sexta-feira, 17 de junho de 2011

REVISTA ANANIN


AMANHÃ, LOGO CEDO, COMEÇA A CIRCULAR EM NOSSO MUNICÍPIO O PRIMEIRO NÚMERO DA REVISTA RAIZES DO ANANIN, COM PERIODICIDADE MENSAL, A REVISTA TRATARÁ DAS COISAS DE NOSSA CIDADE, NÃO DEIXE DE LER.

Concurso

A Prefeitura de Ananindeua vai chamar candidatos aprovados em concurso público para os cargos de professor, pedagogo, analista municipal, médico, odontólogo e outros de nível superior. O cronograma dos chamamentos dos aprovados e classificados pode ser conferido no site www.ananindeua.pa.gov.br a partir desta sexta-feira. “De um total de 467 candidatos aprovados e classificados, chamaremos em ainda este ano 399, representando 85,44% do total”, garantiu o prefeito Helder Barbalho.

Na área de saúde serão chamados 41 candidatos aprovados até o final deste ano. Em junho deverão ser convocados logo de cara cinco psicólogos para atuar nesta área, cinco médicos veterinários, 8 nutricionistas e 12 especialistas em análise clínica. Além destes, mais 10 especializados na área de serviço social serão chamados neste mês, ressaltando que 20 vagas serão preenchidas.

A grande novidade está na área da educação, e a intenção da prefeitura, segundo o prefeito, é chamar todos os que foram aprovados no certame.
Quatro professores em educação física serão contemplados agora em junho, três em história (estudos paraenses), dois pedagogos e 10 professores de educação infantil.

Depois disso, haverá uma pausa no chamamento até dezembro, quando, aí sim, as vagas serão preenchidas em sua totalidade (113 professores em educação infantil, 8 pedagogos, 122 professores em educação geral, 26 em língua portuguesa, 10 professores de matemática, 9 de ciências e história em estudos paraenses, 6 de geografia, 4 de ensino religioso, 6 em ensino das artes, 4 em educação física e 8 professores de inglês).

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Sistema Único de Saúde é debatido em Conferência em Ananindeua

Realizada a cada dois anos, a 11ª Conferência Municipal de Saúde teve sua abertura na tarde da ultima quarta-feira (15), com o tema “Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social, Política Pública, Patrimônio do Povo Brasileiro”. O evento reuniu cerca de 200 pessoas, entre profissionais de saúde, usuários do sistema e o poder público.

Deputados aprovam LDO 2012

Por unanimidade, os deputados estaduais aprovaram ontem 15 (a Lei 92/2011, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO 2012) do Executivo estadual, que traça as metas que deverão balizar a Lei Orçamentária Anual (LOA 2012), texto que o Executivo deve enviar à Assembleia Legislativa até setembro. A LDO foi aprovada por meio de acordo entre as lideranças, mas a oposição decidiu discutir parte das emendas rejeitadas pela Comissão de Fiscalização Orçamentária e Financeira (CFFO). A LDO 2012 prevê receita de R$ 5.6 bilhões, sendo 25% desse total em repasses aos poderes constituídos.
 
No total, foram aprovadas 41 emendas à LDO 2012, que receberam parecer favorável da CFFO de um total de 116 propostas apresentadas pelos deputados. Além do projeto, foram votadas as emendas de consenso em bloco e pelo acordo. Alguns deputados decidiram destacar várias emendas rejeitadas para discutir em plenário, mas nenhuma delas conseguiu apoio da base aliada. Dentre as emendas rejeitadas, duas foram as mais polêmicas em plenário. Apresentada pelas bancadas do PT e Psol, uma delas dispunha sobre a previsão de recursos na LDO 2012 para aplicação do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) dos trabalhadores da educação pública estadual. Apesar dos apelos da oposição, os deputados da base de sustentação do governo Simão Jatene (PSDB) não aderiram à ideia.

Encontro

Centenário da Assembleia de Deus

Vários eventos estão programados para celebrar o Centenário da Assembleia de Deus.

PROGRAMAÇÃO



QUINTA, 16/06


9h - Inauguração do Museu Nacional da Assembleia de Deus. Exposição 100 Anos de Pentecostes no Brasil;


10h - Inauguração do Centro de Convenções do Centenário;


19h - Concentração no Estádio Olímpico Edyr Proença, Mangueirão.

SEXTA, 17/06


8h - Impacto Pentecostal (Centro de Convenções);


19h - Concentração no Estádio Olímpico Edyr Proença, Mangueirão.

SÁBADO, 18/06


- Reconstituição da chegada de Berg e Vingren;


- Marcha do Dia do Centenário;


19h - Celebração musical do Centenário no Mangueirão;


23h - Vigilhão do Centenário (Centro de Convenções).
DOMINGO, 19/06


- “Batismo do Centenário.”

Edital de Convocação

Audiência Pública sobre o Aterro Sanitário em Marituba

Sema realiza audiência pública para apresentação do estudo de impactos ambientais da Central de Processamento e Tratamento de Resíduos Sólidos de Marituba.
 
Dia 16/06/2011

Local Paroquia Menino Deus
Na Praça Matriz na BR as 09:00 Horas

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Marchas da maconha


Com o aval do Supremo Tribunal Federal (STF), as marchas da maconha podem agora ser organizadas livremente em todo o País. Proibir as manifestações públicas em favor da descriminalização da droga configura, no entendimento dos ministros do STF, violação às liberdades de reunião e de expressão.

Por decisão do STF, proferida nesta quarta-feira, 15, o Estado não pode interferir, coibir essas manifestações ou impor restrições ao movimento. A polícia só poderá vigiá-las e tão somente para garantir a segurança e o direito dos manifestantes de expressarem suas opiniões de forma pacífica.

COTIDIANO VIOLENTO

Os noticiários dessa semana foram violentos demais. Não deu para deixar para lá e seguir em frente. Os meios de comunicação do Pará registraram uma alta na taxa de criminalidade, surpreendente até para os mais acostumados com esse cotidiano. Assassinatos e assaltos ocorreram em casas, nos bancos, supermercados, praças, na periferia e no centro de Belém, em municípios pacatos e até em embarcações. Nossos rios estão se transformando em vias perigosas para a população que não tem outro meio de transporte em muitas regiões.

Para mim, esse aumento da violência é um dado preocupante e me parece reflexo de uma realidade moderna, avançada que marginaliza e coloca em situação degradante tantos pobres. Não dá para entender os números. O governo diz que tirou da miséria milhões de brasileiros, e todos nós pensamos que o olho da violência está nos bolsões de miséria. Assim, eliminando a pobreza, a violência diminuiria. Não é o que está acontecendo. A criminalidade está acelerada em todo o Brasil e também entre nós – não só em Belém, mas também no meio rural. Forças federais estão no Estado para ajudar no combate à violência no campo. Não tenho conhecimento de estudos dos pesquisadores especialistas na área social, mas acredito que todos gostariam de ter resposta sobre o que está acontecendo. Se o governo diz que a qualidade de vida do nosso povo hoje é melhor, por que tem crescido tanto a criminalidade? Existe manipulação desses dados? Estão encobertos, disfarçados ou mal interpretados?

No meu entendimento, toda essa modernidade, todos os equipamentos ultramodernos colocados à disposição da população por um preço acessível, se dividido nas eternas prestações, levam todo tipo de informação às classes menos favorecidas. Aparelhos de tevê de última geração transmitem imagens do conforto e bem-estar que existem no mundo afora. Isso é assistido em barracos miseráveis. É um choque cultural. Há um estímulo ao consumo desmedido e nós não sabemos como fica a cabeça de um jovem muito pobre, por exemplo, quando olha ao seu redor e tudo é muito diferente, porque lhe faltam roupas, sapatos, comida e um lar equilibrado. Então, aí temos a sociedade de contraste, cujo debate ultrapassa os limites do governo, e que está muito além da própria educação formal da escola. A sociedade inteira precisa discutir e absorver a sua reeducação social que aponta para novos conceitos de convivência fraterna e de tolerância. Nós não desejamos esse tipo de sociedade moderna, inovadora, de primeiro mundo, que convive com a miséria que leva à violência galopante, cada vez pior, e que obriga o grupo que tem mais poder aquisitivo a se isolar em conjuntos habitacionais cercados de segurança dentro das cidades, mas que depois de seus muros, estão as populações mais pobres, miseráveis, sem o básico. Os mais ricos devem se preocupar muito mais com isso porque não adianta tanta sofisticação e riqueza se isso não pode ser usufruído. Esse choque social, que precisa de estudos urgentes, atinge a todos. A violenta realidade impede – pobres e ricos – de usufruir as praças, de ir ao banco sacar dinheiro, de viajar de barco, de ir a festas, ou mesmo de andar pelas ruas. A sociedade moderna tem que romper com esse quadro. O que todos queremos é uma sociedade humana e justa, porque o caminho do homem não é o isolamento e sim a incorporação de todos os segmentos nas melhorias do mundo.

No meio disso tudo, entretanto, existem milhares de exemplos espalhados pelo Brasil de homens, mulheres, jovens e crianças que, apesar de viverem em ambientes hostis, de extrema miséria, na rua, no abandono, sem nenhuma estrutura social, e que todas as probabilidades indicam que o caminho a seguir seja o do crime, o da contravenção ou das drogas, essas pessoas, esses heróis conseguem furar, quebrar todos os bloqueios e se tornam exemplos de sucesso de vida. Nem sempre isso significa riqueza, mas felicidade, bem-estar. Isso precisa ser proclamado, dito muitas vezes, porque esses cidadãos são grandes exemplos. Talvez isso seja exceção, talvez não, pois não há estudos sobre o assunto. Mas a minha constatação é de que a maioria dos pobres é esmagada pela cruel realidade da falta de oportunidade de trabalho, educação, saúde e tudo mais.

É claro que todo tipo de ação que o governo faça para diminuir a violência é necessário. Mas enquanto não houver estudos, debates e o envolvimento de toda a sociedade, nós não vamos acabar com esse terrível cotidiano.

JADER BARBALHO

*Texto originalmente publicado no jornal Diário do Pará no dia 12 de Junho de 2011.

No Blog do Miro..

Solicitei através de requerimento na CMA ,que a Rede Celpa resolva os constantes problemas de queda de energia em Ananindeua ...

....

Faltam 199 dias para acabar o ano..

Setran recupera malha viária da PA-150

A rodovia PA-150, uma das mais importantes vias de escoamento de produção do complexo da malha viária paraense está sendo recuperada pela Secretaria Estadual de Transportes (Setran). Várias frentes de trabalho estão atuando nos trechos considerados mais críticos, aproveitando as condições climáticas favorecidas pelo fim das chuvas na região amazônica. A rodovia PA-150 dá acesso a dezenas de municípios das regiões sul e sudeste do Pará, sendo ainda a via de integração ao complexo da Alça Viária e à rodovia BR-316, além da Região Metropolitana de Belém.

As ações estão concentradas entre os municípios de Goianésia do Pará e Jacundá, mas devem avançar por praticamente toda extensão da rodovia partindo do município do Moju até Marabá, de onde a rodovia passa a ser uma rodovia federal, a BR-155, seguindo até Conceição do Araguaia, última cidade paraense antes da fronteira com o Estado de Tocantins. O trecho federalizado ainda foi assumido pelo DNIT, e por isso, necessita de atenção.

A decisão em recuperar os pontos críticos da PA saiu em maio deste ano, quando o secretário estadual de Transportes Francisco Melo, o “Chicão”, percorreu os 68 quilômetros da Alça Viária, que durante o governo passado não recebeu manutenção adequada. As frentes de trabalho estão fazendo operação “tapa-buraco” para recuperação da camada alfáltica e das pontes em concreto, algumas delas com sério risco de desabamento, em função do tráfego pesado de caminhões com cargas diversas. Os primeiros trechos que estão recebendo recuperação estão situados entre as cidades do Moju, Goianésia, Tailândia, Nova Ipixuna e Jacundá.
(Agência Pará)

Nuvem de cinzas diminui e voos são retomados no Brasil

A intensidade da nuvem de cinzas vulcânicas sobre o território brasileiro diminuiu, segundo informou a Força Aérea Brasileira (FAB) na noite de ontem. Com isso, as companhias aéreas começaram a retomar os voos internacionais do Brasil para os países vizinhos.

Vacinação

A Prefeitura de Ananindeua inicia, no próximo sábado (18), às 8 horas, a primeira etapa da Campanha de Multivacinação contra paralisia infantil (Poliomielite). O evento de abertura será no Centro de Referência em Educação Infantil Essência Ananin – CREI, localizado na Rua Vitória no Distrito Industrial.
A multivacinação é realizada todos os anos em duas etapas. A 1ª fase acontece de 13 a 30 junho.

IV Fórum TCE-PA e Jurisdicionados: Inscrições abertas.

Abertas as inscrições para o IV Fórum TCE-PA e Jurisdicionados. Neste ano o tema do evento será, “O Tribunal de Contas do Estado do Pará e os Desafios para a Promoção do Controle Social.

Com a presença do presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Benjamim Zymler, que será responsável pela palestra magna “Democracia e Controle Social”, o encontro pioneiro no âmbito dos TC’s em todo o Brasil, irá reunir nos seus três dias especialistas, jurisdicionados, profissionais liberais e estudantes.

Com suas palestras e oficinas, novamente o Fórum irá proporcionar aprendizado, troca de experiências e interação entre a Corte de Contas, seus jurisdicionados e a sociedade.

Maracanã será liberado para visitações noturnas

O torcedor brasileiro terá uma atração a mais na já diversificada cidade do Rio de Janeiro. A partir de agora, o Maracanã, fechado para as reformas visando à Copa de 2014, será liberado também para visitações noturnas. A idéia da iniciativa é fazer com que o visitante possa acompanhar toda a transformação que envolverá o principal palco do próximo Mundial. A informação é do "Jornal da Globo".

Conferência Municipal de Saúde debate SUS em Ananindeua

“Todos usam o SUS! SUS na seguridade social – Política Pública, Patrimônio do povo Brasileiro” esse será o tema debatido nos dias 15, 16 e 17 de junho na 11ª Conferência Municipal de Saúde, realizada pela Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria de Saúde. O evento será no auditório do seminário Pio X com abertura nesta quarta-feira (15), às 17h.

Reintegração de Isnard à PRF

Foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (15) uma portaria que reintegra o ex superintendente da Polícia Rodoviária do Pará, Isnard Ferreira, à corporação. Ele foi demitido no dia 29 de março deste ano por responder processo administrativo, desde 2005 por irregularidades, entre eles o processo que apura as condições de armazenamento de veículos apreendidos durante a gestão do policial federal.

Capacitação

AL acata regra da transparência sobre servidores

Os servidores públicos estaduais de todos os órgãos da administração direta e indireta do Pará terão sua função e lotação expostas em um portal, além da remuneração, a fim de dar transparência ao serviço público, conforme emenda acatada pela Comissão de Fiscalização Orçamentária e Financeira (CFFO) da Assembleia Legislativa.
 
A emenda foi proposta pelo Observatório Social de Belém (OSdeBelém) e apresentada por seis deputados, mas foi rejeitada durante a primeira análise da comissão, sob a alegação de que o artigo 55 da Constituição Estadual já prevê que a remuneração dos servidores públicos seja pública para qualquer cidadão ter acesso. No total, a CFFO acatou inicialmente 35 das 116 emendas apresentadas à LDO. “Houve um equívoco e nós revimos a posição e resolvemos acatar as emendas que tratam da transparência”, justificou o relator da matéria, deputado Martinho Carmona (PMDB).

terça-feira, 14 de junho de 2011

MEC APROVA CAMPUS DA UFPA EM ANANINDEUA

AGORA A POUCO, EM SEU TWITTER, O PREFEITO HELDER BARBALHO ANUNCIOU:
EXTRA:Aprovado pelo MEC o Campus da UFPA-Ananindeua e a Universidade do Sul e Sudeste do Pará. Agora só falta Pres.Dilma bater o martelo.

Registro

Na festa Mulher Padrão 2011 quem marcou presença foi o casal Marcos Matos e Eliane Feline.

BACANA-Coluna Domingo - 12 de Junho

Aconteceu no último dia 02 de Junho no Hotel Sagres, uma das mais importantes premiações do Estado, O Mulher Padrão do Pará 2011, que encontra-se em sua 30ª edição. O Evento reconhece as mulheres empreendedoras do Pará pelo destaque em suas profissões e trabalho desenvolvido junto à sociedade. A premiação é realizada através do Conselho de Profissionais do Estado do Pará. 
Elieth Braga - Secretária Municipal de Educação de Ananindeua.

Hemopa promove campanha no Shopping Castanheira

Dias 14 e 15 o Hemopa realizará campanha de doação voluntária de sangue no Shopping Castanheira, de 10 às 20h. A meta é de 100 coletas por dia. Desde o dia 2 deste mês, o hemocentro já realizou oito ações externas com as duas unidades móveis em parceria com instituiçõs públicas e privadas, em pontos estratégicos da Rergião Metropolitana de Belém.

Limpeza

No último sábado, também foi realizado o Mutirão de Limpeza na Cidade Nova VI. As equipes atuaram na WE 76 até a WE 82, entre as Sns 23 e 24. A ação foi promovida das 8 às 14 horas, com serviços de desobstrução de valas, bueiros e capina de ruas, calçadas, canteiros e passarelas, e retirada de entulhos.
 
Esta é uma iniciativa do poder público que envolve também a comunidade. “Estou retirando lixo e ajudando os rapazes a manter a rua limpa e agradável”, disse a dona de casa e aposentada, Álida da Costa, de 60 anos. O Mutirão de Limpeza já atendeu, em 2011, moradores da Cidade Nova IV, Cidade Nova II, Distrito Industrial, Guajará, Júlia Seffer entre outros.

Curso de Formação de Aquaviário

Na última sexta-feira (10), foi realizado o encerramento do Curso de Formação de Aquaviário, promovido pela Prefeitura de Ananindeua, em parceria com a Capitania dos Portos. Cerca de 30 ribeirinhos do município participaram do curso que teve o objetivo de habilitar para a melhor condução de pequenas embarcações, proporcionando-os conhecimentos básicos de primeiros socorros a bordo, regras de navegação, prevenção da poluição no meio aquaviário, entre outros. O evento integrou a VII Semana do Meio Ambiente de Ananindeua.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Arquibancada do Castelão é implodida para obra da Copa

Cerca de 500 kg de explosivos foram responsáveis pela implosão de parte do estádio Castelão na manhã do último domingo (12). O estrondo aconteceu pontualmente às 9 horas e foi acompanhado por centenas de moradores do entorno do estádio.
 
Para recordar, em 4 de agosto de 2002, o time Bicolor Paraense conquistava a Copa dos Campeões em cima do Cruzeiro, em partida no Castelão, na capital do Ceará.

Ananindeua participa de ação do Programa de Nacional de Segurança Pública com Cidadania

A partir dessa segunda-feira (13), o bairro do Icuí recebe uma operação conjunta das Policias Federal, Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e Departamento Municipal de Transporte e Trânsito de Ananindeua. A área foi escolhida devido os altos índices de violência e por ser um bairro que faz parte do chamado Território de Paz do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).

25 anos do Arraial do Pavulagem

A dois metros do chão a visão era de uma avenida tomada por cores, música e diversão. Foi assim, suspensos com pernas de pau, que alguns integrantes do Arraial do Pavulagem deram início aos arrastões deste ano.

Além de celebrar o tradicional evento junino, a data de ontem teve um gosto especial: foi o aniversário de 25 anos da instituição.

Plebiscito

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Ricardo Lewandowski, informou que está sendo preparado para a primeira quinzena de dezembro o plebiscito que vai definir se haverá divisão no Estado do Pará para a criação de outros dois estados: do Tapajós e Carajás.

Projeto Aluno Nota 10 premia 300 em Ananindeua

Na manhã de ontem, no Seminário São Pio X, 300 alunos da rede municipal de ensino de Ananindeua foram contemplados com prêmios e certificados do Projeto Aluno Nota 10, ação de iniciativa da prefeitura do município para homenagear os alunos que mais se destacam nas atividades escolares de cada bimestre. “Buscamos valorizar os nossos exemplos dentro de uma análise pedagógica que inclui assiduidade, desempenho e participação familiar, buscando a integração de professores, alunos e pais”, destaca o prefeito de Ananindeua, Helder Barbalho.

A premiação é feita por modalidade e por escola, e leva em consideração critérios como as notas das avaliações, disciplina, participação e a assiduidade dos pais ou responsáveis nas atividades da escola, um dos pontos mais importantes na avaliação do estudante. “O Aluno Nota 10 é um programa que incentiva a participação da família na escola. Ele premia os alunos, mas tem o foco de fazer com que os pais estejam mais presentes na vida escolar do filho”, destaca a secretária de Educação de Ananindeua, Elieth Braga.

Ainda segundo ela, desde a implantação do projeto, em março de 2009, a educação evoluiu bastante no município. “Hoje ocupamos o primeiro lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) na Região Metropolitana de Belém e o segundo lugar no Estado. Vamos dar continuidade ao projeto, fazendo com que ele continue criando nos alunos essa competitividade positiva, pra que eles busquem se empenhar cada vez mais e melhorar as notas”, afirma.

A secretária disse ainda que a evasão nas escolas de ensino fundamental do município diminuiu consideravelmente. “Hoje temos 3,7% de evasão. Esse índice é espetacular. Antes do prefeito assumir, esse número era de 16%”, garante Elieth. Desde que foi criado, o projeto já premiou mais de 1.500 estudantes. Além de medalhas e diplomas, os alunos recebem prêmios em dinheiro no valor de R$ 300 e aparelhos de DVD e MP4. Na grande festa do projeto, que acontece no ano que vem, os estudantes que mais se destacaram durante todo esse ano, ainda poderão ser presenteados com o cartão Aluno Nota 10.

Através de parcerias com a classe empresarial do município, o cartão proporciona ao estudante e sua família descontos na hora de fazer compras. A rede possui convênio com farmácias, padarias e comércios em geral. O cartão também dá desconto no Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU). Estudante da terceira série, Alana Maciel ganhou o título de Aluna Nota 10 pela quarta vez. Ela diz que a premiação é uma meta constante e que por conta disso se prepara com muito estudo e não falta nenhum dia de aula.

“Eu sinto muita alegria. Quero sempre ganhar. Acho legal a gente ganhar prêmio do prefeito”, pontua. Na rotina escolar de Alana, o incentivo e acompanhamento da mãe, a dona de casa Ângela Maria, tem sido fundamental.

“Sempre que ela chega do colégio mando tirar uma hora do dia pra estudar e fazer o dever de casa. Acho (o projeto) um bom incentivo para o aluno estudar e ter mais interesse pelos estudos”, conta Ângela. “Esse é um evento nota 10, não só pelo incentivo do aluno, mas porque criou um vínculo maior entre as escolas e a secretaria. O rendimento melhorou 100%”, analisa a professora Eivana Almeida.

“Se todas as gerações tivessem tido essa oportunidade, parte da nossa atual realidade seria diferente. Estamos investindo no futuro, preparando esses alunos com competitividade para a vida e para o mercado. Mas, acima de tudo, estamos formando cidadãos”, disse o prefeito Helder Barbalho.

MELHORIA
Muito além da premiação, o projeto Aluno Nota 10 também coloca em prática ações de melhoria na infraestrutura física, informatização, capacitação dos professores, construção e reforma das escolas do município.

(Diário do Pará)-Sexta-Feira, 10/06/2011

Independente de Tucuruí

Em uma partida emocionante, o Independente de Tucuruí empatou a partida contra o Cametá e chegou ao título do segundo turno do Campeonato Paraense.

O título credencia o Galo Elétrico para a disputa da final do campeonato contra o Paysandu, e também para a disputa da Série D do Brasileirão e da Copa do Brasil de 2012.

Presidente do Remo não descarta negociar o Baenão

Ainda atordoado com a dura realidade em que está o Remo, o presidente da instituição, Sérgio Cabeça, fala em recomeço com a reestruturação não apenas do elenco de futebol, mas de todo o clube. Com a promessa de modernizar a máquina do Leão, Cabeça não descarta nem a famigerada venda do estádio Evandro Almeida, que já deu tanto o que falar na gestão passada, e conta que as propostas têm chegado, mas que ainda as analisa.

Registro Forró do Begot

O Forró do Begot que aconteceu no último sábado na Associação Atlética Banco do Brasil(AABB)em Ananindeua. Cerca de 2 mil pessoas se divertiram ao som das agitadas bandas Senta Peia, Beto e Leno e Forró bom de Farra.

domingo, 12 de junho de 2011

MINISTÉRIO PÚBLICO PUBLICA NOTA DE DESAGRAVO

NA SEXTA FEIRA, 10, O COLEGIADO DE PROCURADORES DE JUSTIÇA DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO PARÁ, LANÇOU EM SEU PORTAL NOTA DE DESAGRAVO EM FAVOR DOS PROCURADORES, GERALDO ROCHA, EDUARDO BARLETA DE ALMEIDA E LORENA BARBOSA EM RAZÃO DA REPORTAGEM PUBLICADA NO O LIBERAL EM 05 DE JUNHO DE 2011, A NOTA ESTÁ PUBLICADA NA EDIÇÃO DESTE DOMINGO (12) NO JORNAL DIÁRIO DO PARÁ. ABAIXO LEIA A NOTA NA ÍNTEGRA

NOTA DE DESAGRAVO

10/06/2011 às 14:39

O COLÉGIO DE PROCURADORES DE JUSTIÇA DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO PARÁ vem a público, por deliberação aprovada à unanimidade na 3ª Sessão Extraordinária ocorrida em 09/06/2011, DESAGRAVAR o Procurador de Justiça Dr. GERALDO DE MENDONÇA ROCHA e o atual Procurador-Geral de Justiça, Dr. ANTÔNIO EDUARDO BARLETA DE ALMEIDA, que no dia 05 de junho de 2011 foram injusta e absurdamente ofendidos por reportagem publicada no jornal O LIBERAL, com afirmações ofensivas à honra pessoal e à dignidade funcional dos Procuradores de Justiça acima identificados, da Procuradora de Justiça, Dra. UBIRAGILDA DA SILVA PIMENTEL e da Promotora de Justiça, Dra. LORENA DE MOURA BARBOSA, também citadas de forma leviana na referida reportagem

Nem a repórter que assina a matéria, nem mesmo o jornal que a publicou, tiveram a cautela de, como mandam as regras do bom jornalismo, ouvir, e publicar na mesma oportunidade, a versão ou a defesa dos ofendidos.

Obviamente, a reportagem era destituída de qualquer fundamento, uma vez que foi expressamente desmentida em Notas de Esclarecimentos emitidas, na data de 6 de junho de 2011, por todos os Promotores de Justiça integrantes do GEPROC e da Promotoria de Direitos Constitucionais e Criminal que conduzem a apuração dos fatos, e pela Promotora de Justiça, Dra. LORENA DE MOURA BARBOSA, que necessitou repetir os esclarecimentos também em 07 de junho de 2011, por terem sido desvirtuadas as suas explicações dadas no dia anterior.

Reproduziu, inclusive, o referido jornal, meras conjeturas sobre a possível caracterização de suposto crime funcional imputável aos Procuradores de Justiça GERALDO DE MENDONÇA ROCHA e ANTÔNIO EDUARDO BARLETA DE ALMEIDA em razão da nomeação da Promotora de Justiça LORENA DE MOURA BARBOSA.

A Procuradoria-Geral de Justiça, através do Dr. ANTÔNIO EDUARDO BARLETA DE ALMEIDA, na qualidade de Procurador-Geral de Justiça em exercício, proferiu decisão datada de 16/12/2008, contrária ao interesse do grupo de candidatos do qual fazia parte LORENA DE MOURA BARBOSA, que objetivavam as suas reclassificações na lista de aprovados do XI Concurso de Ingresso na Carreira do Ministério Público do Estado do Pará.

O mesmo grupo de candidatos recorreu a este Colégio de Procuradores de Justiça que, nos termos do voto do relator, decidiu, à unanimidade, em 10 de junho de 2009, reformar a decisão do Procurador-Geral de Justiça, em exercício, entendendo que os candidatos poderiam, sim, ser remanejados para o fim da lista de classificação, nos termos da Lei nº 5.810/94, com as modificações introduzidas pela Lei nº 7.071, de 24 de dezembro de 2007 (DOE de 28/12/2007), até porque o Edital do XI Concurso de Ingresso na Carreira do Ministério Público do Estado do Pará permitiria que os requisitos fossem comprovados quando do momento da posse, e pelo fato da decisão do Supremo Tribunal Federal proferida nos autos da autos da Reclamação nº 4906, não ter excluído os candidatos da lista de aprovados do concurso em questão, tendo-se limitado à suspender as liminares que garantiam reserva de vaga, e revogação de eventual ato de posse, se tivesse ocorrido, pois, naquele momento, não haviam preenchido os requisitos.

O COLÉGIO DE PROCURADORES DE JUSTIÇA DO MINSITÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO PARÁ reconhece, portanto, a legalidade da nomeação da referida Promotora de Justiça, e sua posse após reclassificação para o final da lista dos aprovados, quando, então, já preenchera os requisitos de atividade jurídica, sem prejuízo da nomeação e posse de nenhum outro candidato, como, aliás, é costumeiro em todas as esferas da Administração Pública em virtude das leis federais e estaduais.

A manifestação pública utilizada pela reportagem do Jornal O LIBERAL, numa tentativa vã de deslegitimar os membros do Ministério Público do Estado atinge a toda Instituição, que, como é sabido, não está afinada a interesses particulares ou político-partidários, agindo os senhores Promotores e Procuradores de Justiça com total independência funcional na busca da concreção de sua atividade-fim, como decorrência expressa da Constituição da República.

Belém-PA, 10 de Junho de 2011

COLÉGIO DE PROCURADORES DE JUSTIÇA DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO PARÁ

TUNEL ALAGADO


HOJE O TUNEL DO ENTRONCAMENTO AMANHECEU INTERDITADO PELA PRF, A ALEGAÇÃO É DE QUE O ALAGAMENTO NA PARTE MAIS BAIXA TEM CAUSADO DIVERSOS ACIDENTES, INCLUSIVE HOJE DEMADRUGADA HOUVE DOIS, UM COM GRAVIDADE FAZENDO VÍTIMA.
AOS DOMINGOS PELA MANHÃ O TRÂNSITO COSTUMA FLUIR BEM NAQUELA ÁREA DANDO FOLGA AOS MOTORISTAS QUE SOFREM A SEMANA TODA COM O ENGARRAFAMENTO QUE, POR VEZES, ATINGE MARITUBA.
TOMARA QUE SE CONSIGA RESOLVER LOGO ESTE PROBLEMA, SE NÃO A SEGUNDA VAI COMEÇAR CHEIA DE TRANSTORNOS PARA QUEM UTILIZA A BR PARA CHEGAR EM BELÉM.