sábado, 11 de junho de 2011

Simão Jatene anuncia criação de cinco Secretarias Especiais

Mais cinco Secretarias Especiais foram criadas para integrar a administração do Estado. O anúncio foi feito pelo governador do Estado Simão Jatene, neste sábado (11), durante reunião com todos os secretários de Estado e gestores da administração direta e indireta, a reorganização da estrutura administrativa do Poder Executivo estadual.
Fazem parte da composição do governo as secretarias de Gestão; Desenvolvimento Econômico e Incentivo à Produção; Infraestrutura e Logística para o Desenvolvimento Sustentável; Proteção Social; e Promoção Social.
A estratégia adotada pelo governador tem como principal objetivo facilitar a integração e articulação dos órgãos do governo, além de reduzir os custos. 'As secretarias especiais vão garantir uma maior articulação entre os órgãos do governo, além de discutirem políticas públicas que trarão melhor efeito para o governo e consequentemente um menor custo', avalia.
Durante a reunião também foi anunciada a extinção de outras duas secretarias serão extintas, a de Governo (Segov) e a de Projetos Estratégicos (Sepe). A extinção das secretarias partiu de uma constatação do próprio governador e os titulares destas secretarias, Sergio Leão e Sidney Rosa, poderão assumir as novas secretárias especiais. 'Percebi que as questões do governo e dos projetos estratégicos devem ser tratadas diretamente com o governador', considera Jatene.
O projeto de lei criando as novas pastas deverá ser encaminhado ainda este mês para aprovação na Assembleia Legislativa. A estratégia adotada pelo governador tem como principal objetivo facilitar a integração e articulação dos órgãos do governo, além de reduzir os custos.
O chefe do Executivo afirmou que encaminhará, também este mês, para a AL, o projeto de lei que determina que 80% dos cargos comissionados dos assessores especiais deverão ser lotados nos órgãos do governo e não no gabinete do governador.
Durante a reunião com os secretários, o governador afirmou que até julho de 2012 o governo pretende entregar a Santa Casa reformada e o Hospital Oncológico Infantil. Jatene falou ainda sobre a viabilização das novas entradas da cidade de Belém. 'Essa reunião de hoje (11) é uma oportunidade para que façamos o detalhamento e a execução de tudo que está na Agenda Mínima. Vamos aproveitar também para definir melhor o papel das novas secretarias criadas e as excluídas', convocou.
As Secretarias Especiais estarão vinculadas os seguintes órgãos: Gestão: Sead, Sefa, Seplan, Igeprev, Iasep, Idesp, Escola de Governo, Loterpa, Ioepa, Prodepa, Banpará.
Desenvolvimento Econômico: Sagri, Sepaq, Adepará, Jucepa, Emater, Ceasa, Paratur.
Infraestrutura e Logística: Setran, Seir, Seop, Sema, Sedect, Iterpa, Ideflor, Arcon, Cosanpa, Cohab.
Promoção Social: Seduc, Secult, Seel, Uepa, IAP, Centur, Carlos Gomes, Curro Velho, Fapesp.
Proteção Social: Sespa, Sedes, Seter, Sejudh, Defensoria Pública, Inmetro, Hospital Ofir Loyola, Santa Casa, Hemopa, Hospital das Clinicas e Funcap.
FONTE:PORTAL ORM

DIA DOS NAMORADOS

A HISTÓRIA DO DIA DE SÃO VALENTIM REMONTA A UM OBSCURO DIA DE JEJUM TIDO EM HOMENAGEM A SÃO VALENTIM. A ASSOCIAÇÃO COM O AMOR ROMÂNTICO CHEGA DEPOIS DO FINAL DA IDADE MÉDIA, DURANTE O QUAL O CONCEITO DE AMOR ROMÂNTICO FOI FORMULADO.
O BISPO VALENTIM LUTOU CONTRA AS ORDENS DO IMPERADOR CLÁUDIO II, QUE HAVIA PROIBIDO O CASAMENTO DURANTE AS GUERRAS ACREDITANDO QUE OS SOLTEIROS ERAM MELHORES COMBATENTES.
ALÉM DE CONTINUAR CELEBRANDO CASAMENTOS, ELE SE CASOU SECRETAMENTE, APESAR DA PROIBIÇÃO DO IMPERADOR. A PRÁTICA FOI DESCOBERTA E VALENTIM FOI PRESO E CONDENADO À MORTE. ENQUANTO ESTAVA PRESO, MUITOS JOVENS LHE ENVIAVAM FLORES E BILHETES DIZENDO QUE AINDA ACREDITAVAM NO AMOR. ENQUANTO AGUARDAVA NA PRISÃO O CUMPRIMENTO DA SUA SENTENÇA, ELE SE APAIXONOU PELA FILHA CEGA DE UM CARCEREIRO E, MILAGROSAMENTE, DEVOLVEU-LHE A VISÃO. ANTES DA EXECUÇÃO, VALENTIM ESCREVEU UMA MENSAGEM DE ADEUS PARA ELA, NA QUAL ASSINAVA COMO “SEU NAMORADO” OU “DE SEU VALENTIM”.
CONSIDERADO MÁRTIR PELA IGREJA CATÓLICA, A DATA DE SUA MORTE - 14 DE FEVEREIRO - TAMBÉM MARCA A VÉSPERA DE LUPERCAIS, FESTAS ANUAIS CELEBRADAS NA ROMA ANTIGA EM HONRA DE JUNO (DEUSA DA MULHER E DO MATRIMÔNIO) E DE PAN (DEUS DA NATUREZA). UM DOS RITUAIS DESSE FESTIVAL ERA A PASSEATA DA FERTILIDADE, EM QUE OS SACERDOTES CAMINHAVAM PELA CIDADE BATENDO EM TODAS AS MULHERES COM CORREIAS DE COURO DE CABRA PARA ASSEGURAR A FECUNDIDADE.
OUTRA VERSÃO DIZ QUE NO SÉCULO XVII, INGLESES E FRANCESES PASSARAM A CELEBRAR O DIA DE SÃO VALENTIM COMO A UNIÃO DO DIA DOS NAMORADOS. A DATA FOI ADOTADA UM SÉCULO DEPOIS NOS ESTADOS UNIDOS, TORNANDO-SE O THE VALENTINE'S DAY. E NA IDADE MÉDIA, DIZIA-SE QUE O DIA 14 DE FEVEREIRO ERA O PRIMEIRO DIA DE ACASALAMENTO DOS PÁSSAROS. POR ISSO, OS NAMORADOS (AS) DA IDADE MÉDIA USAVAM ESTA OCASIÃO PARA DEIXAR MENSAGENS DE AMOR NA SOLEIRA DA PORTA DO(A) AMADO(A).
ATUALMENTE, O DIA É PRINCIPALMENTE ASSOCIADO A TROCA MÚTUA DE RECADOS DE AMOR EM FORMA DE OBJETOS SIMBÓLICOS. SÍMBOLOS MODERNOS INCLUEM A SILHUETA DE UM CORAÇÃO E A FIGURA DE UM CUPIDO COM ASAS. INICIADA NO SÉCULO XIX, A PRÁTICA DE RECADOS MANUSCRITOS DEU LUGAR À TROCA DE CARTÕES DE FELICITAÇÃO PRODUZIDOS EM MASSA. ESTIMA-SE QUE, MUNDO AFORA, APROXIMADAMENTE UM BILHÃO DE CARTÕES COM MENSAGENS ROMÂNTICAS SÃO MANDADOS A CADA ANO, TORNANDO ESSE DIA UM DOS MAIS LUCRATIVOS DO ANO. TAMBÉM SE ESTIMA QUE AS MULHERES COMPREM APROXIMADAMENTE 85% DE TODOS OS PRESENTES NO BRASIL.
O DIA DE SÃO VALENTIM ERA ATÉ HÁ ALGUMAS DÉCADAS UMA FESTA COMEMORADA PRINCIPALMENTE EM PAÍSES ANGLO-SAXÕES, MAS AO LONGO DO SÉCULO XX O HÁBITO ESTENDEU-SE A MUITOS OUTROS PAÍSES.

DATA NO BRASIL

NO BRASIL, A DATA É COMEMORADA NO DIA 12 DE JUNHO POR SER VÉSPERA DO 13 DE JUNHO, DIA DE SANTO ANTÔNIO, SANTO PORTUGUÊS COM TRADIÇÃO DE CASAMENTEIRO.
A DATA PROVAVELMENTE SURGIU NO COMÉRCIO PAULISTA, QUANDO O PUBLICITÁRIO JOÃO DÓRIA[ TROUXE A IDEIA DO EXTERIOR E A APRESENTOU AOS COMERCIANTES. A IDEIA SE EXPANDIU PELO BRASIL, AMPARADA PELA CORRELAÇÃO COM O DIA DE SÃO VALENTIN -- QUE NOS PAÍSES DO HEMISFÉRIO NORTE OCORRE EM 14 DE FEVEREIRO E É UTILIZADA PARA INCENTIVAR A TROCA DE PRESENTES ENTRE OS APAIXONADOS

sexta-feira, 10 de junho de 2011

ADEUS RUBILOTA

AO CONVERSAR COM AMIGOS MAIS VELHOS, CUJA ADOLESCÊNCIA DECORREU NA DÉCADA DE SESSENTA, OUVI A NARRATIVA DA HISTÓRIA DE UM DOS MAIORES ÍDOLOS DO FUTEBOL PARAENSE, EM ESPECIAL DO NOSSO PAYSSANDU.NA CONVERSA QUE FIZ QUESTÃO DE GRAVAR, COMO SE FOSSE UMA ENTREVISTA, O VELHO AMIGO ME CONTOU QUE O RECÉM FALECIDO WOLTER ROBILOTTA, CHEGOU AO FUTEBOL PARAENSEEM 1966 PARA ATUAR NA EQUIPE DO PAPÃO DA CURUZÚ, ORIUNDO DO TIME ASPIRANTE DO VASCO DA GAMA DO RIO DE JANEIRO, ONDE HAVIA ESTOURADO A IDADE E NÃO OBTIVERA VAGA NO TIME PRINCIPAL.

VEIO NA COMPANHIA DE OUTROS TRÊS ATLETAS, BENÉ, OBERDAN E GARCIA O PRIMEIRO CENTRO AVANTE, O SEGUNDO MEIO CAMPISTA, GARCIA ERA ZAGUEIRO, LOGO NA ESTREIA ENFRENTARAM O MAIOR RIVAL, CLUBE DO REMO, NO ESTÁDIO DA CURUZU, VENCENDO POR 3 X 0, DEIXANDO A TORCIDA BICOLOR MARAVILHADA. NO FUTEBOL ERA CHAMADA DE RUBILOTA, UMA “FERA” COM A BOLA NOS PÉS E UMA INTELIGÊNCIA MARCANTE COMO ARTICULADOR DE JOGADAS, O QUE TORNOU A FAMOSA DUPLA, BENÉ E RUBILOTA, BI- CAMPEÃ PARAENSE NOS ANOS DE 1965/66, ESTE ÚLTIMO TÍTULO INVICTO.

EM 1968 SE TRANSFERIU PARA O TIME ADVERSÁRIO DEIXANDO A FIEL ENTRISTECIDA, MAS EM 1972 RETORNOU AO CORAÇÃO DA TORCIDA ALVI-CELESTE, SAGRANDO-SE, MAIS UMA VEZ, CAMPEÃO PARAENSE, LOGO EM SEGUIDA ENCERROU A BRILHANTE CARREIRA FUTEBOLÍSTICA.

PERMANECEU EM BELÉM ONDE FEZ CARREIRA PROFISSIONAL COMO ADVOGADO, PASSANDO A FAZER PARTE DA SELETA SOCIEDADE PARAENSE.

A MORTE DE RUBILOTTA DEIXA UM VAZIO NAS VITRINES DOS ÍDOLOS DE NOSSO FUTEBOL, MAS O INSERE DENTRE OS CRAQUES IMORTAIS NA MEMÓRIA DA TORCIDA PARAENSE.

“Celebridade do Pará 2011”

Dia 16 de junho, na AP, vai acontecer a entrega do troféu “Celebridade do Pará 2011” e Wigor Oliveira será homenageado como empresário revelação pelo seu trabalho frente à Aspeb Benefícios. Parabéns aí Wigor.

Assembleia de Deus abre comemoração do centenário

O presidente da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil, pastor José Wellington Bezerra da Costa, abriu oficialmente, ontem à noite, no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, as comemorações dos 100 anos da fundação da Assembleia de Deus no Brasil, numa cerimônia que reuniu toda a cúpula da igreja e teve a participação do governador Simão Jatene, do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Manoel Pioneiro, e dos prefeitos de Belém, Duciomar Costa, e de Ananindeua, Helder Barbalho.

Cara nova..

O Blog do Vereador Rui Begot está de cara nova, passa lá e confere.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Polícia Militar conhece CREI Essência Anani




O Centro de Referência em Educação Infantil (CREI) “Essência Anani” de Ananindeua recebeu, na manhã de ontem(08), a visita do Chefe do Estado Maior Estratégico da Polícia Militar do Pará, Coronel Costa Júnior, junto com a Coronel Elizeth Braga. O objetivo da visita foi conhecer a infraestrutura e o trabalho que é feito no CREI que servirá de modelo na criação de uma Unidade de atendimento aos filhos das mulheres policiais do Estado.

Revista Raizes do Ananin, para quem gosta de conteúdo

Revista Raizes do Ananin, para quem gosta de conteúdo. Em breve a revista genuinamente nossa estará circulando com matérias regionais e locais aguardem.

Diretor do Milan vem ao Brasil por Ganso, diz jornal

Mesmo afastado dos gramados, recuperando-se de lesão, o meia Paulo Henrique Ganso continua a despertar interesse de clubes europeus. Mais uma vez, a imprensa italiana coloca o meia santista na mira do Milan. Segundo o jornal "Corriere dello Sport", o clube rossonero espera pelo desempenho do camisa 10 nas finais da Copa Santander Libertadores para definir a proposta para contratar o craque.
De acordo com a edição desta quinta-feira do diário italiano, o vice-presidente do Milan, Adriano Galiani, virá ao Brasil para assistir ao confronto entre Santos e Peñarol, no próximo dia 22, no Pacaembu. O objetivo da visita é avaliar se o meia já está recuperado da lesão muscular na coxa direita que o afasta dos gramados desde o dia 8 de maio.

Fora do ar..

O Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran-PA) informa que o site www.detran.pa.gov.br estará indisponível neste final de semana, dias 11 e 12 de junho (sábado e domingo).

Análise para a ampliação da BR 316 será concluída em 20 dias

Nesta quarta-feira, em Brasília, o ministro dos transportes, Alfredo Nascimento, garantiu que será realizado Estudo de Viabilidade Técnica e Ambiental (EUTEA) para ampliação da BR 316, no perímetro urbano de Ananindeua. Este foi o resultado de audiência entre o ministro, o prefeito Helder Barbalho e a deputada federal Elcione Barbalho.

A BR 316 é a principal via de acesso rodoviário para a região metropolitana de Belém. É o principal corredor de tráfego do Pará com aproximadamente 2,5 milhões de habitantes e uma frota de veículos de cerca de 250 mil carros. A Rodovia BR 316 está entre as mais perigosas em todo o Brasil, com elevado índice de acidentes fatais envolvendo, principalmente, ciclistas e pedestres.

Helder e ministro falam sobre estádio municipal

O prefeito de Ananindeua, Helder Barbalho (PMDB) esteve ontem, em audiência com o ministro dos Esportes, Orlando Silva, para definir datas de conclusão da primeira etapa do Estádio Municipal do município. A conclusão depende da liberação de recursos do Governo Federal.

O prefeito explicou que, com o recurso já liberado pelo Governo Federal – cerca de R$ 2, 2 milhões –, é possível manter o ritmo de obra nos próximos três meses. No entanto, segundo relatou Helder Barbalho, é necessário liberar a emenda individual da deputada Elcione Barbalho, no valor de R$ 2,5 milhões, para que seja concluída a primeira etapa da obra.

Conforme explicou o prefeito, a primeira etapa vai atender parcialmente os anseios da comunidade local, ou seja, poder abrigar cerca de cinco mil pessoas para assistir a competições esportivas no estádio multiuso. O ministro Orlando Silva acentuou, no entanto, que o estádio deve ser concluído em sua totalidade.
“Quero entregar o mais rapidamente possível a primeira etapa que vai comportar cerca de cinco mil torcedores. Sei que é pouco, mas, para curto prazo, consigo mobilizar novamente nossa equipe de futebol com competitividade”, destacou o prefeito Helder Barbalho. Ainda segundo o prefeito, a obra, ao começar no verão, pode ser concluída em até 12 meses.
Para a deputada Elcione Barbalho, a prática do esporte é uma das principais funções sociais que um município pode proporcionar. “Tenho direcionado recursos para as atividades esportivas porque acredito que é esta a melhor forma de integrar crianças e adolescentes em situação de risco”, lembrou.
O ministro Orlando Silva prometeu se empenhar para ajudar na liberação dos recursos. Segundo ele, o corte sofrido pelo Ministério está prejudicando o andamento de obras e ações em todo o país. O prefeito Helder, no entanto, deixou claro para o ministro que se o Governo não liberar o recurso compromissado, será impossível concluir a obra no prazo estipulado.
O valor total da obra do Estádio Municipal de Ananindeua é de R$ 11.498.164,29. O Governo Federal ainda deve liberar R$ 9.223 mi. O Estádio Municipal de Ananindeua será construído em um terreno com mais de 100 mil metros quadrados que foi desapropriado pela prefeitura em 2007, na estrada do Cajuí, no bairro do Guajará I. Além do resgate do futebol do Ananindeua, o estádio terá outras atividades, como, por exemplo, espaços destinados para receber anexos de secretarias municipais ou para implantação de uma unidade de saúde.

terça-feira, 7 de junho de 2011

Aluno Nota 10


Na próxima quinta-feira, 330 alunos da rede municipal de ensino de Ananindeua recebem os títulos do Projeto Aluno Nota 10. O evento será realizado no Seminário São Pio X, a partir das 8 horas. A iniciativa consiste em premiar bimestralmente, por escola e por modalidade, aqueles alunos que mais se destacam nas atividades escolares.

Senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR)

Segundo o blog de Cristina Lôbo, a cotada para assumir o cargo no lugar de Palocci é a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), mulher do ministro das Comunicações, Paulo Bernardo.

A saída de Palocci foi comunicada por meio de uma nota divulgada pela Casa Civil. O ministro, que ficou pouco mais de seis meses no cargo, é o primeiro a deixar o ministério no governo da presidente Dilma Rousseff.

Ministro Antonio Palocci pede afastamento do cargo, diz nota

Palocci é o primeiro ministro a sair do governo Dilma Rousseff.

Segundo jornal, ele teve patrimônio aumentado 20 vezes em quatro anos.

Palocci pediu pra sair

Educação ambiental

Prefeitura de Baião abre concurso

A Prefeitura Municipal de Baião divulgou o edital autorizando concurso público destinado ao preenchimento de vagas a cargos de nível superior, médio, fundamental completo, fundamental incompleto, para atuação na área rural e urbana do município. As inscrições podem ser efetuadas pelo site www.fadesp.org.br até as 18h do dia 30/06/2011, ou na sede da prefeitura, das 8h às 17h, do dia 14/06/2011 a 18/06/2011.

Catadores se unem e lançam projeto

Nesta terça-feira, é comemorado o Dia Nacional do Catador. A data foi escolhida para o lançamento da rede Recicla Pará, um modelo de organização em rede de associações e cooperativas de recicladores. O objetivo da rede é unificar os trabalhos dos catadores que antes era isolado, prejudicando a economia solidária.

AGRADECEMOS O CONVITE

segunda-feira, 6 de junho de 2011

GOZAÇÃO

SÓ FALTAVA ESTA, TORCEDORES DO PAYSSANDU ESTÃO DIZENDO QUE SÓ FALTAVA O REMO PERDER NO TAPETÃO, AGORA NÃO FALTA MAIS NADA.

domingo, 5 de junho de 2011

Ananindeua preocupada com Meio Ambiente.

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado neste domingo (5), o município de Ananindeua mostrou sua preocupação com o tema assinando a Lei que regulamenta a Política Municipal de Educação Ambiental. A assinatura da lei aconteceu no Parque Ambiental “Antônio Danúbio”, na BR 316. Na ocasião, também, foram empossados os Conselheiros Ambientais do Município.
O prefeito Helder Barbalho reforçou a importância da questão ambiental em todos os seguimentos da sociedade afirmando que “não podemos pensar em vida saudável sem falar em preservação ambiental, e ninguém melhor para falar sobre isso, que aqueles que moram na Amazônia. É válida a preocupação das pessoas que não conhecem a nossa realidade e nossa região, mas é inaceitável que essas pessoas digam o quê e como devemos fazer para protegê-la e conservá-la, sem ao menos conhecê-la. Precisamos nos conscientizar de que isso é dever do poder público e de cada um de nós enquanto cidadãos”, concluiu Helder.
Durante a programação foi feita a distribuição e o plantio de mudas em homenagem ao Ano Internacional das Florestas, atividades lúdico-pedagógicas, apresentações culturais e o descerramento da placa que oficializa o Parque Ambiental como a primeira Unidade Municipal de Conservação do Estado.
O evento faz parte da VII Semana de Meio Ambiente que começou no ultimo dia 31 de maio e segue até 11 de junho, com um passeio fluvial pelas Ilhas de Ananindeua. A Semana de Meio Ambiente tem como objetivo proporcionar conhecimento e a conscientização da população por meio de ações educativas baseadas em temas que envolvem biodiversidade e cidadania. Desperta, ainda, a responsabilidade socioambiental para a melhoria da qualidade de vida dos moradores do município.
Celebrado anualmente no dia 5 de Junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente chama a atenção e ação política de povos e países para aumentar a conscientização e a preservação ambiental.
Fonte:DOL

ORM ANUNCIA RECORDE NA GERAÇÃO DE EMPREGO

Ananindeua bate recorde na geração de empregos


O emprego formal no município de Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém, continua crescendo com saldo positivo. Pelo menos é o que indica uma pesquisa divulgada neste domingo (5), pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio
O mês de abril foi o que mais apresentou saldo positivo em 12 meses, o que representa mais de cinco mil postos de trabalho gerados principalmente nos setores de serviço, comércio e construção civil.


A pesquisa do Dieese foi baseada em dados oficiais do Ministério do Trabalho no mês de abril, onde foram feitos mais de duas mil admissões contra 1.522 desligamentos no município, gerando um saldo positivo de 449 postos de trabalho com um crescimento de 0,85%. Ainda de acordo com a análise dos dados de abril, quase todos os setores econômicos do Município apresentaram saldos positivos de empregos formais, a exceção ficou por conta do setor de serviços de indústria e Utilidade pública. Já com relação aos últimos doze meses (de maio de 2010 a abril de 2011), a pesquisa também mostrou crescimento na geração de empregos formais. Foram feitas no período 27.426 admissões contra 22.026 desligamentos, gerando um saldo positivo de 5.400 postos de trabalhos com um crescimento de 11,25%.

FAZ BASTANTE TEMPO QUE O PORTAL DAS ORM NÃO PUBLICA NADA DE BOM QUE OCORRE EM NOSSA CIDADE, AO CONTRARIO, SEMPRE ESTÁ A APONTAR PROBLEMAS. ATÉ PARECE QUE HOUVE ENGANO POR PARTE DO REDATOR. VAMOS VER SE HOUVE ENGANO OU SE A LINHA EDITORIAL FOI MODIFICADA, AFINAL QUEM MORA E GOSTA DE ANANINDEUA NÃO DEVE SE SENTIR BEM VENDO TANTAS CRÍTICAS AO LUGAR ONDE MORA, ATÉ PARECE QUE AQUI É O FIM DO MUNDO.
VALE A PENA DIZER QUE O PRESIDENTE DAS ORM RESIDE EM ANANINDEUA.

Redação Portal ORM