quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Ananindeua amplia educação infantil e ensino fundamental




Os moradores do Conjunto Júlia Seffer, em Ananindeua, participaram no último dia (22) da assinatura das ordens de serviços para a construção de um Centro de Referência em Educação Infantil (CREI) e de uma Escola de Ensino Fundamental, que atenderão os moradores do Conjunto.

Na ocasião, o Prefeito Helder Barbalho, assinou também a ordem de serviço que dará início à construção de outro CREI na Comunidade Girassol, localizada em Águas Brancas.  Os CREI’s fazem parte do Projeto Próinfância, uma parceria entre a Prefeitura e o Governo Federal, que visa suprir a demanda de estudantes da educação infantil.

O Prefeito de Ananindeua, Helder Barbalho, destacou a importância de uma parceria entre poder público e população na melhoria da qualidade de vida. “Hoje, estamos dando início à realização de obras importantes para os moradores, que não seriam possíveis sem a participação da população. Vamos continuar contando com a parceria dos moradores e das associações”, afirmou.

A previsão de inauguração das obras dos dois CREIs e da Escola é junho de 2012.

PMDB pede tratamento igualitário para Jader

A Executiva Nacional do PMDB divulgou ontem, 23, manifesto em apoio ao presidente do partido no Pará e senador eleito, Jader Barbalho. A cúpula peemedebista pede que Jader receba tratamento isonômico ao dispensado aos demais casos decididos pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a partir do julgamento que invalidou a aplicação da Lei da Ficha Limpa para as eleições de 2010.
Em clima de revolta, os líderes do partido, entre eles o presidente do Senado, José Sarney (AP); o presidente nacional do PMDB, Valdir Raupp (RO); o ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Moreira Franco; os senadores Renan Calheiros e Eunício Oliveira; entre outros, acusaram alguns ministros do STF de estarem orquestrando uma operação política para reduzir o tamanho do PMDB no Senado.
“Qual é o grande jogo? Acabar com o PMDB. O Supremo tirou dois senadores do PMDB (Wilson Santiago e Gilvan Borges) e impede dois dos nossos de assumir (Jader e Marcelo Miranda). Não querem o PMDB grande no Senado. É uma coisa orquestrada. O Supremo está agindo politicamente para dar a vaga ao PT”, discursou o ex-senador e integrante da Executiva, Wellington Salgado (MG).
Segundo o ex-senador, há um movimento sendo articulado com ministros do Supremo para dar a vaga de Jader ao petista Paulo Rocha, terceiro colocado nas eleições para o Senado. “Ficou claro esse movimento absurdo de estarem enfraquecendo o PMDB. Há uma articulação sendo feita para dar a vaga ao terceiro colocado, uma decisão que deve ser considerada absurda e inaceitável”, destacou o senador eleito Jader Barbalho.
Para o presidente do PMDB, Valdir Raupp, e outras lideranças do partido, estão dando a Jader Barbalho um “tratamento diferenciado, usando dois pesos e duas medidas”, já que outros parlamentares enquadrados na Lei da Ficha Limpa já foram empossados. Raupp definiu a situação como “constrangedora”. “Queremos pelo menos tratamento igual para casos semelhantes”, protestou.
“O episódio está se transformando num caso de natureza política. O próprio Supremo já decidiu que a chamada Lei da Ficha Limpa não pode ser aplicada à eleição de 2010. Portanto, estou sendo punido por uma Lei que não existe. Todos já foram liberados, só o meu caso não. Posso ser punido por uma lei inexistente? Se meu direito não for assegurado como foi o de Cássio Cunha Lima (PSDB/PB) e Capiberibe (PSB/AP), poderá assumir em meu lugar o Paulo Rocha, alguém que não foi eleito. Isso é um absurdo que clama aos céus! O que é isso? O caso Jader Barbalho? Uma lei especial para mim?”, protestou o senador paraense.
SOLIDARIEDADE
O presidente do Senado, José Sarney, também manifestou sua insatisfação: “Se a Lei da Ficha Limpa não entrou em vigor para os outros, porque só no caso de Jader Barbalho ela é aplicada?”

Em março, o STF decidiu que a lei não deveria ter sido aplicada nas eleições de 2010, porque foi aprovada em junho, antes de completado um ano da eleição, o que contraria a Constituição. A decisão permitiu que a Corte liberasse o registro de Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) e João Capiberibe (PSB-PA), que também haviam sido barrados.
Como obtiveram votos suficientes para se eleger, Lima tomou posse no início de novembro e Capiberibe deve assumir no próximo dia 29.
A nota divulgada pelo PMDB lembra que Jader foi eleito com 1,8 milhão de votos, e que o desejo da população paraense deve ser respeitado. “O PMDB, por seu diretório nacional, confiante na Justiça, reafirma seu apoio ao senador Jader Barbalho, eleito em 2010 no Estado do Pará, com mais de 1.800.000 votos, para que receba tratamento isonômico ao dispensado aos demais casos decididos pelo Supremo Tribunal Federal”, diz a nota.
No dia 9 de novembro o STF retomou o julgamento de Jader Barbalho, que já havia terminado em empate no ano passado, ao ser julgado pelo Pleno do Supremo. Mais uma vez, com uma cadeira vaga após o pedido de aposentadoria da ministra Ellen Grace, o julgamento terminou empatado, com cinco votos para cada lado. O presidente do STF, ministro Cesar Peluso, suspendeu o julgamento sem chegar a uma decisão.
O assunto será retomado com a chegada de Rosa Maria Weber, indicada pela presidente Dilma Rousseff para o lugar de Ellen Grace. Desta forma, a Corte voltará a ter 11 ministros. Mas antes, a nova ministra precisa passar por sabatina no Senado, marcada para o dia 30. Jader disse que vai aguardar a posse da nova ministra e a retomada do julgamento, antes de tomar outra decisão jurídica.

>> Leia a nota na íntegra

Em reunião hoje realizada, o Partido do Movimento Democrático Brasileiro decidiu:

- O PMDB, desde os tempos de MDB, tem pautado sua trajetória à luz de seu compromisso com as instituições republicanas e democráticas e ao fortalecimento, à harmonia e à independência dos Poderes da República;

- Para o PMDB é incontroversa a obediência aos Poderes, em especial a observância e o acatamento às decisões do Supremo Tribunal Federal, guardião da Constituição da República, é ao mesmo tempo obrigação e direito de todo o cidadão brasileiro. Especialmente dos integrantes dos quadros dos Poderes;

- O Supremo Tribunal Federal no dia 23 de março deste ano decidiu que a “Lei da Ficha Limpa” não poderia ser aplicada às eleições de 2010. Como tal, um comando que impõe a observância para todos os brasileiros;

- À luz da decisão da Corte Guardiã da Constituição, muitos candidatos eleitos em 2010 buscaram e lograram tomar posse nos cargos para os quais foram eleitos, em todo o território nacional;

- A inobservância, até esta data, da referida decisão do Supremo Tribunal Federal, diante de idêntico pedido do Senador peemedebista Jader Barbalho, fere a jurisprudência consolidada naquela Egrégia Suprema Corte;

- O PMDB, por seu Diretório Nacional, confiante na Justiça, reafirma seu apoio ao Senador Jader Barbalho, mais votado nas eleições de 2010 no Estado do Pará, com mais de 1.800.000 votos, para que receba tratamento isonômico ao dispensado aos demais casos decididos pelo Supremo Tribunal Federal.

Brasília, em 23 de novembro de 2011.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

AL aprova multicampi na Granja do Icuí

A Assembleia Legislativa aprovou por unanimidade o projeto de Decreto Legislativo 106/2011, que autoriza o Executivo estadual a alienar, mediante doação, o imóvel da Granja do Icuí, área que pertence ao patrimônio estadual, para ser repassado ao município de Ananindeua, onde será implantado o primeiro polo universitário público da cidade. O projeto já havia sido aprovado na Comissão de Justiça da AL, também por unanimidade, com pareceres favoráveis dos deputados Martinho Carmona (PMDB) e Cássio Andrade (PSB). Os deputados definiram que a doação tem um objetivo social de atender à população de Ananindeua, que ainda não dispõe de universidades públicas, apesar de ser a segunda maior concentração de habitantes do Pará.

O projeto será implantado pela Prefeitura de Ananindeua em parceria com o governo estadual e governo federal, com previsão de concentrar os campi das universidades estadual (Uepa) e federal (UFPA) e do Instituto Federal Tecnológico do Pará (IFPA).

Em agosto, o prefeito de Ananindeua, Helder Barbalho (PMDB), se reuniu com o ministro da Educação, Fernando Haddad, e com a presidente Dilma Rousseff, onde foram assegurados recursos para a implantação dos campi do IFPA e também da UFPA em Ananindeua, a partir de emenda parlamentar da deputada federal Elcione Barbalho (PMDB). O modelo a ser implantado de multicampi foi proposto pelo prefeito em parceria com os dirigentes das universidades locais.

A área da Granja do Icuí tem 23 hectares, onde serão instalados os polos universitários com a previsão de absorver a mão de obra do próprio município e arredores.

Município ganhará mais três escolas

Ontem também houve boas notícias para a educação fundamental em Ananindeua. Foi autorizado o início das obras da construção de um Centro de Referência em Educação Infantil (CREI) e de uma Escola de Ensino Fundamental que atenderão os moradores do Conjunto Júlia Seffer.

Na ocasião, o prefeito Helder Barbalho assinou também a ordem de serviço que dará início à construção de outro CREI na Comunidade Girassol, localizada em Águas Brancas. Os CREIs fazem parte do Projeto Pró-infância, uma parceria entre a Prefeitura e o Governo Federal, que visa suprir a demanda de estudantes da educação infantil.

“Até que enfim alguém olhou por nós. Essa escola vai ser uma bênção para todos. Moro a dez minutos de onde vão construir a escola e vou matricular meus netos nela”, destacou a moradora Cremilda Quintanilha, de 58 anos.

Helder Barbalho destacou a importância da parceria entre poder público e população na melhoria da qualidade de vida. “Hoje, estamos dando início à realização de obras importantes para os moradores, que não seriam possíveis sem a participação da população. Vamos continuar contando com a parceria dos moradores e das associações”, afirmou.

A previsão de inauguração das obras dos dois CREIs e da escola é para junho de 2012. (Diário do Pará)

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Autorizadas obras de mercado em Ananindeua


O Prefeito de Ananindeua, Helder Barbalho, assinou, na tarde de segunda-feira (21), a ordem de serviço para iniciar as obras do novo mercado do Distrito Industrial. Com investimento de R$ 3.531.280,00 proveniente de emenda parlamentar da deputada Elcione Barbalho, o novo mercado beneficiará cerca de 200 feirantes.

Localizado na avenida Zacarias de Assunção, principal rua do bairro, o mercado será dividido entre barracas e boxes, adaptados para os diversos seguimentos, como hortifruti, pescado e açougue, entre outros. Os trabalhos devem começar em 15 dias, com prazo para entrega de oito meses.
A obra representa uma grande mudança para os trabalhadores do local, já que o último mercado construído foi há 20 anos, pelo então governador Jader Barbalho. “Essa obra vai trazer muitos benefícios para todos nós que dependemos desse lugar para sobreviver. O prefeito está atendendo nossa reivindicação. Agora teremos um local adequado e com segurança para trabalhar”, afirmou Antônio Soares, feirante no local há 25 anos.

“Um mercado com toda infraestrutura é uma antiga reivindicação dos moradores. Além de fazer todo o ordenamento dos feirantes, vai resolver o problema de trânsito na área”, destacou o prefeito Helder Barbalho.

Na próxima segunda-feira (28), os feirantes serão remanejados para dois galpões com toda infraestrutura necessária e barracas padronizadas, alugados pela Prefeitura de Ananindeua, onde ficarão até a entrega do novo mercado. 

(Diário do Pará)

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Mercado do Distrito Industrial





O Bairro do Distrito Industrial será contemplado com mais uma ação da Prefeitura de Ananindeua.

Na tarde de hoje o Prefeito Helder Barbalho juntamente com o Secretário de Infraestrutura Paulo Sérgio Gomes assinaram a ordem de serviço da construção do Mercado.

Aqui fica o registro de Parabéns ao nosso Prefeito, que tanto tem feito para melhorar as condições de vida do povo Ananin.


Acidente deixa dois feridos no túnel do Entroncamento

Um acidente envolvendo seis veículos deixou dois feridos dentro do túnel do Entroncamento, no Km 0 da Rodovia BR-316, na manhã desta segunda-feira (21). Segundo a Polícia Rodoviária Federal, uma das vítimas tem estado grave. O túnel está interditado para passagem de veículos.

Ainda de acordo com a PRF, o acidente envolveu um caminhão, um ônibus e seis carros menores. Ainda não há detalhes sobre as vítimas, que já foram encaminhadas para hospitais na área.

Com o choque, o tráfego de veículos dentro do túnel foi suspenso e desviado pela pista de cima.


Agentes da PRF estão no local, orientando motoristas.

MÁ EDUCAÇÃO

MÁ EDUCAÇÃO

20 de novembro de 2011

Avassaladores são os dados publicados pelo Ministério da Educação sobre a qualidade do ensino superior no país. Dos 4.143 mil cursos avaliados em 2010 pelo Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, o Enade, quase 600 não conseguiram resultado satisfatório, e 1.115 ficaram sem conceito. Só 58 cursos tiveram conceito de excelência. A avaliação, que vai de 1 a 5, segue os critérios do resultado do Enade, o conjunto dos professores e o projeto pedagógico. O resultado foi fartamente comentado pela mídia, debatido e criticado por docentes que veem no MEC o principal responsável pela má qualidade do ensino superior porque este assunto já se arrasta por anos: o total das instituições reprovadas é de 683. Dessas, 226 foram reprovadas pela 4ª vez consecutiva.



Apesar de o governo federal ter anunciado que vai supervisionar as piores escolas, com punição de fechamento, se for o caso, e ainda cortar 50 mil vagas de vestibulares ofertadas principalmente nos cursos de saúde, administração e ciências contábeis, pesquisadores dizem que nada disso resolve a delicada situação da educação. A facilidade para se abrir uma faculdade em qualquer esquina do país, em qualquer espaço e com qualidade duvidosa, é a mesma que se tem para abrir uma quitanda de frutas. Há muito tempo, sabe-se que as universidades que estão alastradas no Brasil contratam professores com mestrado ou doutorado, que recebem salários apenas para “emprestar” nomes para uma exigência do MEC. A ideia que tínhamos de uma faculdade, ou do rigor de seus professores, qualificados e preocupados com a formação do profissional, acabou. Hoje, por uma quantia acessível ou até, quem sabe, uma bolsa educacional, o cidadão consegue o nível superior exigido nas empresas ou em concursos.



Há algumas boas surpresas: das 158 instituições com melhor desempenho, 81 são públicas e 77 são privadas. A Unicamp é a melhor universidade do Brasil, apesar da USP não ter participado da avaliação. Dos estabelecimentos com grau insatisfatório, 640 são privados e 43 públicos.



No Pará, das 31 instituições avaliadas, apenas metade conseguiu o grau satisfatório, mas nenhuma conseguiu a nota máxima.



Assisti pela televisão a um debate entre professores qualificados que questionaram e criticaram as ações que o MEC deve tomar em relação às instituições sem qualidade. Os professores disseram que a educação virou um grande negócio e que o governo não se preocupa o bastante para colocar um fim na situação. O aluno representa dinheiro. A oferta de vagas e as facilidades devem ser fiscalizadas com rigor pelo governo. Não podemos mais colocar profissionais sem preparo num país que precisa evoluir e melhorar seus índices sociais. As universidades devem ser um centro de formação profissional com garantia de qualidade tanto na grade curricular obrigatória quanto na preparação do jovem que vai enfrentar uma realidade cruel e desigual. Todos querem ser atendidos por bons profissionais e melhores seres humanos. As escolas superiores têm que estar comprometidas com a evolução do mundo. Imagine o dano que uma formação universitária ruim pode causar à sociedade e ao indivíduo? É só olhar em volta e conferir o descaso, a incompetência e a insensibilidade espalhados por todo canto.



Comentários de alunos sobre a falta de confiança que a sociedade tem no Ministério da Educação, não são dos melhores. As seguidas trapalhadas nas provas do Enem, a ineficácia das medidas, ou ainda a inércia dos órgãos educacionais em relação à educação, principalmente no que se refere a investimentos consideráveis, têm levado o Ministério e o próprio governo federal ao caminho do descrédito. Todos os anos é a mesma coisa. As coisas estão ruins, vão melhorar no ano que vem. O importante é continuar sendo a 7ª economia do mundo, embora o Brasil tenha bons resultados em apenas 8% das suas instituições de ensino. Já está comprovado que nenhum país consegue evoluir sem investir em educação. E educação de qualidade. China, Índia e Coréia do Sul, entre outros, exibem hoje patamares elevados de desenvolvimento, como oferta de emprego e melhora na qualidade de vida, depois de eleger a educação como prioridade.



Jader Barbalho

*Texto originalmente publicado no Jornal Diário do Pará no dia 20 de Novembro de 2011.

Processo Seletivo 2012/1

Aproximadamente 2.000 pessoas concorreram a 950 vagas no Processo Seletivo 2012/1 da Escola Superior Madre Celeste – ESMAC, que ocorreu ontem, pela manhã. O curso mais disputado foi Direito, seguido de Educação Física e Enfermagem.

Segundo a Diretora Geral, Professora Nilse Pinheiro, “o Processo Seletivo transcorreu de forma tranqüila e organizada.

O listão será divulgado na quarta-feira dia 23 de Novembro às 14h por meio de emissoras de rádio.

Confira o Gabarito no site: www.esmac.com.br