quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Ananindeua ganhará duas novas unidades de ensino




Mais educação de qualidade chegará às comunidades Carlos Marighella, no bairro Anita Gerosa e Unidos Venceremos, no Curuçambá, ambas em Ananindeua, região metropolitana de Belém. Ontem, o prefeito do município, Helder Barbalho, assinou duas ordens de serviço, dando início à construção de duas unidades de ensino para o atendimento de crianças dos dois bairros.

Na comunidade Carlos Marighella, será construído mais um Centro de Referência em Educação Infantil (Crei) do município, com mais de dez espaços, entre eles, oito salas de aula, dois berçários, sala de informática, espaço multimídia e área livre para lazer.

Meninos e meninas serão atendidos em regime integral e parcial, nos horários de manhã e tarde. “Isso é uma benção. Agora podemos ficar despreocupados, porque nossos filhos estarão estudando próximo de casa”, destacou a dona de casa Dayane Souza, mãe de um menino.

No bairro do Curuçambá, a Unidade de Ensino Infantil (Uei) Unidos Venceremos terá oito salas de aula, além de sala de informática e área de recreação. Anexo ao prédio, também será instalado um centro comunitário.

“A gente agradece ao prefeito Helder por ter esse olhar carinhoso pelos moradores do Curuçambá. O nosso bairro só tem recebido coisa boa da prefeitura”, agradeceu a moradora Lidiane Souza, mãe de um casal de crianças.

Ambas as unidades atenderão exclusivamente meninos e meninas moradores dos bairros onde funcionarão.

“O poder público tem mostrado a preocupação com a qualidade de vida dos moradores de Ananindeua. Teremos aqui não apenas mais uma escola e sim um Centro de Referência e uma Unidade de Ensino que oferecerão educação de qualidade às crianças desses dois bairros”, afirmou o prefeito Helder Barbalho. As obras já iniciam este mês e a previsão é que sejam inauguradas em julho de 2012.

(Fotos: Marco Santos) / (Diário do Pará)

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Força, Lula!


Os médicos já haviam recomendado ao ex-Presidente Luís Inácio Lula da Silva raspar a barba e o cabelo devido aos efeitos colaterais causados pela quimioterapia. Nesta quarta-feira, como os fios começaram a cair, Lula resolveu seguir a orientação. Dona Maria Letícia, ex-primeira-dama, é a responsável pelo novo visual.

Chamada Escolar 2011

No próximo dia 22, será promovido o dia “D” da Chamada Escolar. Durante todo o dia, pais ou responsáveis por crianças e jovens em idade escolar que estão fora da escola, deverão realizar o cadastro dos estudantes na unidade municipal de ensino mais próxima de sua casa. A “Chamada Escolar” é um levantamento do número de crianças, adolescentes e adultos que por algum motivo não estão estudando. O objetivo é recensear a população em idade escolar de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos.  A partir dos dados coletados será possível fazer um diagnóstico acerca da problemática educacional. Além disso, as informações orientarão as ações da gestão municipal e dos demais órgãos competentes, especialmente a organização do orçamento público, com vistas à superação do déficit educacional existente no município. Para participar da “Chamada Escolar” basta comparecer  a uma unidade municipal de ensino, munido de documentos de identificação ou certidão de nascimento e comprovante de residência.

Concurso Público

O Tribunal de Contas do Estado realizará, em 2012, concurso público para o cargo de auditor. O edital foi publicado na edição de sexta, 11, do Diário Oficial do Estado. Serão ofertadas 04 (quatro) vagas, com vencimentos de R$21.705,86. Os interessados em participar do concurso devem possuir nível superior nas seguintes áreas: Direito, Ciências Contábeis, Economia, Finanças e Administração. 

As inscrições começam nesta quarta, 16, e estendem-se até o dia 15 de dezembro, podendo ser feitas no site www.aocp.com.br
 
Mais informações estão disponíveis também no site do TCE www.tce.pa.gov.br.   

MICRO-CRÉDITO PRODUTIVO ORIENTADO É APRESENTADO AOS EMPREENDEDORES

Na próxima quinta-feira (17), acontece um ciclo de palestras de apresentação do Micro-crédito Produtivo Orientado (MPO). O evento será realizado, às 10 horas, no auditório da Secretaria de Educação de Ananindeua. O MPO é uma nova parceria entre a Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria de Desenvolvimento de Ananindeua e o Banco do Brasil. Ele é mais uma nova linha de crédito voltada aos Empreendedores Individuais do município. A Secretaria de Educação fica na Av. Magalhães, nº 26, bairro da Guanabara, atrás do Líder da BR. 

Hemopa abre hoje para receber doações

Por conta do baixo estoque de sangue na Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), a coleta de doações funcionará normalmente neste feriado da Proclamação da República, de 7h30 às 18h.

Comissão da AL aprova doação de granja

Ainda este mês a Assembleia Legislativa concluirá o processo de autorização ao Executivo estadual para doação do imóvel da Granja do Icuí ao município de Ananindeua, onde será implantado o primeiro polo universitário público no local. Ontem, a Comissão de Justiça da AL aprovou por unanimidade a doação da área, conforme requer o projeto de Decreto Legislativo 16/2011. Os pareceres favoráveis dos deputados Martinho Carmona (PMDB) e Cássio Andrade (PSB) possibilitaram a matéria ser apreciada sem questionamentos, já que todos os deputados concordam que a doação tem um objetivo social de atender à população de Ananindeua, que ainda não dispõe de universidades públicas, apesar de ser a segunda maior concentração de habitantes do Pará.

 

          No local onde funcionava a residência oficial dos governadores do Estado, o município de Ananindeua apresentou projeto de implantação do polo universitário com previsão para concentrar campus das universidades do Estado (Uepa) e Federal (UFPA) e ainda do Instituto Federal Tecnológico do Pará (IFPA).

“Foi uma luta árdua e já temos recursos federais assegurados e à disposição do município e do governo estadual para implantar o projeto”, comemorou o deputado Eliel Faustino (PR), após aprovação na CCJ. Ele propôs aos deputados acelerar o processo de aprovação da matéria em plenário, a fim de que o polo universitário possa começar a funcionar já em 2012. “Este é um sonho que se tornará realidade em Ananindeua”, afirmou Faustino.

Em agosto, o prefeito de Ananindeua, Helder Barbalho (PMDB), se reuniu com o ministro da Educação, Fernando Haddad, e com a presidente Dilma Rousseff, onde foram assegurados recursos para a implantação dos campi do IFPA e também da UFPA em Ananindeua, a partir de emenda parlamentar da deputada federal Elcione Barbalho (PMDB). O modelo a ser implantado de multicampi foi proposto pelo prefeito Helder Barbalho (PMDB), em parceria com os dirigentes das universidades locais.

A GRANJA DO ICUÍ

A área da Granja do Icuí tem uma extensão de 23 hectares, onde serão instalados os polos universitários, com a previsão de absorver as demandas do próprio município e arredores.

(Diário do Pará)

Habitacional do Jaderlândia


Ainda este ano, mais de 1500 moradores de áreas alagadas serão alvo de um grande projeto de habitação em Ananindeua. O Habitacional do Jaderlândia, que dispõe de 330 apartamentos, está na fase de conclusão,  com pintura e instalações elétricas. A infraestrutura  do conjunto também conta esgoto sanitário, água, drenagem e pavimentação.

Famílias como a de seu José Raimundo Pantoja aguardam ansiosas a mudança para a nova moradia. “Com certeza, a vida de toda a minha família será melhor como a nossa casa. Sempre sonhei com uma moradia melhor para minha família, e em breve, esse sonho será realidade," afirmou o ajudante de pedreiro.

Cada apartamento possui dois quartos, sala, banheiro, cozinha, área de serviço e ainda espaços de lazerno conjunto. “O habitacional possui uma infraetrutura de qualidade e com certeza mudará a vida de muitas famílias. Esse é o primeiro a ser entregue. Ainda temos quatro habitacionais com as obras em andamento”, destacou o prefeito de  Ananindeua, Helder Barbalho.

"Nossa meta é concluir essas unidades em 2012, e promover mudança na vida de milhares de pessoas", concluiu o prefeito. O Habitacional possui recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Além de moradia digna, a Prefeitura executa obras de saneamento, como drenagem, terraplenagem e pavimentação em 14 vias do bairro do Jaderlândia e mais 26 ruas recebem esgotamento sanitário com investimentos próprios da Prefeitura.

Fonte: Assessoria de comunicação PMA

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Vestibular 2012

Neymar & Ganso

Permanência de Neymar anima Ganso, revela Muricy Ramalho

Na última semana, o Santos anunciou que Neymar irá continuar no clube até 2014. A permanência do camisa 11 não animou somente a torcida santista, mas também os jogadores. Segundo Muricy Ramalho, treinador da equipe, o meia Ganso gostou da notícia e pode permanecer por mais tempo no Peixe.

'Agora todo mundo está se animando com a presença do Neymar. O próprio Ganso, porque eles são como irmãos e estão o tempo todo juntos. Ele ficou muito contente também, e acho que agora nem pensa mais em sair', disse Muricy Ramalho no 'Arena SporTV' desta terça-feira.

O próprio treinador ressaltou que a permanência de Neymar o faz pensar em continuar por mais tempo no comando do clube, já que seu contrato vai até abril do próximo ano.

Sobre Ganso, Muricy acredita que o jogador pode ser um dos trunfos da equipe no Mundial de Clubes da Fifa, a ser disputado em dezembro, no Japão. Mas, destacou, que para o jogador ter um bom rendimento, precisa estar bem fisicamente.

"Ele é um cara que faz coisas diferentes, é o famoso 'pensador do time'. Mas vai ser sempre diferente quando ele estiver bem fisicamente."

Elogios a Neymar - Satisfeito com a permanência de seu principal jogador, Muricy não poupou elogios a Neymar e colocou o camisa 11 entre os três melhores jogadores do mundo, atrás somente de Messi e Cristiano Ronaldo.

'Se formos corretos, ele é o terceiro do mundo hoje. Ele é diferente, como é o Messi e o Cristiano Ronaldo.'

Segundo Muricy, Neymar amadureceu muito e mostrou que é um jogador que escuta bastante o treinador. Para ele, o jovem atacante 11 fez bem ao permanecer no Brasil, já que atuando em outros clubes, como o Real Madrid, poderia não ser utilizado da melhor maneira.

'Não sei se ele não teria problema no Real Madrid para jogar. Vai saber se ele não ia ficar muito preso, não sei se ele ia ter toda esta alegria', concluiu.

Fonte: GloboEsporte.com

Ophir diz que chegou a ser ameaçado por Jarbas

O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o paraense Ophir Cavalcante Júnior, afirmou ontem que a campanha agora movida contra ele pelo presidente deposto da OAB estadual, Jarbas Vasconcelos, e seus aliados, Eduardo Imbiriba de Castro e João Batista Vieira dos Anjos, o “João Índio” - que na sexta-feira passada ingressaram na 1ª Vara da Fazenda de Belém com ação popular, acusando-o de receber, há 13 anos, R$ 20 mil por mês como procurador licenciado do Estado, o que seria ilegal - é o desdobramento de “ameaças feitas contra mim para que agisse nos bastidores do Conselho Federal e tentasse impedir a intervenção na seccional”.

Em entrevista exclusiva ao DIÁRIO, Cavalcante voltou a negar que a remuneração mensal que recebe do Estado seja ilegal, acrescentando que a Procuradoria do Estado, para aprovar e depois prorrogar a licença remunerada, teria agido dentro da legalidade. Ele revela que Vasconcelos chegou a lhe dizer que se ocorresse a intervenção na OAB paraense, a “mortalha” não cairia somente sobre a cabeça dele.

Não aceitei as ameaças, partidas do próprio Jarbas, porque a Ordem não pode ter dois discursos, um para dentro e outro para fora da entidade”, disse Cavalcante. E lembrou que Eduardo Imbiriba, um dos que assinaram a ação contra ele, tentou impedir, na Justiça, em Brasília, que houvesse a sessão do Pleno do Conselho Federal que decidiu pela intervenção na seccional. Segundo Cavalcante, se o Conselho Federal tivesse rejeitado o pedido de intervenção e mantido Vasconcelos à frente da OAB estadual, não haveria nenhum processo contra ele. “Por que não fizeram isso antes da intervenção?”, questiona, enfatizando que o processo é apenas “retaliação”.

P: O que o senhor tem a dizer sobre a ação popular proposta por dois advogados, acusando-o de receber suposta remuneração ilegal do Estado?

R: Que isso é uma retaliação em razão da atitude por mim tomada de não interferir na decisão tomada pelo Conselho Federal de fazer a intervenção na OAB do Pará. Durante o período em que me afastei desse caso (impedimento motivado pelo regulamento geral da OAB em virtude da origem do presidente ser a mesma da entidade cuja diretoria era investigada por participação na venda de um terreno da OAB de Altamira, além de fraude na assinatura do vice-presidente da seccional) recebi várias ameaças. Elas diziam que se viesse a acontecer a intervenção ou qualquer medida disciplinar contra o presidente afastado, isso teria uma repercussão pessoal para mim. Essa repercussão seria a licença remunerada que eu recebo da Procuradoria Geral do Estado.

P: O senhor identificou de onde partiam as ameaças?

R- Sim, elas foram identificadas. Eram recados mandados pelo próprio presidente Jarbas Vasconcelos. Ele queria que eu usasse meu poder de presidente do Conselho Federal para impedir que o processo de intervenção fosse apreciado pelo Pleno do Conselho Federal. Eu estava submetido a uma vedação legal e não podia me manifestar sobre o processo de intervenção ou sobre qualquer outro processo da seccional paraense.

P: Então, o Jarbas Vasconcelos queria que o senhor agisse por debaixo dos panos para que não houvesse a intervenção?

R: Exatamente. O objetivo era esse. Houve uma pressão a nível nacional nesse sentido, através de várias pessoas, inclusive de partidos políticos ligados ao Jarbas, como o PT. Não quero dizer que era o PT como partido, mas algumas pessoas a ele filiadas, parlamentares do Pará, que fizeram contatos com os conselheiros. Acontece que a Ordem não é submetida a nenhum partido. Isso não deixou de ser uma agressão à nossa entidade. O objetivo era que a Ordem jogasse todas as acusações para debaixo do tapete, como se ela tivesse dois discursos, um para fora e outro para dentro da entidade. Jamais eu iria concordar com isso. Primeiro, porque estava impedido de me manifestar no processo, como de fato não me manifestei. Segundo, porque a Ordem não iria se calar, como nunca se calou, em circunstâncias como esta.

P: Afinal, a remuneração que o senhor recebe do Estado é ou não ilegal? Os advogados que entraram na Justiça afirmam que sim.

R: A licença foi autorizada pela Procuradoria Geral do Estado, pelo Conselho Superior da Procuradoria Geral do Estado, isso em diversos governos, inclusive durante o governo anterior (Ana Júlia Carepa, do PT). O procurador-geral do Estado (Ibrahim Rocha), também assinou a prorrogação da licença remunerada. Essa licença remunerada é baseada no artigo 95, da lei 5.810/94, que trata do regime jurídico único dos servidores do Estado. Essa licença assegura a remuneração ao servidor em desempenho de mandato em associação de classe no âmbito nacional.

P: Mas, na ação, os advogados alegam que a OAB não seria uma entidade classista e que, portanto, a licença remunerada seria contrária à legislação.

R: A lei fala em associação de classe de âmbito nacional. Ora, além das funções institucionais que a Ordem exerce, ela é uma entidade de classe. Isso é óbvio. E todos estão de prova, inclusive o povo do Pará, da minha dedicação em favor da advocacia e da cidadania neste país no exercício do meu mandato na OAB. Não há qualquer tipo de ilegalidade nessa remuneração. Aliás, essa matéria foi apreciada internamente dentro da Procuradoria Geral do Estado. Foram também feitas análises do processo a cada renovação, quando houve necessidade, e publicado no Diário Oficial.

P: Isso, porém, agora explodiu com força na mídia nacional.

R: Veja bem. Isso está vindo à baila nesse momento. E por que não veio antes? Exatamente porque se trata de uma retaliação devido à postura que tive de não transigir com nenhum tipo de improbidade que fosse praticada dentro da Ordem. Caso não tivesse havido a intervenção na OAB, certamente essa ação não teria sido ajuizada contra mim. O Jarbas me disse pessoalmente que essa mortalha não cairia somente sobre ele. No caso do advogado Eduardo Imbiriba, que assina a ação, ele ingressou na Justiça para tentar impedir a sessão do Conselho Federal que julgou o pedido de intervenção.

P: Caso a ação popular seja acolhida pela Justiça, a Procuradoria Geral do Estado estará em apuros, porque foi ela quem concedeu a licença. Os procuradores que assinaram a ação também poderiam ser processados.

R: Vou repetir: a licença é legal e não há qualquer novidade no Direito brasileiro com relação a isso. Todas as licenças foram publicadas no Diário Oficial do Estado e jamais foram contestadas por quem quer que seja. Agora é contestada com espírito de vingança por pessoas que não conseguem perceber a dimensão do trabalho que a Ordem desenvolve no Brasil. Lamento que isso esteja ocorrendo, mas a gente deve ter serenidade para administrar essas coisas.

P: O que o senhor diria para a sociedade paraense que tem acompanhado seu trabalho?

R: Que tenho procurado honrar meu mandato, defendendo bandeiras que são da cidadania brasileira. E vou continuar a fazer isso. Não será esse tipo de medida que irá calar a Ordem, nem seu presidente. Quero tranquilizar a sociedade paraense e afirmar que a retaliação contra mim será combatida no âmbito processual. A licença remunerada é perfeitamente legal e eu confio na Justiça do Pará, que vai declarar isso ao final do processo.

(Diário do Pará)

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Na OAB - Ex-aliados viram inimigos, após acusações mútuas

Jarbas (à esq.) e Ophir: agora, um acusa o outro de corrupção (Foto: Reprodução/Blog do Parsifal)

Jarbas Vasconcelos e Ophir Cavalcante Júnior passaram de aliados a inimigos. Afastado da Ordem dos Advogados do Brasil (seção Pará) pelo Conselho Federal da OAB, por suspeita de envolvimento com a venda irregular de terrenos da Ordem em Altamira, Jarbas, através dos advogados Eduardo Imbiriba de Castro e João Batista Vieira dos Anjos, o “João Índio”, agora acusa Ophir Cavalcanti Júnior, presidente nacional da OAB, de receber “licença remunerada ilegal”, no valor de R$ 20 mil mensais, do Estado.
Em maio deste ano, Jarbas e Ophir caminhavam juntos, de braços entrelaçados, durante a "Caminhada contra a Corrupção", como comprova a foto ao lado, reproduzida do blog do deputado Parsifal Pontes (PMDB). Na ocasião, Ophir afirmou: “Não é mais possível que pessoas que trabalhem de sol a sol e paguem seus impostos, sejam penalizados por quem se apossa do dinheiro público”. Em outubro, sete meses depois do evento, quando a OAB decidiu pela intervenção no caso da OAB-PA, o discurso de Jarbas sobre Ophir e a parceria vista na caminhada mudou.
Um dia após a decisão do Conselho Federal da OAB, que aprovou o afastamento de cinco diretores da Ordem no Pará e abertura de processo ético-disciplinar, Jarbas Vasconcelos falou sobre o caso e afirmou que há interesses políticos por trás da ação, lançando acusações contra Ophir. “Em 2006, ele demoliu a sede da OAB em Altamira sem qualquer autorização. Se eu sou processado por ter tentado vender um terreno, ele tem que ser processado também por ter acabado com a sede”. Na época, Ophir era presidente da OAB no Estado.
Fonte : DOL- Diário On Line

Fifa teria pedido à Dilma saída de Teixeira


O desgaste da imagem do presidente da CBF, Ricardo Teixeira, chegou a deixar a Fifa com um pé atrás com o dirigente. Pelo menos é o que diz o colunista Lauro Jardim da revista “Veja”. Segundo ele, o secretário-geral da entidade, Jérôme Valcke, pediu à presidente Dilma Rousseff que tirasse Teixeira do comando do Comitê Organizador Local da Copa-2014.

11/11/2011


No último dia 11/11/2011, foi realizado o casamento dos amigos Maurício e Lorenza Blanco Almeida.

Sucesso na nova etapa de vida!!!

Pesquisa Datafolha sobre divisão

54% é contra a divisão.

33% a favor.

8% não sabem.

Diabetes mata uma pessoa a cada dez segundos

No Dia Mundial do Diabetes, celebrado hoje, o foco da campanha global, pelo terceiro ano seguido, é orientar a população para prevenir a doença, que mata uma pessoa a cada dez segundos no mundo - conforme estatística da Federação Internacional de Diabetes, ligada à OMS (Organização Mundial da Saúde).
Estima-se que haja, pelo menos, 300 milhões de pessoas com diabetes em todo o mundo e no Brasil, são cerca de 11 milhões de portadores, segundo dados do Ministério da Saúde e de sociedades médicas.

O desconhecimento sobre o que é a doença, os sintomas e o tratamento tem sido um dos obstáculos para conter essa epidemia global. A própria federação internacional estima que metade das pessoas não sabe que tem diabetes.

•O Tribunal Regional Eleitoral fez um levantamento do número de jovens que devem votar, pela primeira vez, na consulta sobre a divisão do Pará. Veja!

Igarape Miri: PMDB debate rumos do Baixo Tocantins

No sábado pela manhã o PMDB realizou um grande encontro em Igarapé Miri, discutindo os problemas do município e ações necessárias ao Baixo Tocantins.

RESPONSABILIDADE FISCAL

Até o dia 18, os servidores de Ananindeua podem se inscrever no curso que abordará a Lei de Responsabilidade Fiscal. A capacitação será promovida pelo Instituto Escola de Governo de Ananindeua entre os dias 21 e 25 de novembro, das 13 às 18 horas, na sede do IEGA.

domingo, 13 de novembro de 2011

Círio de Bragança

Círio de Nazaré em Bragança

Há mais de um século os bragantinos veneram Nossa Senhora de Nazaré. Todo o segundo domingo de novembro, milhares de pessoas ganham as ruas da cidade de Bragança - nordeste do Pará - para homenagear a Virgem de Nazaré. O Círio de Bragança é considerado um dos três maiores eventos religiosos realizados no Pará, tamanha a devoção que os bragantinos têm em Nossa Senhora.

Dois dias antes da grande procissão, a imagem de Nossa Senhora é conduzida em uma carreata do centro da cidade até uma comunidade do Camutá. De lá, no sábado, véspera do grande dia, uma belíssima romaria fluvial retorna com a imagem da Virgem para Bragança, onde, na manhã de domingo, sai às ruas para receber as homenagens do povo bragantino. (Paratur)

Cigano nocauteia em 1min, fatura cinturão e dá show na festa de 'maioridade' do UFC

Júnior Cigano teve na madrugada deste domingo seu desafio mais difícil, mas precisou de apenas um minuto para provar seu valor. O catarinense conquistou o cinturão dos pesos pesados do UFC, em Anaheim, com um nocaute em apenas um minuto de luta. Contra o campeão da categoria, o norte-americano Cain Velásquez, o brasileiro acertou um cruzado de direita e levou ao chão seu rival, não dando chances ao dono da casa de reagir. Foi o encerramento do UFC on FOX, a estreia do evento nas TVs abertas dos EUA e na Rede Globo no Brasil, e aniversário da primeira edição, há exatos 18 anos.