quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Agradecemos pela mensagem!

Prevaleceu o resultado das urnas

Prevaleceu o resultado das urnas (Foto: Eraldo Peres)
(Foto: Eraldo Peres)

Jader Barbalho foi empossado ontem pela Mesa Diretora do Senado. Ao assumir o mandato, ele afirmou que suas ações para o Estado não serão só para o presente, mas sim visando o futuro do Pará
Para o senador Romero Jucá, a Justiça foi feita. Já Marta Suplicy afirma que posse obedece ao resultado obtido por Jader nas urnas.
Jader Barbalho concedeu também uma entrevista ao vivo para a Rádio Clube do Pará. Ele fez um agradecimento a todo o povo paraense e disse que é exclusivamente ao povo que ele deve a conquista do mandato.
O senador também afirmou que suas ações para o Estado não serão só para o presente, mas sim visando o futuro do Pará. Jader lembrou da importância de focar na educação da juventude paraense. Ele citou o estímulo da profissionalização técnica das novas gerações.
Para o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), a posse de Jader “faz justiça” ao resultado que ele obteve nas urnas. O líder congratulou o mais novo senador do PMDB na casa e disse que ele chega para reforçar a representação do partido no Congresso Nacional.
“A Lei da Ficha Limpa é válida para a eleição de 2012, pelo menos o STF está discutindo isso, e o senador Jader foi julgado pelo STF e foi definido que a lei não se aplicaria não só a ele, mas a outros senadores e deputados que ficaram na mesma situação. Não estamos discutindo a Lei da Ficha Limpa. Pelo contrário, se fez justiça, prevaleceu o resultado das urnas e o senador Jader tomou posse”, disse Jucá.
Para a vice-presidente da casa, Marta Suplicy, o direito do político de ter uma cadeira no Senado foi garantido em obediência ao resultado das urnas.
“Foi feito tudo dentro da lei. Foi o segundo senador mais votado no seu Estado. A partir do momento em que o Tribunal Regional Eleitoral de seu Estado faz a diplomação, compete ao Senado imediatamente dar a posse. Cumprimos o regimento e cumprimos a decisão do tribunal eleitoral”, disse.

TRAJETÓRIA
Jader Barbalho tem uma trajetória política de mais de 45 anos de trabalho pelo Estado do Pará. Iniciou a carreira política como vereador em Belém. Desde então, foi deputado estadual, quatro vezes deputado federal, ministro do governo José Sarney no final da década de 80 e governador do Pará por duas vezes. Foi eleito para o Senado pela primeira vez em 1995.
Na eleição de 2010, foi o segundo mais votado no Estado, com quase 1,8 milhão de votos, mas não pôde assumir o mandato por imposição do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que analisou que a Lei da Ficha Limpa já estaria valendo para 2010.
A lei, contudo, acabou sendo declarada inaplicável ao pleito de outubro de 2010, pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em março deste ano, por seis votos a cinco. Os candidatos que haviam sido barrados, então, entraram com recursos para assumir os cargos para os quais foram eleitos.

(Diário do Pará)

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

STF nega pedido de Marinor e mantém posse de Jader

O mandado de segurança impetrado hoje (27) pela senadora Marinor Brito (PSOL-PA) teve liminar indeferida pelo vice-presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Carlos Ayres Britto, que está no exercício da presidência. O mandado tinha como objetivo suspender a posse de Jader Barbalho, marcada para amanhã, às 15h, no Senado.

Na decisão, o ministro declarou que a posse de Jader Barbalho durante o recesso parlamentar constitui “hipótese expressamente prevista” no Parágrafo 4º do Artigo 4º do Regimento Interno do Senado Federal”. O regimento dispõe que “durante o recesso, a posse realizar-se-á perante o presidente [da Casa], em solenidade pública em seu gabinete, observada a exigência da apresentação do diploma e da prestação do compromisso, devendo o fato ser noticiado no Diário do Senado Federal”.

No mandado de segurança, a defesa de Marinor Brito alegou que a Constituição Federal prevê que o Congresso Nacional só pode se reunir durante o recesso legislativo se houver convocação extraordinária ou, em caso de prorrogação da sessão legislativa. A senadora sustenta ainda que houve "abuso de direito", por parte do presidente da Mesa Diretora, José Sarney (PMDB-AP), ao comunicar, por meio de ofício, a reunião para a posse.

Marinor assumiu a vaga de segunda senadora eleita do Pará no ano passado depois de terminar a votação em quarto lugar. Isso só foi possível porque os registros do segundo e do terceiro candidatos mais votados, Barbalho e Paulo Rocha, respectivamente, foram negados de acordo com a Lei da Ficha Limpa. Com a anulação dos efeitos da lei para 2010, eles se tornaram novamente elegíveis.
 (Agência Brasil)

Aniversário de Ananindeua: Alexandre Pires


O cantor Alexandre Pires já está confirmado como a atração principal da festa de aniversário de Ananindeua, no próximo dia 3, no arterial 18.
As demais atrações serão locais, prestigiando a prata da casa.

Ananindeua seleciona alfabetizadores

A Secretaria de Educação de Ananindeua seleciona, até o dia 13 de janeiro de 2012, alfabetizadores que tenham formação em Magistério, Pedagogia ou Licenciatura em Letras. É preciso ter experiência comprovada na educação de Jovens e Adultos e, preferencialmente, ser morador de Ananindeua.

O objetivo da Seleção é formar a equipe que atuará em 2012, na 8ª Etapa do Brasil Alfabetizado (Bralf). É uma iniciativa do Governo Federal, em parceria com o município, visando à alfabetização de jovens a partir de 15 anos, adultos e idosos que ainda não aprenderam a ler e a escrever.

A meta é formar 50 turmas, atendendo, no mínimo, 1.250 alunos no programa. Os interessados deverão entregar currículo no Departamento de Educação (DEED) da Secretaria de Educação de Ananindeua, de 2ª a 5ª feira das 10h às 12 e de 14h às 16h. A Secretaria fica na Rua Magalhães, nº 26, bairro Guanabara, atrás do Líder da BR.

Agradecemos pela mensagem!

Izanetto Empreendimentos

Mega Sena da virada


Mega Sena da virada deve pagar mais de RS 170 milhões. O prêmio daria para comprar 170 apartamentos de luxo e quase 7 mil carros populares. Na poupança, o rendimento mensal seria de R$ 960 mil.

ESMAC 10 ANOS



Hoje em meio às comemorações dos 10 Anos da ESMAC, será lançada a Revista da instituição, que teve a coordenação direta da Diretora Geral Professora Nilse Pinheiro.

Agradecemos pela mensagem!

Agradecemos pela mensagem!

Incêndio no galpão da empresa telefônica 'Oi'




Um incêndio no galpão da empresa telefônica 'Oi', localizada na esquina da Travessa do Chaco, assustou moradores da área. Três viaturas do Corpo de Bombeiros estiveram no local para conter as chamas que - durante um pouco mais de duas horas - tomaram conta do prédio. O incêndio foi controlado e o resultado da perícia só deve sair hoje.

Agradecemos pela mensagem!

Jader será empossado no Senado na quarta


Nesta quarta-feira (28), a Comissão Representativa do Congresso Nacional dará posse ao senador eleito pelo Estado do Pará, Jader Barbalho (PMDB). A cerimônia de posse será simples e vai acontecer às 15 horas, na sala do presidente do Senado, o também peemedebista José Sarney. A comissão atua como representante do Poder Legislativo no período de recesso parlamentar, de 23 de dezembro a 1º de fevereiro.
Indicados pelas lideranças dos partidos e eleitos pelo Plenário, os oito titulares e oito suplentes terão como tarefa principal - prevista no Regimento Comum do Congresso - zelar pelas prerrogativas do Congresso, das duas Casas e dos seus membros durante o recesso, entre outras. A principal missão da Comissão neste final de ano será dar a Jader Barbalho o direito de assumir a cadeira para a qual foi eleito com 1,8 milhão de votos.
A posse acontece com atraso de mais de um ano, já que o senador paraense foi eleito em outubro de 2010. Mas, como consequência da aplicação indevida da Lei 135/2010, interpretada de forma equivocada no ano passado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a posse do segundo mais votado nas eleições só acontecerá neste final de ano.
Além da presença do presidente do Senado, estão sendo esperados para a posse os principais líderes do PMDB, como Renan Calheiros, o presidente nacional do partido, Valdir Raupp e o líder do Governo na Casa, Roméro Jucá, além de colegas de bancada do senador. Além de Jader, serão empossados também os dois suplentes do senador paraense, Fernando de Castro Ribeiro e Francisco Wilson Ribeiro. Para Romero Jucá, a chegada de Jader fortalece a base de apoio da presidente Dilma no Senado. “Ele será muito bem-vindo”, disse ontem o senador e líder do Governo.
Sua chegada ao cargo, no fim do ano e durante o recesso parlamentar, ocorre após uma batalha judicial que acabou livrando-o dos efeitos da Lei da Ficha Limpa, cuja validade para as eleições de 2010 foi derrubada pelo Supremo Tribunal Federal.
A posse de Jader só foi determinada pelo STF no último dia 14 de dezembro. O julgamento de seu recurso, contra a Ficha Limpa, foi iniciado em outubro do 2010 e, após dois julgamentos que terminaram empatados pela ausência de um dos membros da Corte, o presidente do STF, Cezar Peluso, decidiu aplicar o chamado voto de qualidade, que, de acordo com o Regimento Interno do Supremo, permite ao presidente desempatar uma disputa.

Agradecemos pela mensagem!

Ananindeua entrega novo habitacional

Mais de sete mil pessoas serão beneficiadas com moradia de qualidade e infraestrutura, resultado das obras executadas com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), em Ananindeua. No total, estão sendo construídos cinco conjuntos habitacionais no município.
O primeiro a ser entregue, no próximo dia 3 de janeiro, em comemoração aos 68 anos do município, tem 330 apartamentos. O Conjunto Jader Barbalho, no Jaderlândia, beneficiará mais de 1.500 pessoas que moravam em palafitas.
“As obras do PAC fazem parte de um amplo projeto de habitação que vem sendo desenvolvido em Ananindeua. Com a entrega do primeiro [conjunto], milhares de pessoas iniciarão o ano com melhorias para sua vida”, destacou o prefeito Helder Barbalho.
Ananindeua foi o primeiro município a aderir ao PAC, quando o programa foi lançado, em 2007. Os investimentos são estimados em R$ 184 milhões. Estão em andamento as obras do habitacional Maguariaçu, com 444 unidades, e do habitacional do Icuí, que beneficiará as comunidades 28 de Agosto e Nova Esperança (do 40 Horas), com 494 unidades, e Antônio Conselheiro (no Icuí), com 100 unidades.
Entre obras do PAC em Ananindeua, apenas o Habitacional Jardim Jader Barbalho, no Anita Gerosa, está paralisada. Mas, nesse projeto, a prefeitura é apenas a executora. O contrato foi firmado entre o governo federal e a Companhia de Habitação do Pará (Cohab), que possui restrições junto à Caixa que impediram a continuidade do trabalho.
Obras de saneamento também estão sendo feitas do entorno dos habitacionais. No Jaderlândia, 14 ruas estão recebendo obras de drenagem, esgotamento sanitário e pavimentação. Esses serviços também estão sendo levados para 19 ruas no Icuí-Guajará e às comunidades 28 de Agosto e Nova Esperança. Na área onde está sendo construído o habitacional do Maguariaçu, está sendo implantada a avenida Ananin, que será uma alternativa de tráfego, da rodovia BR-316 ao Guajará e à Cidade Nova.
SANEAMENTO
Os investimentos em habitação também incluem melhora no saneamento. Há sete anos, Ananindeua contava com apenas dois quilômetros de rede de esgoto. Hoje, são mais de 85 quilômetros de esgotamento. A meta é ampliar para 120 quilômetros até dezembro de 2012. Junto com o esgotamento, foram implantados 120 quilômetros de rede de água pela prefeitura, que atendem a mais de seis mil famílias, além da pavimentação de mais de 100 quilômetros de ruas, com benefício direto a cerca de 22 mil famílias.
(Diário do Pará)

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Jornais britânicos registram que PIB do Brasil passou o do Reino Unido

O Brasil ultrapassou o Reino Unido e conquistou o posto de sexta maior economia do mundo, de acordo com pesquisa publicada pelos principais jornais britânicos nesta segunda-feira (26). É a primeira vez que o país europeu fica atrás de uma nação sul-americana, destaca o Daily Mail.

O crash bancário de 2008 e a subsequente recessão foram fatores determinantes para a queda do Reino Unido, segundo o The Guardian. A publicação ainda destaca que a América do Sul tem crescido a partir das exportações para a China e Oriente.

‘O Brasil tem batido os países europeus no futebol por um longo tempo, mas batê-los na economia é um fenômeno novo’, comparou Douglas McWilliams, CEO do Centro de Economia e Pesquisa de Negócios (CEBR, em inglês), consultoria responsável pela pesquisa.

‘O poder de penetração do Brasil como um todo ultrapassou a Grã-Bretanha por causa do enorme potencial econômico das pessoas que ali vivem, disse ao Daily Mail o ex-conselheiro de política econômica do governo britânico, Peter Slowe. ‘O Brasil tem uma variedade de recursos naturais para contar, bem como do petróleo e minerais na Amazônia’, acrescentou.

Os Estados Unidos encabeçam a tabela atual dos países com os maiores PIBs, à frente de China, Japão e Alemanha.

Previsão de Mantega - O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse na quinta-feira (22) que o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 2011 deve ficar entre 3% e 3,5%.

De acordo com o ministro, o Brasil terminará este ano como o sexto maior PIB mundial, com US$ 2,4 bilhões. Ele informou que o país conseguirá ultrapassar a Itália e ficará atrás dos Estados Unidos, China, Alemanha, Japão e França.

Em 2010, o Brasil foi a sétima maior economia do mundo. Para 2012, o BC estima um crescimento de 3,5%, enquanto o ministro da Fazenda prevê uma expansão entre 4% e 5%
.
 Fonte: G1

Agradecemos pela mensagem!

IFPA Ananindeua começa processo seletivo 2012

O Instituto Federal do Pará (IFPA) realiza até do 30/12, o 1º Processo Seletivo Técnico para o ingresso a cursos do polo avançado de Ananindeua. Serão 230 vagas para o 1° semestre de 2012, distribuídas entre os cursos técnicos de Edificações, Informática, Segurança no Trabalho, Meio Ambiente e Eletrotécnica.
A taxa de inscrição custa R$ 35 e a prova acontece no dia 15 de janeiro. Mais informações pelo site www.abaetetuba.ifpa.edu.br ou no Polo IFPA Ananindeua, localizado na Cidade Nova V, WE 72, nº 742.