sábado, 25 de junho de 2011

Edição eletrônica

Em breve estaremos disponibilizando a edição eletrônica de nossa revista em nossa página.

Arrastão contra as drogas reúne 12 mil pessoas

Uma passeata promovida pela igreja Quadrangular juntou cerca de 12 mil pessoas em frente aos Ginásio Abacatão em Ananindeua. A intenção do movimento é tentar retirar pessoas do mundo das drogas.
Dois trios e aproximadamente 50 carros se juntaram com as mais de 10 mil pessoas que percorreram pelas ruas de Ananindeua.
A Polícia Militar, a Guarda Municipal de Ananindeua e uma ambulância de apoio da Secretaria de Saúde, acompanharam o evento, que começou às 15h e tem previsão para terminar às 19h, na praça da Bília, em Ananindeua.
De acordo com a organizadora do evento, pastora Ray Tavares, este é o 9º arrastão e neste ano o número de pessoas que acompanharam superou o do ano passado que contou com 10 mil pessoas.

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Corpus Christi no Mangueirão

]
DOM TEODORO A ESQUERDA DE DOM VICENTE ZICO
Verdadeira multidão compareceu hoje a tarde no Mangueirão para presenciar a celebração eucarística em homenagem a Corpus Christi, durante a cerimônia, houve a apresentação de Dom Teodoro Mendes Tavares para a comunidade católica, como novo Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belém. Seja bem vindo Dom Teodoro.

É CAMPEÃO!

Ontem, o paraense, nascido e criado em Ananindeua, Paulo Henrique Ganso, se sagrou campeão da Copa Libertadores da América de 2011 defendendo a camisa (10) do Santos Futebol Clube.
Em homenagem a seu estado natal, logo após o término do jogo, em meio as comemorações Ganso vestiu uma camisa com as cores e o desenho da bandeira do Pará, homenageando seu Estado natal.
A atitude, bastante comentada pelos narradores do jogo, demonstrou o reconhecimento de Ganso por sua terra natal. Parabéns, pelo título e pela atitude.

INTERESSANTE.

O CRAVO NÃO BRIGOU COM A ROSA
Texto de Luiz Antônio Simas
Chegamos ao limite da insanidade da onda do politicamente correto.
Soube dia desses que as crianças, nas creches e escolas, não cantam mais O cravo brigou com a rosa. A explicação da professora do filho de um camarada foi comovente: a briga entre o cravo - o homem - e a rosa - a mulher - estimula a violência entre os casais. Na nova letra "o cravo encontrou a rosa debaixo de uma sacada/o cravo ficou feliz /e a rosa ficou encantada".
Que diabos é isso? O próximo passo é enquadrar o cravo na Lei Maria da Penha.
Será que esses doidos sabem que O cravo brigou com a rosa faz parte de uma suíte de 16 peças que Villa Lobos criou a partir de temas recolhidos no folclore brasileiro?
É Villa Lobos, cacete!
Outra música infantil que mudou de letra foi Samba Lelê. Na versão da minha infância o negócio era o seguinte: Samba Lelê tá doente/ Tá com a cabeça quebrada/ Samba Lelê precisava/ É de umas boas palmadas. A palmada na bunda está proibida. Incita a violência contra a menina Lelê. A tia do maternal agora ensina assim: Samba Lelê tá doente/ Com uma febre malvada/ Assim que a febre passar/ A Lelê vai estudar.
Se eu fosse a Lelê, com uma versão dessas, torcia pra febre não passar nunca. Os amigos sabem de quem é Samba Lelê? Villa Lobos de novo. Podiam até registrar a parceria. Ficaria assim: Samba Lelê, de Heitor Villa Lobos e Tia Nilda do Jardim Escola Criança Feliz.
Comunico também que não se pode mais atirar o pau no gato, já que a música desperta nas crianças o desejo de maltratar os bichinhos. Quem entra na roda dança, nos dias atuais, não pode mais ter sete namorados para se casar com um. Sete namorados é coisa de menina fácil.
Ninguém mais é pobre ou rico de marré-de-si, para não despertar na garotada o sentido da desigualdade social entre os homens.
Dia desses alguém [não me lembro exatamente quem se saiu com essa e não procurei a referência no meu babalorixá virtual, Pai Google da Aruanda] foi espinafrado porque disse que ecologia era, nos anos setenta, coisa de viado. Qual é o problema da frase? Ecologia, de fato, era vista como coisa de viado. Eu imagino se meu avô, com a alma de cangaceiro que possuía, soubesse, em mil novecentos e setenta e poucos, que algum filho estava militando na causa da preservação do mico leão dourado, em defesa das bromélias o u coisa que o valha. Bicha louca, diria o velho.
Vivemos tempos de não me toques que eu magôo. Quer dizer que ninguém mais pode usar a expressão coisa de viado ? Que me desculpem os paladinos da cartilha da correção, mas isso é uma tremenda babaquice. O politicamente correto é a sepultura do bom humor, da criatividade, da boa sacanagem. A expressão coisa de viado não é, nem a pau (sem duplo sentido), ofensa a bicha alguma.
Daqui a pouco só chamaremos o anão - o popular pintor de roda-pé ou leão de chácara de baile infantil - de deficiente vertical . O crioulo - vulgo picolé de asfalto ou bola sete (depende do peso) - só pode ser chamado de afrodescendente. O branquelo - o famoso branco azedo ou Omo total - é um cidadão caucasiano desprovido de pigmentação mais evidente. A mulher feia - aquela que nasceu pelo avesso, a soldado do quinto batalhão de artilharia pesada, também conhecida como o rascunho do mapa do inferno - é apenas a dona de um padrão divergente dos preceitos estéticos da contemporaneidade. O gordo - outrora conhecido como rolha de poço, chupeta do Vesúvio, Orca, baleia assassina e bujão - é o cidadão que está fora do peso ideal. O magricela não pode ser chamado de morto de fome, pau de virar tripa e Olívia Palito. O careca não é mais o aeroporto de mosquito, tobogã de piolho e pouca telha.
Nas aulas sobre o barroco mineiro, não poderei mais citar o Aleijadinho. Direi o seguinte: o escultor Antônio Francisco Lisboa tinha necessidades especiais... Não dá. O politicamente correto também gera a morte do apelido, essa tradição fabulosa do Brasil.
O recente Estatuto do Torcedor quer, com os olhos gordos na Copa e 2014, disciplinar as manifestações das torcidas de futebol. Ao invés de mandar o juiz pra pqp e o centroavante pereba tomar no. . ., cantaremos nas arquibancadas o allegro da Nona Sinfonia de Beethoven, entremeado pelo coro de Jesus, alegria dos homens, do velho Bach.
Falei em velho Bach e me lembrei de outra. A velhice não existe mais. O sujeito cheio de pelancas, doente, acabado, o famoso pé na cova, aquele que dobrou o Cabo da Boa Esperança, o cliente do seguro funeral, o popular tá mais pra lá do que pra cá, já tem motivos para sorrir na beira da sepultura. A velhice agora é simplesmente a "melhor idade".
Se Deus quiser morreremos, todos, gozando da mais perfeita saúde. Defuntos? Não.
Seremos os inquilinos do condomínio Cidade do pé junto.
Abraços,
Luiz Antônio Simas
(Mestre em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e professor de História do ensino médio.
Colaboração José Carreira

terça-feira, 21 de junho de 2011

Quadra Junina de Ananindeua


Quadrilheiros, grupos folclóricos, coreógrafos e convidados participaram ontem, da cerimônia de entrega das subvenções da quadra junina de Ananindeua. Foram R$ 30 mil distribuídos a 50 agremiações, que participarão do XV Forrónindeua, promovido de 23 de junho a 03 de julho.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

GOVERNO DO ESTADO PUBLICA CALENDÁRIO DE PAGAMENTO

Começa na próxima sexta-feira (24), o pagamento dos servidores públicos do Estado do Pará. Por meio da Secretaria de Estado de Administração (Sead) o governo do Pará divulgou, nesta segunda-feira (20), o calendário de pagamento dos servidores estaduais. A folha contemplará primeiramente os pensionistas militares e civis, em seguida será a vez dos inativos civis e os que recebem pensões especiais. O início será na próxima sexta-feira, 24, e segue até o dia 30 do mês de junho. A remuneração será feita na seguinte ordem:
Dia 24 (sexta-feira) - Inativos Militar e Pensionistas Civis e Militares.
Dia 27 (segunda-feira) - Inativos Civil e pensões especiais/ Sead.
Dia 28 (terça-feira) - Auditoria, Casa Civil, Casa Militar, Consultoria Geral, Defensoria, Gab-Vice, NGPR, Procuradoria Geral, Segov, Sepe, Sepaq, Seir, Sedect, Sead, Sefa, Sepof, Sagri, Sema, Secult, Sedurb, Seel, Seicom, Sejudh, Seop, Sespa, Seter, Setran e Secom.
Dia 29 (quarta-feira) - Bombeiros, Policia Civil, Policia Militar, Segup, Adepará, Arcon, Asipag, CDI, Ceasa, Cohab, CPC/ Renato Chaves, Detran, EGPA, Emater, FCG, FCPTN, FCV, Funcap, Funtelpa, Fapespa, Hospital de Clínicas, Hospital Ophir Loyola, Hemopa, IAP, Imep, Iasep, Igprev, IOE, Iterpa, Jucepa, Paraur, Prodepa, Santa Casa, Susipe, Uepa, Ideflor, Idesp e Loterpa.
Dia 30 (quinta-feira) - Seduc capital e interior.
fonte: SEAD

Associação dos Magistrados do Estado do Pará protesta e condena divulgação irresponsável e criminosa de notícia contra magistrados baseada em denúncia anônima, publicada em O Liberal.

Refletindo o total desequilibrio de seus proprietários, o Jornal O Liberal, vem repetidamente atacando pessoas e instituições. Se já não bastasse as diárias investidas contra os proprietários do Jornal Diário do Pará, seu concorrente, passou a atingir instituições e autoridades, exemplos não faltam, a ALEPA, O GOVERNO DO ESTADO, O MINISTÉRIO PÚBLICO, AS ÚLTIMAS PESSOAS FORAM MAGISTRADOS DE NOSSO ESTADO, o que propiciou imediata reação, conforme abaixo:

AMEPA - ASSOCIAÇÃO DOS MAGISTRADOS DO ESTADO DO PARÁ

NOTA DE REPÚDIO E DESAGRAVO
A Associação dos Magistrados do Estado do Pará, se pronunciando em nome de seus associados, Desembargadores e Juízes, da ativa e aposentados, torna público o seu mais veemente repúdio à notícia estampada em manchete da 3ª página do Caderno “Poder” do jornal “O Liberal”, edição de 18 de junho do corrente ano, sob o título “Estado burla concurso da Polícia Civil”, envolvendo os nomes do juiz de Direito Álvaro José Norat de Vasconcelos e dos desembargadores José Maria Teixeira do Rosário e Raimunda do Carmo Gomes Noronha, sendo esta a Presidente do Tribunal de Justiça de nosso estado, todos magistrados da mais ilibada e irrepreensível conduta, com um passado íntegro de excelentes serviços prestados ao Poder Judiciário paraense.
Ao protestar e condenar essa irresponsável e criminosa notícia, que abriga a torpeza da denunciação anônima, típica dos covardes que desejam enlamear cidadãos de bem sem a coragem de assumir a autoria das acusações, esta Associação manifesta ao povo paraense sua total perplexidade ante a descabida guarida que um órgão de imprensa, que se autoproclama defensor da moralidade pública e exige transparência dos Poderes Públicos, permita que se utilize de meios sórdidos e ignominiosos para atacar a honorabilidade de quem representa um dos Poderes que são pilares da democracia brasileira.
Exigimos, mais do que desculpas e retratações, que a direção de “O Liberal” promova a responsabilização da autoria desse achincalhe e, doravante, procure ser ético, diligente e cuidadoso na apuração dos fatos dos quais venha dar conhecimento público, para não incorrer em aleivosias como esta.
Por fim, nos solidarizamos com os Excelentíssimos Senhores Juiz de Direito Álvaro José Norat de Vasconcelos e Desembargadores Raimunda do Carmo Gomes Noronha e José Maria Teixeira do Rosário, a quem desagravamos publicamente e reiteramos o respeito e o apreço que não são só nossos, mas que tem o respaldo de todas as demais autoridades constituídas e a própria sociedade paraense.
Belém (PA), 18 de junho de 2011

HEYDER TAVARES DA SILVA FERREIRA
Juiz de Direito – Presidente da AMEPA

Assembleia de Deus encerra programação do centenário da igreja

Uma grande festa marcou o encerramento das comemorações pelos 100 anos da igreja Assembleia de Deus, na noite deste sábado (18), no estádio olímpico do Pará, o Mangueirão. A multidão que participou do evento ocupou as arquibancadas, gerais, cadeiras e o gramado do estádio para assistir aos shows de cantores evangélicos e ouvir as palavras de diversos pastores, tendo à frente o presidente da congregação, pastor Samuel Câmara.

Secretário de transportes vistoria rodovias

O secretário de Estado de Transportes, Francisco Melo, o Chicão, percorreu as rodovias que interligam os municípios de Igarapé-Açu, Timboteua e Magalhães Barata no nordeste do Pará e verificou as condições das vias, acompanhado de prefeitos e vereadores da região.
Chicão e a prefeita de Igarapé-Açu, Sandra Usugui, o vice- Eduardo Belo e o presidente da Câmara de vereadores, Aluizio Paraíba, percorreram cerca de 30 quilômetros da PA-424, que nunca foi pavimentada, apesar de ligar duas importantes cidades como Timboteua e Igarapé-Açu e de sua importância histórica, pois, ela substituiu a estrada de ferro de Bragança.
Da antiga ferrovia ficaram apenas a caixa d’água que abastecia o trem e uma ponte de ferro fabricada por uma empresa francesa que transpõe o rio Maracanã e guarda muitas lembranças da época na qual a locomotiva cortava a floresta, saindo de Belém e levando cargas e passageiros até Bragança, promovendo desenvolvimento para todo nordeste paraense.
Há muito que os habitantes dos municípios de Timboteua e Iagaré-Açu aguardam a manutenção da ponte e a transformação dela em um ponto turístico, dado o valor histórico e por causa da estrutura vigorosa que resiste ao tempo e à falta de cuidados. Para completar, a ponte fica na localidade de Livramento, onde vivem cerca de 50 famílias remanescentes de quilombolas reconhecidas pelo governo. Na margem da estrada ainda tem a Agrovila São Luiz e mais adiante a rodovia dá acesso as localidades de Porto Seguro e Nova Olinda, alem de abrigar extensas plantações de dendê e açaí e ter vários empreendimentos agropecuários.
O secretário vistoriou ainda a PA-127, que está recebendo serviços de tapa buraco, imprimação e selante para oferecer melhor trafegabilidade até a cidade de Maracanã. Ele também seguiu pela PA-395, que foi construída pela Setran e está pavimentada e sinalizada deste o trevo da PA-127 até a cidade de Magalhães Barata. (Ascom Setran)

Cabral lamenta morte de namorada de filho em acidente na BA

O Governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, divulgou na manhã desta segunda-feira uma nota em que lamenta a morte de Mariana Noleto, namorada de um de seus filhos havia sete anos, em um acidente de helicóptero em Trancoso, na Bahia, na noite da última sexta-feira.
Na nota, Cabral afirma que a jovem "contagiou a todos nós com a sua leveza e alegria" durante os anos em que namorou seu filho Marco Antônio. Cabral também afirma que toda a sua família está triste com a tragédia e presta os mais profundos sentimentos à família de Mariana. Confira a íntegra da nota:

"Mariana Noleto fez parte da nossa família durante sete anos. Namorada de um dos meus filhos, Marco Antônio, ela contagiou a todos nós com a sua leveza e alegria. Estudante aplicada, filha cercada de amor e de amigos, Mariana trará sempre à lembrança todo o seu encantamento. A nossa família está triste e presta os mais profundos sentimentos à família da para sempre querida Mariana. Estendo os sentimentos e lamento às famílias dos demais passageiros do helicóptero que sofreu a queda na noite de sexta-feira, 17/6, na praia de Ponta de Itapororoca, em Porto Seguro (BA)".

SIGILO ETERNO

A expressão “é segredo de estado” nunca foi tão apropriada para o momento. Depois de viver por mais de duas décadas sob a ditadura militar, que matou, torturou e deixou terrí­veis marcas em uma geração, o Brasil pode ter documentos oficiais de sua história mantidos eternamente ocultos nos porões sem endereços e sem nomes. O governo passado havia proposto mudança na lei do sigilo, com 25 anos para documentos ultrassecretos e a possibilidade de renovação por mais 25 anos. A Câmara dos deputados aproveitou a ocasião e retirou da lei o texto do sigilo eterno.

No vai e vem da burocrática caminhada das leis, dois ex-presidentes – Fernando Collor de Melo e José Sarney – , por razões óbvias, começaram a pressionar o governo a manter o tal artigo que trata dos arquivos secretos. A forte pressão levou o governo a solicitar que a matéria recebesse sinalização de urgência no senado federal. Graças à manifestações de entidades populares, de familiares dos desaparecidos no perí­odo da ditadura e até da ONU, o documento saiu do regime de urgência e pode ser discutido sem que a espada do governo esteja apontada para o Congresso.
O absurdo do tema viola todas as perspectivas de crescimento nacional, seja econômica, social ou polí­tica. É impossí­vel um povo evoluir sem conhecimento de sua história, sem saber a verdade. A lei já é dura para os cidadãos que até hoje procuram saber o que aconteceu no perí­odo recente dos governos militares. Imagine se a questão da ocultação histórica dos documentos for perpetuada. Até hoje as mães dos desaparecidos no Araguaia, aqui no Pará, choram por não saber dos restos mortais de seus filhos e de como morreram. Só isso já bastaria para que o governo brasileiro – se estivesse atento à ordem mundial sobre transparência – liberasse os arquivos para historiadores e pesquisadores ou qualquer cidadão.
Como no Brasil tudo depende dos acordos, e até a anistia foi negociada para que fossem restabelecidos os direitos polí­ticos e as eleições diretas, é possí­vel que voltem à cena velhos conchavos que têm por fim atrapalhar o avanço das ideias de que a sociedade hoje precisa. Em todo caso, o parlamento tem que estar alerta e se posicionar contra qualquer medida que nos leve à ignorância perpétua. Afinal, do que temos medo? Não bastam 50 anos de ocultação dos tais documentos ultrassecretos como proteção aos segredos de estado? O que pode, depois de 50 anos, mudar a ordem social e a posição brasileira no mundo? A história deve ser aberta, discutida, porque é melhor do que ser especulada. A história especulada pode levar a leviandades. Muitas figuras públicas têm seus nomes manchados por especulações que jamais são provadas de forma documental. Por outro lado, mitos históricos podem ser revelados como seres humanos que têm pecados. Que mal há nisso? O que não pode é a nossa história ser obra de ficção. O fato histórico tem que ser provado de forma cientí­fica.
Por todos esses detalhes é que até hoje não se discute nas escolas o processo que instaurou a Ditadura Militar e todos os seus famigerados Atos Institucionais (ou inconstitucionais), como o mais famoso deles, o AI-5. O Brasil tem de acordar para o século 21 e fazer sua catarse por meio do conhecimento de sua história. A sociedade brasileira não merece ser alienada por falta de informação.
JADER BARBALHO

*Texto originalmente publicado no jornal Diário do Pará no dia 19 de Junho de 2011.

domingo, 19 de junho de 2011

Forrónindeua

PARABÉNS ASSEMBLÉIA DE DEUS

ONTEM, DURANTE TODO DIA FORAM GRANDES AS MANIFESTAÇÕES COMEMORATIVAS AOS 100 ANOS DE FUNDAÇÃO DA IGREJA ASSEMBLEIA DE DEUS.
COMO CRISTÃOS, PARABENIZAMOS TODA COMUNIDADE EVANGÉLICA QUE TEM BONS MOTIVOS PARA COMEMORAR, AFINAL OS COMENTÁRIOS DÃO CONTA DE QUE A, CARREATA PROMOVIDA ONTEM PELA MANHÃ, TINHA CERCA DE 50.000 CARROS, A MAIORIA ENFEITADOS E LOTADOS DE EVANGÉLICOS QUE LOUVAVAM O ACONTECIMENTO. ENQUANTO ISSO, NOSSO ARCEBISPO METROPOLITANO, ACOMPANHAVA MEMBROS DA OAB EM VISITA AO MP PARA QUE FOSSEM TOMADAS PROVIDÊNCIAS, QUE JÁ ESTÃO EM ANDAMENTO, CONTRA OS ATOS DE CORRUPÇÃO ACONTECIDOS NA ALEPA.
POR ISSO QUE A CADA DIA O REBANHO CATÓLICO DIMINUI E OS EVANGÉLICOS AUMENTAM, NINGUÉM TEM NOTÍCIAS DA PRESENÇA DE PASTORES EM MOVIMENTOS SOCIAIS.
É PRUDENTE A APURAÇÃO E A PUNIÇÃO DOS ENVOLVIDOS, PORÉM, O SACERDOTE CATÓLICO DEVERIA ESTAR MAIS PREOCUPADO COM OS FIÉIS QUE ESTÃO MINGUANDO. NÃO SERIA MAIS PRODUTIVO CONSTRUIR DENTRO DA IGREJA CATÓLICA UMA FORMA DE EFETIVAMENTE REALIZAR EVENTOS QUE CONFORTASSEM O ESPÍRITO DAQUELES QUE PROCURAM A IGREJA? É BOM REFLETIR SOBRE ESTE CONTRAPONTO? ENQUANTO ASSEMBLEIANOS MOSTRAM E FESTEJAM A FÉ, NOSSA IGREJA LUTA CONTRA A CORRUPÇÃO. E ONDE FICA A PREPARAÇÃO ESPIRITUAL? NOS PARECEU FORA DO CONTEXTO, EM RAZÃO DO MP JÁ ESTAR TOMANDO TODAS AS PROVIDÊNCIAS PARA APURAR E PUNIR. SOMOS CATÓLICOS E ESPERAMOS QUE NOSSA IGREJA SE RENOVE URGENTEMENTE, NÃO APENAS PARA AS QUESTÕES SOCIAIS, MAS SIM, COM A PREOCUPAÇÃO COM O LADO ESPIRITUAL. PRECISAMOS DISTO, QUEM PROCURA A IGREJA QUER CONFORTO ESPIRITUAL E PAZ. DEIXEMOS PARA AS AUTORIDADES CONSTITUÍDAS PARA TAL, A APURAÇÃO DOS LAMENTÁVEIS FATOS OCORRIDOS NO PODER LEGISLATIVO, QUE OS SACERDOTES PREGUEM RELIGIÃO.

QUE BELA TARDE JUNINA EM BELÉM!

Ministro Moreira Franco confirma presença no II Congresso Paraense de Municípios


O ministro Moreira Franco, da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, confirmou presença no II Congresso Paraense de Municípios. Ele participará do primeiro dia do evento como palestrante do tema “Política Nacional e o Novo Marco Jurídico da Regularização Fundiária: Impactos e Desafios para o Desenvolvimento dos Municípios Paraenses”.

O Congresso, que é promovido pela Famep, suas Associações e Consórcios, ocorrerá de 30 de junho a 2 de julho, no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. Além de mobilizar os prefeitos do Pará, o evento também é destinado a vice-prefeitos, parlamentares municipais, estaduais e federais, secretários estaduais e municipais, gestores e servidores públicos, além de representantes da sociedade civil.
Durante o Congresso, que tem como tema central “Em busca da Sustentabilidade”, as entidades municipalistas pretendem aprofundar os debates que estão na ordem do dia dos gestores locais. Estão previstas discussões nas áreas de meio ambiente, regularização fundiária, geração de emprego e renda, infraestrutura, educação, saúde e a criação de novos Estados no território paraense.
“Vamos debater essas questões sob a ótica do custo Amazônia. Quando os gestores pensarem em políticas públicas para nossa região, especialmente os do governo Federal, estes não podem esquecer nossas peculiaridades, do quanto somos diferentes e, por isso, devemos ser tratados de forma distinta. Nosso Congresso destacará essa diversidade, além de que proporemos alternativas para nosso desenvolvimento”, enfatiza o presidente da Famep, prefeito de Ananindeua Helder Barbalho.
Na abertura do evento, a Famep apresentará a Agenda Municipalista, documento formulado a partir das proposições feitas pelos prefeitos paraenses que participaram dos Seminários Regionais para o Desenvolvimento Integrado, promovido pela Federação de janeiro a março deste ano, nas doze regiões de integração do Estado.
Em seguida, acontecem as palestras “Municípios Verdes: Um Desafio a Todos os Gestores do Pará”, “Política Nacional e o Novo Marco Jurídico da Regularização Fundiária: Impactos e Desafios para o Desenvolvimento dos Municípios Paraenses” e “A Geração de Emprego e Renda como Vetor do Desenvolvimento Social”. No encerramento do primeiro dia, acontece a eleição e a posse da nova diretoria da Famep.
No segundo dia do Congresso, haverá as palestras “Investimentos em Infraestrutura nos Municípios Paraenses”, “Financiamento da Educação: Uma Equação a Ser Resolvida” e “O Financiamento da Saúde: Custo Amazônico”. Nesta última, foi convidado para integrar os debates o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
Para encerrar o evento, ocorrerá um grande debate sobre a “Criação de Novos Estados no Território Paraense”, para o qual foram convidados representantes do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Amat Carajás e Amut.