUDANTES E A COMUNIDADE JÁ COMPRARAM A IDÉIA DE TRANSFORMAR A GRANJA DO ICUÍ EM UM ESPAÇO DEDICADO AO CONHECIMENTO QUE CONSISTE NA UTILIZAÇÃO DA ÁREA PRA CONSTRUÇÃO DO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE ANANINDEUA E ALÍ ABRIGAR, NO MEMSO ESPAÇO, A UFPA, UEPA E IFPA QUE SÃO UNIVERSIDADES PÚBLICAS. ASSIM, ANANINDEUA CONTARÁ COM ENSINO SUPERIOR GRATUITO, FACILITANDO A VIDA DE MILHARES DE ESTUDANTES QUE NECESSITAM SE DESLOCAR PRA BELÉM EM BUSCA DESTE SERVIÇO.

HOMENAGENS PARA ELCIONE

NESTA SEMANA, DEDICADA AS MULHERES, A DEPUTADA FEDERAL ELCIONE RECEBERÁ DUAS MERECIDAS HOMENAGENS EM ANANINDEUA. A ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E INDUSTRIAL DE ANANINDEUA PROGRAMA JANTAR COMEMORATIVO, NA CHURRASCARIA TUCURUVI, PRA O DIA 11, LÁ A DEPUTADA RECEBERÁ POR INICIATIVA DO CONSELHO DA MULHER EMPRESÁRIA DE ANANINDEUA, HOMENAGEM COMO A MULHER QUE MAIS PROMOVE A RESPONSABILIDADE SOCIAL NO PARÁ. TAMBÉM NA COMUNIDADE CRISTO PEREGRINO, NO BAIRRO DE JADERLÂNDIA, EM MEIO AO SHOW TRILOGIA (LUCINHA BASTOS, MARCO MONTEIRO E NILSON CHAVES) RECEBERÁ O TÍTULO DE MULHER SOLIDÁRIA E O CONVITE PRA SER A MADRINHA DO PROJETO MULHER SOLIDÁRIA, QUE PRODUZ INFORMATIVO SOBRE SAUDE, SEGURANÇA PARA AS MULHERES DO BAIRRO.

NOSSA HOMENAGEM

Mulher...
Que traz beleza e luz aos dias mais difíceis
Que divide sua alma em duas
Para carregar tamanha sensibilidade e força
Que ganha o mundo com sua coragem
Que traz paixão no olhar
Mulher,
Que luta pelos seus ideais,
Que dá a vida pela sua família
Mulher
Que ama incondicionalmente
Que se arruma, se perfuma
Que vence o cansaço
Mulher,
Que chora e que ri
Mulher que sonha...
Tantas Mulheres, belezas únicas, vivas,
Cheias de mistérios e encanto!
Mulheres que deveriam ser lembradas,
amadas, admiradas todos os dias...
Para você, Mulher tão especial...
Feliz Dia Internacional da Mulher
autor desconhecido.
colaboração: Alexandre Monteiro

domingo, 7 de março de 2010

Veja os prazos

Faltam 210 para as eleições 2010. 3 de outubro está chegando. Sete meses, arredondando.Veja os prazos e datas importantes no calendário eleitoral:

3 de abril: Prazo para desincompatibilização de ministros, governadores, secretários estaduais e municipais e prefeitos que concorrerão a cargos no Legislativo ou no Executivo. Parlamentares e candidatos que concorrem à reeleição não precisam deixar o cargo.
10 de junho: A partir desta data, até 30 de junho, prazo para realização de convenções partidárias.
10 de junho: Último dia para a fixação, por lei, dos limites de gastos de campanha.
1º de julho: Os partidos políticos não poderão, a partir deste dia, veicular nenhum tipo de propaganda paga na televisão e no rádio.
3 de julho: Nenhum candidato poderá participar de inauguração de obras públicas a partir desta data. Ficam proibidas também a nomeação, contratação ou demissão sem justa causa de servidores públicos, salve exceções prescritas na Lei Eleitoral.
5 de julho: Último dia para que os partidos apresentem à Justiça Eleitoral o requerimento de registro dos candidatos às eleições.
6 de julho: Data a partir da qual é permitida a propaganda eleitoral geral e na internet.
8 de julho: Começa a ser definido o tempo a que cada partido tem direito nas TVs e rádios. É o último dia para que o TSE apresente a relação de pedido de candidatos apresentados pelos partidos políticos ou coligações.
Até 10 de julho: Prazo para pedir o registro de candidatura caso o partido não o tenha feito no prazo legal.
6 de agosto: Os partidos políticos, coligações e candidatos passam a ser obrigados a colocar na internet relatórios sobre o financiamento da campanha eleitoral e seus gastos.
17 de agosto: Início da propaganda eleitoral gratuita na TV e no rádio.
18 de setembro: Data a partir da qual nenhum candidato poderá ser detido ou preso, com exceção dos casos de flagrante de delito.
30 de setembro: Fim da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV e prazo para a retirada de páginas institucionais da internet.
2 de outubro: Último dia para a propaganda eleitoral com alto falantes, para carreata e distribuição de folhetos.
3 de outubro: Primeiro turno das eleições.
5 de outubro: Início da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV do segundo turno.
29 de outubro: Fim da propaganda eleitoral gratuita do segundo turno e prazo para a retirada de páginas institucionais da internet.

Deputados aprovam ampliação de período excepcional

Os deputados ampliaram o período considerado excepcional pelo Regimento Interno, de sessenta dias que antecedia as eleições para o todos os dias legislativos do ano que acontecem as eleições gerais, a nível municipal e estadual. Pelo regimento em seu artigo 137 a Assembléia Legislativa se reúne em ano eleitoral somente nas terças e quartas-feiras, excepcionalmente.

O projeto de resolução aprovado, elaborado pela Mesa Diretora, foi endossado em reunião do colegiado de líderes partidários, antes de receber a votação em plenário. Nas segunda e quintas-feiras regularmente são realizadas sessões ordinárias não deliberativas e sessões especiais e solenes, respectivamente, ficando para as terças e quartas, as deliberativas, que apreciam matérias legislativas

Ideia dos campi repercute em Ananindeua

A ideia da construção de um grande polo educacional (técnico e universitário) na área de 30 hectares na granja do Icuí, antiga residência oficial do governo do Estado, proposta pelo prefeito Helder Barbalho, encontrou eco na classe política e na representação da sociedade civil do município. O prefeito deseja discutir a destinação da área com a governadora Ana Júlia, mas a ideia principal é a construção de campi das universidades do Estado (UEPA), Federal (UFPA) e do Instituto Federal do Pará (IFPA), aumentando o nível de escolaridade local e possibilitando que os alunos estudem dentro de Ananindeua, evitando seu deslocamento a Belém.

Sandra Batista , Vice-Prefeita

Sandra Batista , vice-prefeita de Ananindeua, diz ser favorável a projetos que beneficiem o povo, e que isso ocorrerá no caso da implantação dos campi universitários ou da construção de casas populares. “Fomos o primeiro município do Pará a aderir ao Minha Casa, Minha Vida e já temos 20 mil inscritos no programa, então há demanda reprimida na área que precisa ser atendida. Por isso, sou mais pendente para a construção do conjunto habitacional. Agora os polos educacionais são também muito importantes, porque o filho do trabalhador precisa da universidade pública”, argumenta.

Elieth Braga, Secretária de Educação


Elieth Braga, secretária municipal de Educação de Ananindeua ressalta que a Educação vem avançando no município. “Temos alcançado as metas projetadas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o Ideb, ou seja, estamos fazendo o dever de casa. Recentemente, fechamos parceria com o IFPA, possibilitando a oferta de educação técnica aos nossos estudantes. Precisamos dar sequência a isto. Daí ser importante a instalação desses polos de educação superior em Ananindeua na granja do Icuí, por sua dimensão e localização geográfica privilegiada”.

Deputada federal Elcione Barbalho


A deputada federal Elcione Barbalho reconheço a importância da construção de casas populares em Ananindeua, mas ressalva que o projeto seja discutido com a população local e com a prefeitura. “Os polos educacionais são fundamentais para Ananindeua”. Ela cita resultado recente de cursinho pré-vestibular implantado na gestão de Helder Barbalho. “Na UFPA, foram 30 aprovados e, desde a criação do cursinho, em 2009, já são mais de 300 os que passaram em cursos superiores e tecnológicos. Será que esses jovens precisam continuar se deslocando para Belém para ter ensino superior público, gratuito e de qualidade?”, questiona.

Vereador Eliel Faustino


Na avaliação do vereador Eliel Faustino, presidente da Câmara Municipal de Ananindeua, o governo do Estado deveria buscar outras áreas para desenvolver sua política habitacional, observando sempre o que dispõe o Plano Diretor Urbano e o crescimento da cidade. “Há outras áreas que podem ser beneficiadas com o projeto e que precisam se desenvolver, como as localizadas no outro lado da BR, cito Águas Lindas, Aurá e Curuçambá. Se o governo do estado quer ajudar Ananindeua, que olhe para essas áreas, que ainda carecem de infraestrutura”.

Deputado Francisco Melo

O deputado Francisco Melo (Chicão) também defende a tese de que se tem que abrir espaço para a implantação de universidades públicas em Ananindeua. “Temos que tirar os jovens da rua e a educação é uma grande aliada neste processo. Aquela área tem uma densidade populacional muito grande, por isso a construção de casas populares tem que ser feita em outro espaço”.

Manoel Pioneiro


O ex-prefeito de Ananindeua e agora deputado estadual, Manoel Pioneiro, ressalta que o atual prefeito municipal sabe o que é melhor para o município. “Aquela área da granja é importante para o município e não pode continuar do jeito que está. Não conheço a fundo a proposta dos polos, mas concordo com todas as iniciativas que mudem a atual situação daquela área”, pondera.

Proibido


Ida a inaugurações de obras é vetada a todos que disputarão eleições, a partir de julho.

Apartir de 3 de julho, nenhum candidato às eleições deste ano poderá participar de inaugurações de obras públicas. O calendário oficial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgado ano passado estipulava a proibição apenas para candidatos a presidente da República e governador, além dos vices. A extensão da regra a todos os concorrentes - incluindo candidatos ao Senado, a deputados federal e estadual - atende às mudanças estabelecidas na minirreforma eleitoral, aprovada pelo Congresso.

ProUni

Termina neste domingo (7), o prazo de inscrições da segunda etapa para concorrer a bolsas de estudos no Programa Universidade para Todos (ProUni). 
Os interessados devem acessar o site www.mec.gov.br. São oferecidas 85.155 bolsas de estudo, sendo 34.661 bolsas integrais e 50.494 bolsas parciais – de 50% da mensalidade – em 1,4 mil instituições de ensino superior, de acordo com o Ministério da Educação (MEC).
O resultado será divulgado no dia 10 deste mês. Para participar é preciso ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e obtido a média mínima de 400, considerando as quatro provas e a redação. Quem tirou zero na redação não poderá participar.