sábado, 19 de março de 2011

DEPUTADO ELIEL NO BACANA

NO QUINTA, 17, O BLOG DO BACANA, DOS MAIS ACESSADOS AQUI NO ESTADO, PUBLICOU A SEGUINTE MATÉRIA:
ONTEM O DEP. ELIEL FAUSTINO DISCURSOU NA ALEPA DEFENDENDO QUE O GOVERNO DO ESTADO SIGA O EXEMPLO DE ANANINDEUA IMPLANTANDO CURSO PRÉ-VESTIBULAR EM VÁRIAS REGIÕES, MOSTRANDO OS BONS RESULTADOS NÃO SÓ DESSA AÇÃO COMO DE OUTRAS DESENVOLVIDAS EM ANANINDEUA.
É O RECONHECIMENTO DO DEPUTADO ELIEL, QUE TÃO BEM TEM REPRESENTADO O POVO DE ANANINDEUA NA ALEPA.

FAMEP EM SOURE

HOJE A FAMEP-FEDERAÇÃO DAS ASSOCIAÇÕES DOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DO PARA, REALIZOU EM SOURE O ÚLTIMO SEMINÁRIO REGIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRADO, ESTE DESTINADO AOS MUNICÍPIOS DO MARAJÓ. ASSIM TERMINA A SÉRIE DE 12 EVENTOS CUJA FINALIDADE É COMPILAR OS ANSEIOS DAS ADMINISTRAÇÕES MUNICIPAIS, EM TODO O ESTADO.
AGORA SERÁ PRODUZIDO DOCUMENTO QUE DESCREVE AS PRINCIPAIS DEMANDAS DOS MUNICÍPIOS, NA ÁREA FEDERAL E ESTADUAL, EM SEGUIDA SERÁ ENTREGUE, PELOS PRESIDENTES DAS ASSOCIAÇÕES MUNICPAIS E PRESIDENTE DA FEDERAÇÃO, A PRESIDENTE DILMA E AO GOVERNADOR SIMÃO JATENE QUE FICARÃO CIENTES DOS PROBLEMAS E ASSIM NORTEAREM SUAS REALIZAÇÕES.

Ficha Limpa

O MINISTRO GILMAR MENDES, DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, PEDE PAUTA DO FICHA LIMPA PARA A PRÓXIMA QUARTA-FEIRA, 23. EM DISCUSSÃO, O CASO DO EX-CANDIDATO A DEPUTADO ESTADUAL LEONIDIO BOLÇAS (MG). O RESULTADO DEVE SE ESTENDER AOS DEMAIS. SABEREMOS SE A LEI VALERÁ OU NÃO PARA AS ÚLTIMAS ELEIÇÕES. LUIZ FUX, QUE ASSUMIU A 11ª VAGA NO STF, SERÁ O PRIMEIRO A VOTAR NO JULGAMENTO E SUA POSIÇÃO DEVE DEFINIR O ENTENDIMENTO DO SUPREMO SOBRE A LEI DO FICHA LIMPA. Replicando a postagem do blog do Helder Barabalho

quarta-feira, 16 de março de 2011

BELO POR DO SOL

HOJE, EM BELÉM, TIVEMOS A OPORTUNIDADE DE ASSISTIR AO BELO POR DO SOL, TÍPICO DOS FINAIS DE TARDE NO VERÃO, NEM PARECE QUE ESTAMOS EM PLENO MARÇO, MÊS DAS CHUVAS. COM O FIM DE  COMPROVAÇÃO E REGISTRO PARA POSTERIDADE FIZEMOS A FOTO ACIMA, QUE FOI FEITA DE UM PRÉDIO EM BATISTA CAMPOS.

Você já conhece a Disney Landia?

Chegou a oportunidade!

65.000 ACESSOS

65.000 ACESSOS!!

NOSSO BLOG NÃO PARA DE CRESCER.

SER MOÇA É FACIO DEFICIO E SER VIGE

Encontro


Um dia depois do protesto de dezenas de pescadores que são contrários às obras de instalação da Usina de Belo Monte, no rio Xingu, ontem foi a vez dos prefeitos da região exporem suas preocupações com o projeto, que resultará na construção da maior hidrelétrica brasileira e a terceira maior do mundo, com capacidade para gerar 11,2 mil megawatts de energia. Os gestores da região do Xingu se encontraram no Seminário Regional para o Desenvolvimento Integrado, promovido pela Federação das Associações de Municípios (Famep), em Altamira, no Centro de Convenções e Cursos do município.

Miss Pará

Hoje (16) à noite será a última oportunidade que as candidatas ao Miss Pará 2011 terão para ensaiar seus passos, repassar a coreografia, marcar as posições no palco ou ajustar o vestido.

Judiciário libera pagamento do 3º lote de precatórios requisitórios devidos pelo Estado em 2009

Engasgou???

Nova procuradora da Mulher quer maior participação feminina na política


Eleita nesta terça-feira pela bancada feminina como procuradora da Mulher na Câmara, a deputada Elcione Barbalho (PMDB-PA) afirmou que pretende criar, com a ajuda de deputadas federais, estaduais e vereadoras, uma rede de proteção à mulher em todo o País. Elcione Barbalho terá como subprocuradoras Rosinha da Adefal (PTdoB-AL), Flávia Morais (PDT-GO) e Sandra Rosado (PSB-RN).


Elcione Barbalho anunciou também que, entre suas prioridades, está a luta para que as mulheres ocupem espaços na vida política. Ela observou que, apesar de serem 52% do eleitorado, as mulheres são parcamente representadas. “Eu acho que temos que chamar a atenção dos partidos para que nos deem as condições nesse sentido. A mulher tem dificuldades de ir atrás de dinheiro, pedir recursos, para que possa ter essa ascensão.”

A deputada lembrou que a lei da cota de 30% de candidatas não é respeitada e, quando isso ocorre, é “apenas para fazer número”. Outra prioridade da procuradora será a aplicação efetiva da Lei Maria da Penha (11.340/06), que pune a violência contra as mulheres.

Ação de Jarbas Vaconcelos atropelou regimento da OAB, acusa Mauro santos

Nota pinçada do www.blogdoespacoaberto.blogspot.com, do antenado repórter Paulo Bemerguy


O advogado Mauro Santos, conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Pará, diz que o presidente da entidade, Jarbas Vasconcelos (na foto), exorbitou de suas atribuições ao propor, perante a Justiça Federal, ação civil pública pedindo a nulidade de nomeações, pelo governo do Estado, de assessores especiais, sob o argumento de que configurariam nepotismo cruzado, em afronta a veto que consta de súmula do Supremo Tribunal Federal (STF).


Mauro Santos, que ingressa na lide na condição de terceiro interessado, classifica a atitude de Jarbas Vasconcelos de "arbitrária", eis que teria agido "sem observância das determinações constantes no Regulamento Geral do Estatuto da Advocacia e da OAB".


Tais determinações, segundo Mauro Santos, obrigaria o presidente da Ordem a submeter ao conselho da OAB suas pretensões, antes de propor a ação civil pública, o que não foi feito. "O ilustre Presidente da OAB/PA ignorou esta regulamentação e, de moto próprio, sem a deliberação do Conselho Seccional, e tampouco da Diretoria (não consta dos documentos anexos da ação qualquer ata de deliberação destes órgãos), propôs esta ACP, cuja causa de pedir reclama a participação de todos os Conselheiros desta instituição", resume o conselheiro.

Ao final de sua petição, Mauro Santos pede que o Juízo da 5ª Vara - para o qual foi distribuída a demanda - cite o Conseresposta seja negativa, requer-se que seja julgada extinta a ação, em face da ofensa à previsão legal de o Presidente da instituição autora agir sem prévia consulta ao órgão competente - Conselho Seccional", diz Mauro Santos.

3ª Rodada de Arguições Públicas


Os deputados estaduais ouviram os titulares do DETRAN, IDESP e ITERPA, nesta terça, dia 15, na terceira rodada de argüição ocorrida em sessão especial pública realizada no plenário da Assembléia Legislativa. Este ritual tem por objetivo a obtenção do referendo dos deputados para que as nomeações feitas pelo governador Simão Jatene de fundações, institutos, autarquias e empresas de economia mista, tenham validade como prevê a Constituição do Estado e o Regimento Interno do Poder Legislativo do Pará.

Foram ouvidos nesta rodada o presidente do Instituto de Metrologia do Pará - IMEP, Luziel Guedes, com graduação em nível superior de Notário e Registrador Público; a presidente do Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Pará (Idesp), Maria Adelina Guglioti Braglia, que é a bibliotecária e pesquisadora; e ainda o superintendente do DETRAN, o engenheiro Sérgio Duboc.

Câmara Municipal homenageia as mulheres









A Câmara Municipal de Ananindeua realiza ontem, um dia de ação em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

Onde foi realizada sessão extraordinária que agraciou algumas mulheres com o título “Destaque Mulher Ananin” para aquelas que não hesitam em lutar por um futuro melhor no município. Um coquetel foi oferecido no final da homenagem.

COMBATE AO MOSQUITO DA DENGUE

A Secretaria Municipal de Saúde de Ananindeua conta com mais uma ferramenta no combate ao mosquito da dengue. Trata-se de técnicas do geoprocessamento que possibilitam a realização de monitoramento do mosquito transmissor da dengue através da construção dos mapas temáticos, utilizando GPS (Sistema de posicionamento Global), bases cartográficas, imagens digitais de satélites para apontar as áreas de maior infestação de criadouro do mosquito.


As imagens digitais de satélite de bairros, ruas, ilhas, rios são utilizadas para construir os mapas temáticos que possibilitam "enxergar" os eventos ocorridos em determinados locais no espaço geográfico.

COMISSÃO DE MORADORES NA SESAN

Hoje pela manhã fui recebido juntamento com uma comissão de moradores pelo secretário municipal de saneamento Paulo Sergio, em pauta;  Recuperação de vias no PAAR, retomada do asfaltamento do conjunto roraima amapá no curuçambá, conclusão de rua na WE 60 do guajará I, inicio das obras da rua de àguas lindas e recuperação de quadra esportiva noWE 59 também no guajará I.


BLOG DO VEREADOR PEDRO SOARES

Aluno joga carteira escolar em professora em SP

Uma professora de matemática ficou ferida ontem após um de seus alunos arremessar uma carteira escolar contra ela, dentro da sala de aula, em uma escola estadual de Guaimbê, na região de Marília, no interior de São Paulo.


A agressão ocorreu depois que a professora chamou a atenção do aluno. Ela pediu que o adolescente, de 16 anos, parasse de conversar durante a aula e, ao abrir a porta da sala para chamar a diretora, o jovem a xingou e arremessou uma carteira escolar contra ela. A professora foi atingida na altura da cintura. Ela foi levada ao hospital e passa bem. O caso foi registrado na delegacia da cidade como ato infracional e lesão corporal.

terça-feira, 15 de março de 2011

RECÉM-NASCIDO É ENCONTRADO DENTRO DE SACO PLÁSTICO

MAIS UM BEBÊ FOI ENCONTRADO DENTRO DE UM SACO PLÁSTICO AINDA COM O CORDÃO UMBILICAL. O CASO DESTA VEZ FOI AQUI EM ANANINDEUA. O RECÉM-NASCIDO FOI ENCONTRADO POR UM POLICIAL MILITAR NA ÁREA DE OCUPAÇÃO  NOVA ESPERANÇA, NO BAIRRO DO 40 HORAS.

A CRIANÇA FOI LEVADA E RECEBEU O PRIMEIRO ATENDIMENTO NO PRONTO SOCORRO DA CIDADE NOVA 6 E DEPOIS ENCAMINHADA AO HOSPITAL ANITA GEROSA.

A OCORRÊNCIA FOI REGISTRADA NA SECCIONAL DA CIDADE NOVA E FOI ENCAMINHADA AO CONSELHO TUTELAR. O BEBÊ PASSA BEM.

NOVO HINO AZULINO.

Hoje, pela manhã, se ouvia muita gozação de bicolores em cima dos remistas. A mais interessante era a que dizia que o belo hino azulino teria mudado a letra, em razão da não ida do Leão para a final do campeonato, o refrão dizia...
“Vou não, posso não, quero não, Cametá não deixa não...”.

Seminário Nacional


A JPMDB realiza nos dias 14 e 15 de março o I Seminário Nacional de Políticas para a Juventude. O objetivo é reunir a Direção Nacional, Presidentes Estaduais, Gestores de Políticas Públicas para Juventude e Jovens Parlamentares da JPMDB para debater e aprofundar conhecimentos relativos às Políticas Públicas voltadas para a Juventude Brasileira.

TCM realizará o 2º Encontro Norte e Nordeste de TC´s

Cada vez mais o Tribunal de Contas dos Municípios amplia sua atuação na área de orientação técnica, ratificando seu caráter de órgão educador, ao mesmo tempo em que exerce, com seriedade, sua missão constitucional de fiscalizar a aplicação dos recursos públicos.

A realização do 2º Encontro Norte e Nordeste de Tribunais de Contas, no período de 16 a 18 de março, no plenário do TCM/PA será mais um passo importante nesse sentido.

Deputado Eliel Faustino discute rumos do Banpará

Os deputados estaduais realizaram ontem uma sessão especial, para discutir a atual situação do Banpará, o destino da instituição e “o risco de vir a ser privatizado ou incorporado por outra instituição pública ou privada”.

Convite

Acabamos de receber ligação do Vereador Jorge Serique, que nos convidou a prestigiar a Sessão Especial de hoje na Câmara Municipal de Ananindeua.

Justiça Eleitoral

No início de fevereiro deste ano um levantamento feito pela Justiça Eleitoral mostrou que 1.451.752 pessoas necessitam regularizar sua situação junto aos cartórios do país. Com aproximadamente 4,7 milhões de eleitores, o Pará possui mais de 60 mil indivíduos irregulares. Quem não votou e nem justificou a ausência às urnas nas últimas três eleições terá o título cancelado caso não regularize a sua situação no prazo de um mês.

DEPUTADO DE ANANINDEUA NA INTERNET

DEPUTADO DENUNCIA DESCASO COM A SAUDE PÚBLICA EM TAILANDIA

O Deputado MACARRÃO encaminhou expediente ao Secretário de Estado de Saúde Pública Dr. Hélio Franco, denunciando o descaso das autoridades do Município de Tailândia, com relação as ações de saúde que deveriam ser implementadas naquele município.

No expediente encaminhado ao Secretário de Saúde do Estado, o Deputado MACARRÃO, denuncia que o município de Tailândia em sofrendo com inúmeros casos de dengue, que não são notificados pelas autoridades de saúde do município, causando transtornos a população sofrida de Tailândia.

Por considerar que os casos de dengue são crescentes no município, o Deputado MACARRÃO solicitou a interveniência da Secretária de Estado de Saúde Pública para o combate ao mosquito transmissor da dengue, através de carro fumacê e outro equipamentos necessários para o combate a dengue.

segunda-feira, 14 de março de 2011

TABLETE, FANTÁSTICA TECNOLOGIA.

O TABLET SAMSUNG GALAXY TAB(GT-P1000L) AGREGA EM UM ÚNICO EQUIPAMENTO, DIVERSAS FUNÇÕES QUE O TORNAM UMA COMBINAÇÃO DE CENTRO DE ENTRETENIMENTO E ESCRITÓRIO, E TUDO NA PALMA DA MÃO. COM ELE, VOCÊ RECEBE E ENVIA E-MAILS COM FACILIDADE, VISUALIZA E EDITA ARQUIVOS DO OFFICE E PDF, FAZ E RECEBE CHAMADAS, NAVEGA NA INTERNET POR REDES 3G OU WI-FI, ASSISTE SEUS PROGRAMAS DE TV(DIGITAL OU ANALÓGICA) ONDE QUISER EM UMA TELA DE 7" DE ALTA RESOLUÇÃO, LÊ LIVROS, FICA SEMPRE CONECTADO ÀS REDES SOCIAS, E AINDA ETERNIZA SEUS MELHORES MOMENTOS EM FOTO OU EM VÍDEO COM UMA CÂMERA DE 3 MEGAPIXELS E MEMÓRIA INTERNA DE 16 GB. SAMSUNG GALAXY TAB, TUDO O QUE VOCÊ PRECISA, EM UM ÚNICO EQUIPAMENTO.
NAVEGAÇÃO COM SUPORTE FLASH 10.1
O SAMSUNG GALAXY TAB VEM COM O CONTEÚDO E A QUALIDADE DO FLASH 10.1, APROVEITE JOGOS, VÍDEOS, ANIMAÇÕES E APLICAÇÕES UMA QUALIDADE INCRÍVEL. O SAMSUNG GALAXY TAB PROPORCIONA UMA QUALIDADE DE NAVEGAÇÃO EXTRAORDINÁRIA E SURPREENDENTE EM UMA TELA DE 7 POLEGADAS.
EBOOKS
O GALAXY TAB INTEGRA SEUS LIVROS, SUAS REVISTAS E SEUS JORNAIS EM UM ÚNICO APARELHO, COM ELE, VOCÊ PODE DESFRUTAR SUA LEITURA EM QUALQUER LUGAR E A QUALQUER HORA DO DIA. A INTERFACE DE LEITURA E A TELA DE 7 POLEGADAS DO APARELHO TORNA A EXPERIÊNCIA DE USO DO E-READER MUITO SEMELHANTE A LEITURA NORMAL.
SINTONIZADOR DE TV
O GALAXY TAB LHE PERMITE ASSISTIR SEU PROGRAMAS DE TV(DIGITAL OU ANALÓGICA) EM QUALQUER LUGAR, E NA HORA QUE VOCÊ QUISER. BASTA SINTONIZAR O CANAL E ASSISTIR.
VÍDEO CHAMADAS
COM O GALAXY TAB VOCÊ FICA MAIS PRÓXIMO DAS PESSOAS COM QUEM CONVERSA COM AS VÍDEO CHAMADAS DO APARELHO, TENHA UMA NOVA EXPERIÊNCIA DE COMUNICAÇÃO COM AS VÍDEO CHAMADAS EM UMA TELA DE 7 POLEGADAS QUE PROPORCIONA UMA EXPERIÊNCIA ÚNICA E UMA QUALIDADE SUPERIOR.
GPS
COM O GALAXY TAB VOCÊ ENCONTRA OS CAMINHOS DO SEU DIA-A-DIA, COM ELE VOCÊ CONSEGUE SE LOCALIZAR, TEM UM GUIA E UM LOCALIZADOR DE RUAS NA PALMA DA MÃO.
ÁUDIO E VÍDEO
TENHA UMA INCRÍVEL EXPERIÊNCIA DE ÁUDIO COM SOUND ALIVE 3D DO GALAXY TAB, OUVIR SUAS MÚSICAS COM QUALIDADE DIGITAL NUNCA FOI TÃO FÁCIL. COM O GALAXY TAB VOCÊ PODE TAMBÉM ASSISTIR VÍDEOS COM QUALIDADE EM UMA TELA DE 7 POLEGADAS, PROPORCIONANDO UMA EXPERIÊNCIA ÚNICA.
SOCIAL HUB
O SOCIAL HUB DO SEU SAMSUNG GALAXY TAB TE DEIXA CONECTADO O TEMPO TODO, VOCÊ PODE VER QUEM ESTÁ CONECTADO E INTERAGIR RAPIDAMENTE COM SEUS CONTATOS COM MUITA FACILIDADE. INICIE O SEU E-MAIL OU REDE SOCIAL COM APENAS UM TOQUE A PARTIR DA SUA AGENDA DE CONTATOS. INTEGRE MÚLTIPLAS CONTAS DE REDES SOCIAIS, FIQUE SEMPRE CONECTADO COM SEUS AMIGOS. COM O SAMSUNG GALAXY TAB VOCÊ PODERÁ TER INÚMERAS CONTAS DE E-MAIL.
CERTIFICADO PARA DLNA (DIGITAL LIVING NETWORK ALLIANCE)
ATRAVÉS DESTA TECNOLOGIA, VOCÊ PODE ACESSAR FOTOS, MÚSICAS E VÍDEOS DO SEU GALAXY TAB NA SUA TV VIA REDE WIRELESS.
CALENDÁRIO
INTEGRE SEUS CALENDÁRIOS EM UM ÚNICO LUGAR, COM O GALAXY TAB VOCÊ TEM A SUA VIDA SOCIAL E PROFISSIONAL NA PALMA DA SUA MÃO.
CONEXÃO
COM O SAMSUNG GALAXY TAB VOCÊ TEM A CONVENIÊNCIA DO ROTEADOR WI-FI E A VELOCIDADE DA INTERNET 3G NUMA TELA DE 7", COM ELE VOCÊ TEM ACESSO RÁPIDO E FÁCIL A INTERNET.
EDIÇÃO E VISUALIZAÇÃO DE DOCUMENTOS
VISUALIZE E EDITE DOCUMENTOS OFFICE NO GALAXY TAB, COM ELE VOCÊ TEM UM ESCRITÓRIO MÓVEL AO SEU ALCANCE E PODE TRABALHAR EM SUAS APRESENTAÇÕES, SUAS PLANILHAS E SEUS TEXTOS SEM DIFICULDADE.
O MAIS IMPORTANTE É QUE VOCÊ JÁ PODE ADQUIRIR ESTA JOIA DA TECNOLOGIA EM INFORMÁTICA AQUI EM BELÉM, NAS LOJAS DA SOL INFORMÁTICA, PELO PREÇO “CAMARADA” DE R$ 2.199,00. O QUE PARA TANTA TECNOLOGIA PARECE SER BARATO.

FAMEP COMPLETA 20 ANOS

A Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará (Famep) completa 20 anos nesta segunda-feira. Surgida em 1991, a entidade se tornou uma importante ferramenta da defesa e promoção do desenvolvimento dos interesses dos municípios nas mais variadas áreas. Para o atual presidente da federação, Helder Barbalho, que também é prefeito de Ananindeua, houve um amadurecimento por parte dos prefeitos, que entenderam que era preciso fortalecer a entidade para recolher os frutos.
“Conseguimos mostrar que a federação não é um órgão de determinado partido político, mas sim de todos os prefeitos, e isso gerou a credibilidade da entidade. Nossa bandeira são os prefeitos”, avalia Barbalho. Para ele, a Famep conseguiu a união da classe e maior repercussão das ações. “Hoje os governos federal e estadual sabem que não podem desconhecer os prefeitos em qualquer debate de políticas públicas”, avalia. Hoje a entidade congrega 95 municípios paraenses diretamente associados – e os 48 restantes através de suas entidades e consórcios. Helder Barbalho falou aos repórteres do DIÁRIO Luiz Flávio e Aline Brelaz sobre projetos e metas da Famep.
P: A Famep promoveu vários seminários regionais pelo Estado nas últimas semanas e ao final será elaborado um documento a ser encaminhado ao governo federal e estadual. Quais as principais demandas que serão encaminhadas?
R: Existem temas que são uniformes a todos os municípios, como o transporte escolar, que é um problema seriíssimo enfrentado por municípios de pequeno e médio porte. Hoje, o transporte escolar transformou-se no segundo maior custo fixo de todos esses municípios. O município de Acará, por exemplo, recebe R$ 100 mil por ano para transporte escolar e gasta R$ 350 mil por mês. É de se criticar o fato de que o governo federal criou uma lógica de conceber os projetos e transferi-los para os municípios sem respeitar as peculiaridades das regiões. No caso do transporte escolar, por exemplo, paga-se por quilômetro rodado e se esquece que boa parte dos municípios da Amazônia usamos horas de barco. Temos o caso de Limoeiro do Ajuru, que recebeu cinco ônibus, mas lá o que se necessita são barcos. O prefeito teve que devolver os ônibus. Temos que entender que o Brasil não pode ser concebido a partir de Brasília ou do sudeste. Temos também o exemplo do Programa Saúde da Família, que precisa ser ampliado no Brasil, particularmente na Amazônia, privilegiando a prevenção. O programa precisa ser adequado à realidade de cada região, já que paga R$ 3,5 mil para um médico, só que um médico não vai para o Marajó por menos de R$ 20 mil. Hoje, aqui no Nordeste do Pará há uma carência de hospitais regionais que possam atender essa região em Castanhal. Outra questão posta é na região da Belém-Brasília, onde está sendo construído um hospital em Ipixuna. Os municípios alegam que as distâncias são muito longas e que se as estradas não estiverem com pontes, haverá demora para o atendimento. O governo do Estado está investindo nos hospitais de pequeno e médio porte nos municípios e esse é o caminho, já que não há como sobrecarregar os hospitais regionais.
P: O financiamento da saúde no Pará é um dos mais baixos do país. De que forma a Famep pode contribuir para mudar esse quadro junto com a bancada federal?
R: Após a conclusão dos seminários pretendemos ir ao governo federal e apresentar também as demandas em cada área. Precisamos discutir dois assuntos: um é a ampliação do teto no Estado e o outro é a ampliação do repasse do fundo estadual para o fundo municipal. Conseguimos com o governo passado estabelecer essa relação fundo a fundo na saúde. Ocorre que conseguimos a operação, mas os valores eram irrisórios. Tinha municípios que recebiam R$ 15 mil, R$ 20 mil, o que é insignificante. Essa política é importante, pois assim acabamos com a política do convênio, que precisa ser extinta em razão da pressão partidária. A nossa proposta é que o Estado repasse 50% do que recebe do fundo nacional para os municípios e cobrar para que realizem a atenção básica.
P: Como é a relação da federação com a bancada federal na busca de recursos?
R: A bancada sempre tem facultado aos municípios a participação na discussão das emendas de bancada e sempre tem sido solidária em encampar as demandas dos municípios. Falta apenas que a nossa bancada tenha mais força junto ao governo federal para viabilizar as demandas. Ela é muito pequena e isso faz que tenhamos pouca força de pressão. Em determinados momentos falta prestígio junto ao governo federal para que haja ampliação de recursos. Para você ter uma ideia do bolo total da arrecadação orçamentária federal, 54% ficam com o governo federal, 27% vão para o Estado e apenas 19% para os municípios. Isso mostra a desproporcionalidade existente entre os entes da federação e a dependência dos municípios para com a União.
P: Na gestão passada, o governo do Estado e o governo federal tinham dirigentes do mesmo partido político e muita coisa não foi resolvida. Agora o governador é tucano e a presidente petista…
R: O Pará não pode se queixar de falta de ajuda do governo federal. O volume de recursos colocados pela União no Estado foi histórico, sem dúvida. Agora é preciso diferenciar recursos alocados para recursos executados. Se não foi executado foi por culpa do governo ou da burocracia que emperrou? Tivemos vários embates com o governo passado de projetos que estavam alocados para vários municípios na Funasa, por exemplo, que ficaram na Sedurb, que sequer conseguiu cumprir prazos ou apresentar projetos. Os recursos estavam acessíveis. Agora se o ente público não se habilitou… Coloquei inclusive para o governador que o Estado não pode centralizar o que for obra para os municípios e sim transferir os recursos por convênio direto para os municípios, com assessoramento. O município que não tiver capacidade de fazer projetos e executar obras, que sinalize ao Estado.
P: E os convênios que não foram renovados no final de 2010 e que a Famep tentou conseguir que fossem prorrogados ao governo do Estado?
R: Não houve uma clareza nesse processo. O governo passado não fez a interlocução com os municípios sobre a prorrogação dos convênios. Os municípios ficaram à espera da manifestação do Estado, já que esses convênios tinham como origem o empréstimo 366, que até hoje não foram conclusos. Temos várias obras que estão pela metade e que correm o risco de ficarem inacabadas, inviabilizando a sua prestação de contas. Temos uma escola no município de Bonito que estava 80% e a Seduc pediu à prefeitura que devolvesse o recurso gasto, o que é um absurdo! Denunciamos isso ao governo que ficou de analisar cada caso. O que não podemos é ficar com obras paradas ou pela metade, que é prejuízo certo para a população. Os contratos não forram renovados. Os prefeitos que prestaram contas até o último dia 28 prestaram… Os que não prestaram vão atrasar e estarão respondendo aos Tribunais de Contas e pagando multas.
P: Belém e Ananindeua, como as maiores cidades da nossa região metropolitana, apresentam muitos problemas como na coleta de lixo e no transporte urbano. Como anda a negociação entre as duas prefeituras para resolver esses problemas?
R: Hoje [sexta] estive com o prefeito Duciomar Costa e pedi a sua participação no seminário que faremos nos dias 23 e 24 sobre destinação final de resíduos sólidos na região metropolitana. O prefeito foi receptivo e me disse que estará presente. Nossa intenção, ao final desse seminário, é construir um documento onde todos os prefeitos formalizem a intenção de criar um consórcio para a destinação de resíduos sólidos na região metropolitana. Todas as cidades precisam estar comprometidas com esse projeto, caso contrário ele não terá finalidade. Não dá para continuar do jeito que está e desconhecer as condições de funcionamento do Lixão do Aurá, sem levar em conta que a sustentabilidade do desenvolvimento é fundamental. Hoje o Pará é o primeiro Estado onde todos os municípios estão aderindo ao Pacto pelo Desmatamento Zero na Pecuária, o que é uma sinalização para o Brasil e para o mundo que o nosso Estado, a partir dos seus municípios, quer ter uma boa relação com o meio ambiente. 69 municípios já assinaram o pacto.
P: E o transporte?
R: Essa questão precisa ser tratada de duas formas, separando o que é serviço público de transporte, incluindo aí os terminais de integração que já existem em Ananindeua, na Cidade Nova, em frente ao Abacatão. Independente disso, há necessidade de se implantar um Consórcio Metropolitano de Transporte, que é o fórum adequado para encontrar as soluções entre as esferas públicas para a implantação de todos os terminais já previstos. O outro lado é a abertura de novas vias, que temos quatro alternativas: a primeira delas é o prolongamento da avenida João Paulo II, considerada a mais viável pelo governo do Estado por conta do custo de desapropriação da obra. Já o prefeito Duciomar defende a tese da criação da avenida Liberdade, que ficaria próximo à área de proteção ambiental, sem necessidade de desapropriação. A avenida seguiria pela Perimetral, Estrada da Ceasa e margeando a área do manancial. Da mesma forma a avenida Independência, que é mais difícil viabilizar, por conta da quantidade de desapropriações. Para o município de Ananindeua essa seria a saída de maior interesse, pois estaríamos interligando oito bairros da cidade. Defendo o envolvimento do DNIT no alargamento da BR-316, que iniciamos a primeira etapa. Em paralelo a tudo isso existe o Via Metrópole, com sinalização de recursos por parte da Jica [Agência de Cooperação Internacional do Japão]. A questão do transporte é emergencial e precisa ser tratada de maneira prioritária. Caso seja necessário, defendo até que chamemos a iniciativa privada para uma Parceria Público-Privada. Ao ficar dependendo apenas do governo, ficaríamos à mercê do atraso. Viabilizar vias expressas na região metropolitana, mesmo sujeitas a pedágio, é uma saída.
P: Qual a programação da Famep para os próximos meses?
R: Concluindo os Seminários Regionais vamos fazer o Seminário de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana dias 23 e 24. Em abril devemos ter um Seminário dos Municípios Minerais do Estado em Parauapebas e o Seminário de Transporte da Região Metropolitana até o final do primeiro semestre. Em junho, quando termina meu mandato, devemos fazer o Congresso de Cidades Paraenses. Fechando tudo isso, queremos criar um prêmio dos 20 anos da Famep para experiências inovadoras em diversas áreas, que sirvam de estímulo para as administrações e que possam ser implantadas nas demais cidades.
Fonte: Diário Online

CAMETÁ, CAMETÁ, MAPARÁ, MAPARÁ......

ESTE ERA O CANTO DA PEQUENA TORCIDA DO CAMETÁ ESPORTE CLUBE LÁ NO BAENÃO. A TORCIDA DO LEÃO SOFRIA SEM ENTENDER O QUE ESTAVA ACONTECENDO, OS SECADORES DO PAPÃO SORRIAM E COMEMORAVAM O ALIJAMENTO DO CLUBE DO REMO DA DECISÃO DO PRIMEIRO TURNO DO NOSSO FRACO CAMPEONATO.

ASSIM, OS AZULINOS PERMANECEM FORA DA COPA DO BRASIL 2012, TENDO QUE FORÇADAMENTE CONQUISTAR O SEGUNDO TURNO PARA ENTRAR NA BRIGA DO CAMPEONATO E TENTAR CONQUISTAR UMA VAGA PARA DISPUTAR A SÉRIE D DO CAMPEONATO BRASILEIRO.

AH, IA ESQUECENDO, O JOGO TERMINOU EMPATADO EM 3 X 3, MAS COMO NO PRIMEIRO JOGO O CAMETÁ VENCEU POR 4 X 1 E SOMAM-SE OS RESULTADOS DAS DUAS PARTIDAS, O TIME AZULINO FICOU DE FORA. FOI UM VEXAME DENTRO DE CASA.

Compromisso de campanha

Resgatando compromisso de campanha, o prefeito Helder Barbalho esteve reunido na última quinta-feira (10), às 19h, com moradores da Cidade Nova II.

O encontro foi realizado na escola Zulina Virgolino Dias e a comunidade pôde expor as reais necessidades do bairro. Ao lado do secretário de Saneamento e Infraestrutura, Paulo Sérgio Gomes, o prefeito anunciou a realização de diversos serviços.

domingo, 13 de março de 2011

PREFEITOS DISCUTEM PROBLEMAS COMUNS

Os prefeitos de Belém, Duciomar Costa, e Ananindeua, Helder Barbalho, se encontraram ontem no Palácio Antônio Lemos, sede da prefeitura da capital paraense, para conversar sobre a preocupação com o destino de resíduos sólidos e o trânsito na Região Metropolitana de Belém (RMB).
O principal assunto da reunião foi a destinação de resíduos sólidos de Belém e municípios da RMB. Soluções para a melhoria da infraestrutura do Aterro Sanitário do Aurá foram abordadas, entre elas a criação de um consórcio municipal que gerencie de forma coletiva o problema do lixo no local.
A medida deve ser discutida com outros prefeitos da RMB no seminário “Soluções sustentáveis para resíduos sólidos da Região Metropolitana”, que deve ocorrer nos dias 23 e 24 deste mês, no Hangar. O evento é promovido pela Federação de Municípios do Estado do Pará (Famep), que convidou formalmente o prefeito Duciomar Costa, durante a reunião na sede da prefeitura de Belém.
Para Duciomar Costa, o lixo “é um assunto que deve ser discutido em conjunto com todos os municípios do entorno da capital”. Duciomar afirmou que, a partir deste seminário, medidas devem ser aplicadas para que as prefeituras avancem na preservação do meio ambiente, encontrando soluções para destinação ideal dos resíduos sólidos.
Helder Barbalho disse que prazos devem ser criados depois do evento que visa discutir soluções para o lixo. “Dada a gravidade do assunto, é preciso firmar parcerias para administrar a destinação do lixo na região metropolitana”.
Durante o Seminário Regional para o Desenvolvimento Integrado realizado no último mês de janeiro, em Belém, a destinação dos resíduos sólidos foi um dos principais problemas elencados pelos gestores os municípios que integram a Região Metropolitana, além do trânsito.
Duciomar e Helder voltaram a discutir, ontem, possíveis melhorias no tráfego de veículos na rodovia BR-316, principal via de interligação dos municípios da RMB com a capital. As alternativas de trânsito serão analisadas tecnicamente para a sua aplicação.
Fonte:Diário Online (Diário do Pará, Com informações da Comus)