segunda-feira, 25 de abril de 2011

São Jorge


São Jorge, conhecido como guerreiro, ganha a partir de hoje uma celebração especial pela passagem do seu dia, 23 de abril. Os festejos, adiados por conta da Semana Santa, abrem hoje com uma procissão, às 18h, seguida de uma missa solene, que marca a abertura da festividade.

A programação acontece até o dia 15 de maio, na Paróquia de São Jorge, na avenida Dalva. Um jantar dançante, missas temáticas, arraial, apresentação de bandas católicas e seculares, venda de comidas típicas, bingo, concurso de miss, entre outras atrações, estão agendadas.

Considerado como um dos mais reconhecidos santos militares, protetor dos corinthianos, da Cavalaria e do Exército Brasileiro, São Jorge é hoje um dos santos mais venerados tanto na Igreja Católica Romana e Ortodoxa, como também na Comunhão Anglicana. De acordo com a tradição, ele foi um padre e soldado romano no exército do imperador Diocleciano, venerado como mártir cristão. Foi imortalizado no conto em que mata o dragão e também é um dos 14 santos auxiliares.

A devoção a São Jorge pode ter também suas origens na mitologia nórdica, pela figura de Sigurd, o caçador de dragões. No candomblé, o santo é identificado com o orixá Ogum, conhecido como um deus guerreiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário