sábado, 17 de dezembro de 2011

Jogo das Estrelas reúne Ganso e Lyoto Machida

No dia 22 deste mês, o jogador paraense Paulo Henrique Ganso e o lutador de MMA Lyoto Machida vão entrar em campo para participar do Jogo das Estrelas. O evento é promovido pela Companhia Athletica Belém, com apoio a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel).
O evento tem caráter beneficente e será disputado no Estádio Olímpico do Pará, o Mangueirão. Além de Lyoto e Ganso, o Jogo das Estrelas contará com a participação confirmada de Wellington Saci, Alessandro (Corinthians), Negueba (Flamengo), Diego Mauricio (Flamengo), Reinaldo (Figueirense), entre outros.
O jogo preliminar terá início às 19h e a partida principal, às 20h. O Jogo das Estrelas é organizado pela Cia. Athletica, sob coordenação dos professores Rodrigo de Jesus e Heron Feio, além de Karla Amaral e Fernanda Andrade.

Joãosinho Trinta

O corpo do carnavalesco Joãosinho Trinta está sendo velado desde as 15h de hoje (17) no Museu Histórico e Artístico do Maranhão, no centro de São Luís (MA). Dezenas de pessoas foram ao local para dar um último adeus ao artista maranhense, que morreu na manhã deste sábado em virtude de um choque séptico, pneumonia e infecção urinária, depois de ficar 14 dias internado em uma UTI de um hospital na capital maranhense.
Ao velório foram pessoas comuns com a dona de casa Maria do Carmo Souza. Ela disse que sempre gostou do trabalho do carnavalesco porque ele trazia beleza a uma das festas populares que ela mais gostava. "Sempre assistia o desfile das escolas de samba para ver o que ele tinha feito", disse.
Amanhã pela manhã deverá ser rezada uma missa de corpo presente em homenagem ao carnavalesco e às 13h30 será feito outro culto.
Mais tarde, à noite, o corpo será transladado em um cortejo para o Teatro Arthur Azevedo, onde será velado a noite inteira, até a hora do seu enterro, na manhã de segunda-feira, no cemitério do Gavião, localizado no bairro onde estão as principais agremiações carnavalescas de São Luís.
O puxador de samba enredo da escola de samba carioca Beija Flor, Neguinho da Beija Flor, chega a São Luís na madrugada deste domingo para o velório e o enterro.
Também chegam a São Luís nesta madrugada para dar adeus ao carnavalesco Selminha Sorriso e Claudinho, porta-bandeira e mestre-sala da Beija-Flor. Joãosinho Trinta ganhou os títulos de 1976, 1977, 1978, 1980 e 1983, além de dois vice-campeonatos, em 1986 e 1989, pela escola de samba carioca.

Nova Estrada do Icuí

A nova Estrada do Icuí foi entregue pela Prefeitura na noite da última sexta-feira (16). A estrada foi duplicada, recebeu mais de um quilômetro de asfalto, um moderno sistema de iluminação, calçadas, sinalização e toda a urbanização do canteiro central.


O tráfego, na principal via do icuí já está liberado beneficiando cerca de 25 mil pessoas que moram no bairro. A população comemorou a entrega da estrada que trouxe uma série de benefícios para os moradores. “Estamos livres dos buracos, as vendas melhoraram porque o acesso facilitou. Estou satisfeito”, destacou o comerciante José Antônio Gomes, 42 anos.

Essa obra é fundamental para o Icuí. A duplicação possibilitou melhor acesso ao bairro e maior segurança para a população”, destacou o Secretário de Saneamento e Infraestrutura, Paulo Sérgio Gomes. Os serviços foram executados mediante um convênio entre a Prefeitura de Ananindeua e Ministério das Cidades com emenda parlamentar da deputada federal Elcione Barbalho.

O evento de entrega contou com a presença do prefeito Helder Barbalho, da deputada federal Elcione Barbalho, do Secretário de Transporte do Estado, Francisco Melo, do pro reitor do IFPA, João Antônio Corrêa Pinto, de vereadores e de secretários municipais.


“Em 2012, o bairro do icuí ganhará mais uma unidade de saúde, Unidade de Pronto Atendimento (UPA), uma escola de ensino infantil, a ampliação da escola Novo Tauari e a área do park do icuí receberá esgotamento sanitária e pavimentação e ainda 13 ruas totalmente pavimentadas”, anunciou o prefeito elder Barbalho.

O Prefeito aproveitou a ocasião para assinar a ordem de serviço do inicio das obras do campus do Instituto Federal do Pará (IFPA) em Ananindeua. “As obras iniciam na próxima segunda-feira (19), com previsão de entrega para oito meses. Ainda em 2012, ananindeua terá um campus oferecendo a juventude ensino profissionalizante de qualidade”, destacou o Pro - reitor de desenvolvimento institucional do IFPA, João Antônio Corrêa Pinto.



A inauguração abriu a programação do aniversário de 68 anos de fundação do município comemorado dia 03 de janeiro que terá ainda a entregar do habitacional do jaderlândia, duas Unidades de Saúde, Escolas, a Central de Monitoramento, a Feira do 40 horas, duas unidades de saúde e a escola do 40 horas.





sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Senador Jader Barbalho acaba de ser diplomado pelo TRE do Pará

Acaba de acontecer a diplomação do Senador paraense Jader Barbalho (PMDB). A diplomação foi feita pelo Desembargador Leonardo Tavares.

Parabéns ao senador Jader Barbalho.

A expectativa é grande para posse de Jader

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE/PA) realiza, na próxima segunda (19), às 8h30, a cerimônia de diplomação do senador Jader Barbalho (PMDB). Eleito com 1 milhão e 800 mil votos nas eleições de 2010, o senador teve sua candidatura impugnada pela aplicação equivocada da Lei complementar 135/2010. Decisão do Supremo Tribunal Federal tomada anteontem pela unanimidade dos ministros retrata o equívoco após mais de um ano de espera.


De acordo com o advogado de Jader, Sábato Rossetti, os votos do senador serão agora computados e o próximo passo será a posse no Senado, que pode acontecer na próxima semana. O Congresso Nacional entra em recesso no dia 23 de dezembro. Antes disso porém, estão sendo convocadas sessões extraordinárias para aprovação de projetos que precisam ser finalizados ainda este ano, como por exemplo, a votação do Orçamento da União.

Logo após a diplomação, ainda na segunda, o advogado, juntamente com o senador, viaja para Brasília, onde vão protocolar o diploma e o requerimento para a posse.

Milhares de crianças participam da Campanha Natal Solidário 2011

“Meus três filhos estão muito felizes em receber o brinquedo doado pela Campanha, mas não é apenas a doação, e sim, o despertar do verdadeiro significado do Natal”. Foi com essas palavras que a dona de casa Wanessa Freitas Lisboa, 30, moradora do Júlia Seffer, avaliou a Campanha Natal Solidário, realizada na manhã da última quinta-feira (15), em Ananindeua.
Foram mais de 50 mil brinquedos distribuídos a milhares de crianças do município. Elas foram surpreendidas com a chegada do Papai Noel. Ele desceu de um helicóptero acompanhado do Prefeito de Ananindeua, Helder Barbalho, nos bairros de Jaderlândia, Icuí, Coqueiro, Paar, Distrito Industrial e Julia Seffer.

“É com grande emoção que proporcionamos há sete anos um Natal mais feliz as crianças do nosso município e, acima de tudo, lembrando sobre o verdadeiro simbolismo do Natal e resgatando o valor da cidadania e auto-estima delas”, disse o Prefeito.

A Campanha iniciou nos dias 06 de dezembro, com uma emocionante apresentação de Natal a centenas de crianças de famílias de baixa renda, realizada ainda no dia 08. Elas são atendidas nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), no Centro de Referência Especializado (Creas) e nas escolas municipais, e puderam conhecer o Restaurante Famiglia Sicília.

No dia 10, foi a vez das crianças da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Ananindeua ganharem sua festa de Natal com direito à apresentação teatral, brincadeiras com o Papai Noel e entrega de brinquedos. A programação segue até o dia 18, encerrando com a entrega de brinquedos nas ilhas do município.

O Natal Solidário é uma promoção da Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria de Assistência Social do município. A ação tem como objetivo despertar a importância da solidariedade e proporcionar um Natal ainda mais especial às crianças da cidade.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Carreata receberá Jader no aeroporto de Belém


O diretório regional do PMDB promove hoje, às 16h, uma grande manifestação no aeroporto internacional de Val-de-Cans para recepcionar o senador Jader Barbalho, comemorando a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que deliberou ontem pela posse de Jader no Senado.
A concentração dos militantes do PMDB está marcada para 15h, coincidindo com o desembarque de Jader no voo da TAM procedente de Brasília. São esperadas cerca de 10 mil pessoas ao ato em homenagem ao novo senador paraense.
Depois da recepção no aeroporto, sairá uma carreata em direção ao centro da cidade, com encerramento previsto para a sede estadual do PMDB, na rua dos Mundurucus, onde haverá um ato político para festejar a posse de Jader como senador.
A carreata do PMDB terá o seguinte roteiro: avenidas Júlio Cesar, Pedro Álvares Cabral, Dr. Freitas, Pedro Miranda, Alcindo Cacela, Antonio Barreto, Doca de Souza Franco, Boaventura da Silva, Generalíssimo Deodoro, Conselheiro Furtado, Serzedelo Corrêa e Mundurucus. 

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Jader Barbalho (PMDB) poderá assumir sua vaga no Senado Federal

O ministro Cezar Peluso, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), acaba de proferir voto de qualidade e Jader Barbalho (PMDB) poderá assumir sua vaga no Senado Federal. O presidente do STF decidiu não esperar pela posse da nova ministra e aceitou recurso de Jader.
O voto de Minerva de Cezar Peluso desempatou o julgamento de novembro, que terminou com 5 votos a favor e 5 contra o peemedebista. Previsto no Regimento Interno do STF, o voto de qualidade estabelece que o presidente pode votar para desempatar julgamentos.
Jader Barbalho foi eleito em 2010 com cerca de 1 milhão e 800 mil votos. Sua posse ocorrerá mais de um ano após a eleição.

Crianças de Ananindeua ganham festa natalina

No próximo dia 15 de dezembro, Ananindeua realiza o sétimo ano da Campanha Natal Solidário 2011. O evento levará diversas atrações, animações, brincadeiras com o Papai Noel e a tradicional entrega de brinquedos a milhares de crianças de todo o município.

Esse ano, a Campanha está com uma novidade. Dessa vez, o Papai Noel promete surpreender a criançada com a descida de um helicóptero e fazendo uma grande apresentação natalina para a população local.

A Campanha iniciou nos dias 06 e 08 de dezembro, com uma emocionante apresentação de Natal a centenas de crianças de famílias de baixa renda. Elas são atendidas nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), no Centro de Referência Especializado (Creas) e nas escolas municipais, e puderam conhecer o Restaurante Famiglia Sicília.
No dia 10, foi a vez das crianças da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Ananindeua ganharem sua festa de Natal com direito à apresentação teatral, brincadeiras com o Papai Noel e entrega de brinquedos. A programação segue até o dia 18, encerrando com a entrega de brinquedos nas ilhas do município.

O Natal Solidário é uma promoção da Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria de Assistência Social do município. A ação tem como objetivo despertar a importância da solidariedade e proporcionar um Natal ainda mais especial às crianças da cidade.

Assunto: Natal Solidário 2011/ Ananindeua
Data: 15.12.10 (Quinta-feira)
Hora: 09 horas
Local Central: Complexo Esportivo da Cidade Nova VI - Conjunto Cidade Nova VI, SN 22, próximo ao Restaurante Popular.

O povo do Pará venceu!!!

foi proclamado senador pelo STF. O STF validou o mandato de senador e a opinião do povo foi soberana

Lei do Fisco chega à apreciação da AL

Sob muita pressão dos auditores fiscais, a Comissão de Fiscalização Financeira da Assembleia Legislativa apreciará na manhã desta quarta-feira (14) o projeto da Lei Orgânica do Fisco, elaborado pelo Executivo estadual, depois de vários anos de negociação com os técnicos do fisco estadual.
O projeto foi protocolado pelo governo na AL ontem à noite, por volta das 19h40, e durante boa parte da noite até a madrugada, vários deputados que defendem a matéria – alguns integrantes do fisco estadual – juntamente com auditores fiscais do Estado, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Fisco Estadual (Sindtaf), Charles Alcântara, o vice-governador, Helenilson Pontes, e o secretário estadual de Fazenda, José Tostes, se debruçaram sobre a matéria ainda em negociação. Os auditores prometem acompanhar em peso na AL a tramitação da matéria.
O projeto foi elaborado originalmente pela então governadora Ana Júlia Carepa, mas só foi enviado para o Legislativo em dezembro de 2010. Quando assumiu o governo, em janeiro deste ano, Simão Jatene retirou todas as matérias do Executivo da AL para análise de sua equipe técnica. O Sindtaf conseguiu a garantia do governo de que até o final deste ano a matéria seria aprovada no parlamento.
Foram vários meses de ajuste no projeto, inclusive com o enxugamento da proposta original, para chegar a um texto com 86 artigos, com o aval do sindicato.
Charles Alcântara admite que o projeto negociado retornará para o parlamento mais moderno e - o mais importante - elaborado em consenso com a categoria fiscal. O projeto, segundo o Executivo, é o mais avançado dos Estados brasileiros. Alcântara ressalta que um dos itens do acordo com o governo estadual é que, apesar da lei entrar em vigor em janeiro de 2012, os efeitos financeiros só entrarão em vigor a partir de julho. 

Dia de festa para Alunos e Professores de Ananindeua


Nesta terça-feira (13), a Prefeitura de Ananindeua realizou mais uma cerimônia de premiação do Projeto Aluno Nota 10, já premiou mais de 3 mil estudantes da rede municipal de ensino. Desta vez, foram 308 estudantes da rede municipal de ensino que receberam das mãos do Prefeito Helder Barbalho, premios em dinheiro aparelhos de DVD e MP4, além de isenções de IPTU, na sede da Secretaria de Educação do município.

“Essa premiação mostra que as ações na área da Educação vem dando certo, pois conta com a participação de pais e familiares. Sem a contribuição e a parceria deles nada disso seria possível”, destacou Helder. Na ocasião, ele anunciou uma gratificação natalina de R$ 500 aos gestores, pedagogos, professores, técnicos e coordenadores pedagógicos e, de R$ 140, aos servidores de apoio.

“Estamos valorizando os alunos que se destacaram e, com a gratificação, valorizamos os servidores, pois o sucesso da Educação se dá também pelo empenho daqueles que atuam diretamente nas escolas”, afirmou Helder.

Aluno Nota 10 - Criado e implantado, em 2009, pela Prefeitura de Ananindeua, o projeto premia, a cada bimestre, os melhores estudantes da Rede Municipal de Ensino. O Aluno Nota 10 leva em consideração fatores como as notas, além de disciplina, participação e assiduidade dos pais ou responsáveis nas atividades da escola.

“Eu estou orgulhosa do meu filho, ele sempre foi muito estudioso e com o projeto ele ficou mais interessado ainda”, destacou Giovanna Alves Santos, mãe de Giovane, um dos Alunos Nota 10.

Com a implantação do Aluno Nota 10 nas escolas as taxas de evasão e repetência diminuíram e de aprovação aumentaram. “É um projeto que procura incentivar o estudante, os pais ou responsáveis, e os professores no acompanhamento de cada aluno”, explicou a Secretária de Educação de Ananindeua, Elieth Braga.

Deputados aprovam taxa sobre mineração

O acordo entre o governo e a oposição garantiu a aprovação, por unanimidade, do projeto que institui a Taxa de Controle, Acompanhamento e Fiscalização das Atividades de Pesquisa, Lavra, Exploração e Aproveitamento de Recursos Minerários (TFRM), que prevê que cada tonelada de mineral extraído no Pará será taxada em três unidades fiscais, atualmente algo em torno de R$ 6. Uma perspectiva de arrecadação de R$ 800 milhões anuais para os cofres do Estado.
A reunião no dia anterior com a maioria dos membros da bancada do PT assegurou ao governo estadual a aprovação por unanimidade do projeto, que foi aprovado com três emendas parlamentares. A maioria da Casa excluiu, no entanto, a proposta de emenda do líder do Psol, Edmilson Rodrigues, que previa a supressão do inciso III do artigo 6º, que concede ao poder Executivo a prerrogativa de reduzir o valor da taxa quando for conveniente.
O líder governista, Márcio Miranda, que articulou a aprovação da matéria com a oposição, garantiu que a manutenção do artigo 6º integralmente dá ao Executivo a flexibilização para reduzir as taxas de produtos minerais que posteriormente possam ser desvalorizados no mercado internacional.
Outra emenda do deputado Eliel Faustino (PR) exclui as pequenas empresas da taxação. O projeto original previa a inclusão apenas das microempresas. Já o líder do PT, Carlos Bordalo, assegurou na matéria emenda que permite que a taxa mineral instituída seja cobrada no exercício seguinte à aprovação da lei, após 90 dias da publicação no Diário Oficial “O Estado precisa ter soberania sobre suas riquezas. Esta proposta é essencial e o PT não faz oposição ao Estado do Pará. A nossa oposição é ao governo”, acentuou Bordalo.
O líder do PV, Gabriel Guerreiro, afirmou que o Estado do Pará não pode continuar sem competência para cuidar das riquezas minerais do seu subsolo, por isso, a única forma de assegurar de imediato que se faça justiça ao Estado seria a aprovação imediata da TFRM.
O Projeto deverá ser encaminhado ao governador Simão Jatene ainda esta semana. Ele terá até 15 dias para publicá-lo no Diário Oficial do Estado (DOE) e, a partir do dia 1º de janeiro do ano que vem, a lei deverá entrar em vigor.
A previsão é de que nos primeiros três meses seja realizado apenas o cadastramento das empresas. Como especificado na própria Lei, após 90 dias as taxas começarão a ser cobradas. A Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração do Estado do Pará (Seicom) é que receberá o poder de polícia para fiscalizar estas atividades.
(Diário do Pará)

domingo, 11 de dezembro de 2011

Eleitores paraenses dizem Não à divisão do Estado



Antes mesmo de completar duas horas da apuração dos votos do plebiscito que consultou a população sobre a divisão do Estado do Pará em três Estados para a criação dos Estados do Carajás e Tapajós, o Tribunal Regional Eleitoral considerou como resultado final, a negativa dos eleitores pelo desmembramento do Estado. Com 75% dos votos apurados, os eleitores paraenses disseram não à divisão do Estado.

Plebiscito no Pará tem mais de 70% das urnas apuradas

Às 19h54 (horário de Brasília), o TRE já havia apurado quase 74% das urnas. Dos votos contabilizados, 69,3% se manifestaram contra a criação do estado de Carajás e de Tapajós, 68,6% Já foram apurados 2,7 milhões (76,8% do eleitorado) de votos dos 4,8 milhões de eleitores aptos a votar no plebiscito deste domingo. Foram contabilizados 1% de votos nulos e menos de 0,5% de brancos.