sábado, 3 de dezembro de 2011

Venda de bebida alcoólica está proibida no plebiscito



No próximo dia 11 de dezembro, data em que os paraenses irão as urnas para decidir se o Estado deverá ou não ser desmembrado com a criação de um ou dois novos estados (Carajás e Tapajós), será proibida a venda ou fornecimento gratuito de bebidas alcoólicas por estabelecimentos comerciais e por vendedores ambulantes.

 
A proibição vale de 8h às 18 horas do domingo (11). A portatia 455 que trata sobre o assunto foi publicada, nesta sexta-feira (2), no Diário Oficial do Estado.

Hélio da Mota Gueiros

A Estrada do 40 Horas ganhou novo nome. O Prefeito Helder Barbalho sancionou no último dia 29 de novembro a Lei n° 2.534 que altera o nome da via para Avenida Governador Hélio da Mota Gueiros, no trecho compreendido entre a Avenida Mário Covas e as margens do Igarapé 40 Horas. Esta é uma homenagem do município à história e às contribuições deste político para a população de Ananindeua e do Pará.

Projeto de lei ampliará benefício


A Deputada Elcione Barbalho (PMDB/PA), conseguiu assegurar, também aos catadores de mariscos em geral, o benefício ao seguro desemprego na época do defeso. Projeto de sua autoria foi aprovado pela Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados e segue para tramitação conclusiva nas duas últimas comissões da Casa.

O Ministério do Trabalho já concede o benefício à categoria, mas, de acordo com a justificativa da proposta de Elcione, é importante que essa garantia conste em lei para manter a regularidade na oferta do benefício. A deputada paraense lembrou que esta é uma questão cultural, já que os catadores de mariscos – ou marisqueiros, como são chamados – não se consideram “pescadores profissionais”, conforme prevê a Lei nº 10.779, de 25 de novembro de 2003

O texto aprovado foi o substitutivo da relatora, deputada Nilda Gondim (PMDB-PB), ao Projeto de Lei 4129/08, da deputada Elcione Barbalho. Na redação do texto original, ficou garantido o seguro-desemprego para catadores de siris e guaiamuns. A deputada Nilda incluiu no texto a concessão do pagamento aos catadores em geral, desde que ocorra a decretação oficial, pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), do período de defeso.

O outro projeto de Elcione Barbalho, que estende o benefício do seguro desemprego aos catadores de caranguejo, já está em fase final de tramitação, na Comissão de Assuntos Sociais do Senado Federal. Tão logo seja aprovado, o projeto será encaminhado para a presidente da República, Dilma Rousseff, para a regulamentação e transformação em Lei.

APELO
O assunto foi discutido ontem durante o I Seminário do Caranguejo-Uçá, realizado em Belém, onde a deputada Elcione Barbalho expôs o projeto de lei. Elcione contou que a ideia do projeto partiu de uma solicitação feita pelos próprios catadores de caranguejo, do município de Quatipuru, um dos maiores produtores de caranguejo do Pará.

“Essa é uma profissão que passa de pai para filho. Na época do pedido havia o registro de cata de caranguejos pequenos, até impróprios para o consumo”, afirmou a deputada. De acordo com Elcione, apesar da lei 10.779 já contemplar também o catador (que seria entendido como pescador artesanal), a categoria não se sentia incluída. “O catador não se reconhece na lei”, ressaltou. O projeto deve beneficiar catadores de caranguejo de todo o país.

O período de defeso de atividade pesqueira é fixado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em relação à espécie marinha, cuja captura o pescador e o catador se dediquem. O seguro defeso é como um seguro-desemprego pago pelo Governo Federal a pescadores.

O I Seminário do Caranguejo-Uçá no Pará foi promovido pela Secretaria de Estado de Pesca e Aqüicultura (Sepaq) e estava incluído na programação do XVII Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca, que se encerrou ontem em Belém.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Cité

Para os amantes da boa gastronomia é um prato cheio; já para os boêmios, um copo. Assim pode ser definido o Cité, o novo bar/restaurante que abre suas portas hoje (01.12), na movimentada Wandenkolk. O intuito dos donos é exatamente esse: oferecer ao público uma harmonização entre os bons pratos e petiscos e uma carta de cervejas nacionais e importadas.

Chama a atenção a variada carta de drinks e cervejas. São diversos rótulos para que a cervejinha com os amigos se torne uma experiência única. Entre as opções estão a Eisenbahn, a holandesa Amstel, Budweiser, a Erdinger e Stella Artois. Já os pratos são exclusivos e foram preparados pelo chef Eduardo Amaral.

Na decoração, destaque para as paredes com ilustrações da artista Drica Simões.

A noite de abertura terá set do DJ Rommel.

O Cité fica na Wandenkolk, 195, entre Senador Lemos e Municipalidade.






quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Ananindeua e Belém fiscalizam ambulantes na BR 316




Na última terça-feira (29), as Prefeituras de Ananindeua e de Belém trabalharam juntas para coibir a ação dos vendedores ambulantes que insistem em permanecer nas laterais da Rodovia BR 316. A ação começou às 5 horas e contou com a participação da Polícia Rodoviária Federal (PRF), das Guardas Municipais, das Secretarias de Desenvolvimento e de Transporte e Trânsito de Ananindeua, de Economia de Belém, além da Companhia de Trânsito de Belém. 

Fonte:

Assessoria de comunicação P.M.A

Parabéns!

Charles pode deixar o cargo na Tartaruga

O Ananindeua não vive um bom momento. É o 7º colocado na primeira fase do Parazão e corre sério risco de ser rebaixado à “Segundinha”. Foi um dos times que trocou de comando no decorrer da competição: Carlinhos Dornelles foi substituído por Charles Guerreiro na antevéspera da partida contra o Bragantino, pela 5ª rodada. Mesmo assim, nada de reação.

Charles Guerreiro se mostra bastante chateado com a situação. Mesmo com respaldo da diretoria por ter assumido no meio do Parazão, o treinador está constrangido com a má campanha. “Eu tenho uma história no clube. Comecei minha carreira de técnico aqui, em 2006, e tivemos uma campanha épica. Não quero manchar isso”, conta.

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Ananindeua avança na Educação

O Prefeito Helder Barbalho, assinou hoje mais uma ordem de serviço para a construção de uma escola no conjunto Sabiá, avançando na ampliação da cobertura das Educações Infantil e Fundamental em Ananindeua.

Obrigado bravos construtores do Habitacional Jaderlândia!

Esta é a mensagem deixada por nosso Prefeito Helder Barbalho, em seu Blog aos bravos construtores do Habitacional Jaderlândia!

Ananindeua que agradece!

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

ESMAC Campeã da 38ª Taça Brasil

 
A Esmac/Ananindeua (PA) é a campeã da 38ª Taça Brasil Correios de Futsal Adulta Masculina – 1ª Divisão. O título paraense foi conquistado neste domingo (27/11), depois de uma vitória por 6 a 0 sobre o Horizonte (CE), no ginásio Luís Eduardo Magalhães, em Paulo Afonso (CE), na final da competição.

O título coroa a melhor equipe da competição. Em seis jogos, os paraenses empataram uma vez e venceram cinco vitórias, incluindo um triunfo sobre o próprio Horizonte, ainda na primeira fase. A Esmac teve ainda o melhor ataque, com 29 gols marcados.

Além disso, o time garantiu ao Pará uma vaga na Divisão Especial da próxima temporada, pois, de acordo com o regulamento, as duas melhores equipes garantem aos respectivos estados o acesso. Assim, o Horizonte, apesar da derrota, também tem motivos para comemorar, já que subiu o Ceará.

 

Urnas são lacradas para plebiscito no Pará


Funcionários realizaram, nesta segunda-feira, a lacração das urnas eletrônicas que serão utilizadas na Região Metropolitana de Belém para o plebiscito do Pará, no dia 11 de dezembro, no galpão do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) em Ananindeua, na Grande Belém.

Ao todo 3.793 urnas serão utilizadas no plebiscito no Pará, que está previsto para o dia 11 de dezembro deste ano e tem o intuito de consultar todos os eleitores paraenses acerca do desmembramento do Estado. No dia do Plebiscito, os votantes deverão comparecer às suas respectivas seções eleitorais das 8h às 17h, e quem não comparecer terá de justificar a ausência nos 60 dias seguintes ao da votação.

Sorteadas unidades do residencial Campo Grande !

Na útima sexta-feira, foi realizado o sorteio das unidades habitacionais do Residencial Jardim Campo Grande, na sede do Clube Recreio, bairro Centro de Ananindeua. O condomínio foi construído com recursos do Programa “Minha Casa Minha Vida”, do Governo Federal, via Caixa Econômica e convênio com a Prefeitura de Ananindeua.

domingo, 27 de novembro de 2011

Divisão do Pará


Neste domingo, as frentes contrárias à divisão do Pará sairão em carreata pelas ruas de Ananindeua com destino a Belém. A concentração aconteceu às 9h e teve como ponto de saída o Ginasio Abacatão, em Ananindeua.

Segundo o Deputado Eliel Faustino, (Organizador do Evento) aproximadamente mil veículos acompanharam o trajeto que terminou em São Brás, próximo do meio-dia, com um ato em defesa da integralidade territorial do estado do Pará.

(Ascom Dep. Eliel Faustino)