quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Aniversário dos 68 anos de Ananindeua



Foi contagiante o show do cantor Alexandre Pires no qual mais de 100 mil pessoas comemoraram o aniversário dos 68 anos de Ananindeua. “Nada melhor do que prestigiar mais o ano da minha cidade com o meu cantor favorito”, disse a funcionária pública Marta Silva, moradora há 30 anos do município.

Aniversário de Ananindeua: 1500 pessoas são beneficiadas no Conjunto Jader Barbalho


Na última terça-feira (03), foram entregues os 330 apartamentos do Conjunto Jader Barbalho, no Jaderlândia. “Estou muito grata ao Prefeito por estar realizando o meu sonho”, declarou a dona de casa Maria Bárbara Silva, uma das 1500 pessoas beneficiadas com o residencial.
A inauguração deu início ao dia de comemorações pelo 68° aniversário de Ananindeua. O Conjunto foi construído com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e vai beneficiar famílias que viviam em áreas alagadas. “Adotamos, em Ananindeua, uma política que priorizou a habitação plena que leva moradia e infraestrutura aos moradores. Essa obra significa uma mudança completa de vida dessas pessoas”, avaliou o Prefeito Helder Barbalho.
Estiveram presentes na cerimônia vereadores do município, deputados estaduais, a deputada federal Elcione Barbalho e o senador Jader Barbalho. “Me dá muito orgulho em ser homenageado em uma obra que representa a mudança de vida de tantas pessoas que vivem em uma área que eu fui responsável pela desapropriação”, disse o senador.
Os ex-governadores Alacid Nunes e Aurélio do Carmo, que dão nome a ruas do Conjunto, também prestigiaram o evento.
Apartamentos - O Conjunto Jader Barbalho, no Jaderlândia, é composto de 330 apartamentos distribuídos em 94 blocos. 12 deles são projetados para portadores de necessidades especiais. A estrutura possui sala, dois quartos, cozinha, banheiro e área de serviço, em um espaço de 32 m².

A Prefeitura também presenteou os moradores com o carnê do IPTU de 2012 quitado. Ainda este mês, os moradores ganharão mais opções de transporte com a nova linha de ônibus que beneficiará todo o bairro e já está circulando.
O empreendimento faz parte de um grande projeto de habitação que tem como finalidade reduzir o déficit habitacional no município. Outros quatro residenciais já estão com obras em andamento. Durante as obras, a Prefeitura de Ananindeua realizou diversos cursos profissionalizantes para os moradores.

O nome do Conjunto Residencial é uma homenagem a Jader Fontenelle Barbalho, o político que tem entre suas contribuições para o desenvolvimento do estado, a luta pela garantia de moradia digna aos paraenses, como por exemplo, a legalização da maior área de ocupação da América Latina, o PAAR. Teve também atuação importante no assentamento de famílias em todo o Pará, inclusive na área que, posteriormente, ganhou o nome de Jaderlândia.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Aniversário de Ananindeua

Eleitores que não votaram no Plebiscito têm até 9/02 para justificar ausência

Os mais de 1,2 milhão de eleitores do Pará que não votaram no Plebiscito do último domingo (11), que consultou a população paraense sobre a divisão do Estado para a criação dos Estados do Tapajós e Carajás, têm até o dia 9 de fevereiro de 2012 para apresentar à Justiça Eleitoral a justificativa de ausência às urnas. A maioria dos votantes que compareceram às 14.249 seções eleitorais espalhadas pelo Estado disse não ao desmembramento do Pará.
A justificativa de ausência às urnas no último domingo deverá ser dirigida ao juiz da zona em que o requerente é inscrito, e poderá ser feita em qualquer cartório eleitoral do país, até o dia 9 de fevereiro do ano que vem.
Como o Plebiscito do Pará equivaleu a uma eleição destinada à escolha de candidatos, o não comparecimento às urnas do eleitor que vota no Estado, sem a apresentação de justificativa, conta para efeito de aplicação de multa e cancelamento do título eleitoral. Isto porque a legislação eleitoral determina que os eleitores que não votaram, não justificaram a ausência nas três últimas eleições ou não pagaram as multas devidas tenham os títulos cancelados.

Carros incendiados no Atalaia, em Salinas

Carros são incendiados no Atalaia, 
em Salinas (Foto: Edinho /Portal do sal)


Uma fumaça preta no céu da praia do Atalaia, no balneário de Salinas, assustou os  moradores e veranistas neste primeiro dia do ano. Por volta das 15h30 o capim seco na entrada da praia pegou fogo e atingiu oito veículos que estavam estacionados no local.

O fogo foi controlado por volta das 17h40, com a chegada do Corpo de Bombeiros. Segundo o Detran, que já estava no local organizando o trânsito, seis carros foram incendiados totalmente e dois chegaram a ser somente chamuscados. Ainda segundo o Detran, o incêndio só não teve maiores proporções porque a população, vendo que o fogo se alastraria, quebrou o vidro dos demais carros que estavam próximos e os empurraram. Ninguém ficou ferido.
Os Bombeiros ainda desconhecem os motivos para o começo do incêndio.

Ano eleitoral começa neste domingo com restrições à propaganda

O primeiro dia de 2012 marca o início do calendário eleitoral no ano em que os brasileiros vão às urnas para eleger prefeitos e vereadores.

Candidatos à reeleição e políticos que já ocupam cargos eletivos devem ficar atentos às regras para publicidade institucional a partir deste domingo.

A propaganda institucional é liberada até o dia 7 de julho, mas não é permitido exceder a média do que foi gasto nos três anos que antecederam as eleições.

De acordo com o calendário eleitoral, a partir deste domingo (1º) está proibida a distribuição gratuita de bens, valores ou benefícios aos cidadãos.

Presidente do TSE defende consultas populares junto com eleiçõesEm plebiscito, eleitores do Pará rejeitam divisão do estadoA lei abre exceção para casos de calamidade pública ou emergência e de programas sociais em andamento, autorizados por lei e que tenham aparecido no orçamento do ano anterior.

Outra proibição é para a continuidade de programas sociais oferecidos por entidades vinculadas a um eventual candidato nas eleições de 2012.

Pesquisas eleitorais
A partir deste domingo, também passa a valer a obrigatoriedade de registro na Justiça Eleitoral de pesquisa de intenção de voto para as eleições municipais deste ano. A lei determina que a pesquisa deve ser registrada pelo menos cinco dias antes da divulgação.

Nas eleições 2012, a Justiça Eleitoral vai inaugurar um sistema de acompanhamento dos registros de pesquisas pelos sites dos tribunais regionais de todo o Brasil.

Poderão ser consultadas informações como quem contratou a pesquisa, valor e origem dos recursos empregados no trabalho, nome de quem pagou, metodologia, período de realização da pesquisa e margem de erro.

Fonte: G1

Escola de Ananindeua aponta soluções para comunidade reduzir o lixo

RIO DE JANEIRO (O REPÓRTER) - O projeto Consumo Consciente: Agir e Viver por um Mundo Melhor foi criado para mostrar como deve ser feito o manejo do lixo, não apenas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Cândida Santos de Souza, mas também no bairro Distrito Industrial, onde a instituição está situada, em Ananindeua, Pará, na região metropolitana de Belém. Desenvolvido pela pedagoga Alcilene Costa de Magalhães, professora de informática educativa, o projeto busca soluções para diminuir o acúmulo de lixo na cidade.

O trabalho é feito por meio de campanhas educativas e oficinas de reciclagem para o manejo adequado dos detritos. “As campanhas e oficinas têm o objetivo de sensibilizar a comunidade para a importância de cuidar do lixo e dar a ele um local apropriado, além de praticar ações de consumo consciente, dizendo não ao desperdício”, explica Alcilene. Há 15 anos no magistério, a professora já trabalhou com alunos da educação infantil e do ensino fundamental em instituições de ensino particulares de Belém. Também foi coordenadora pedagógica da educação de jovens e adultos durante dez anos em escola da rede estadual.

A fim de mostrar à comunidade as boas iniciativas de combate à degradação do meio ambiente, os envolvidos no projeto executaram diferentes atividades. Uma delas, o manejo do lixo no bairro, sob o lema Diga Não ao Desperdício. Outra, a proposta Vamos Cuidar do Nosso Lixo, de prevenção contra os resíduos jogados no chão. Foi feito ainda um apelo por mudanças de comportamento entre as pessoas.

De acordo com Alcilene, nas ações de combate ao acúmulo do lixo na comunidade os estudantes chamaram a atenção do público para a preservação do meio ambiente. Eles destacaram a importância de conservar a escola como patrimônio público e o lugar no qual vivem. “Com esse trabalho de informação e sensibilização na comunidade, executamos as propostas de cuidar do meio ambiente”, afirma. “E cuidando do meio ambiente estamos cuidando de nós mesmos.”
Leia mais sobre esse assunto em http://www.oreporter.com/detalhes.php?id=68240#ixzz1iJ6xxGCt

Ananindeua comemora 68 anos com show de Alexandre Pires

Amanha, Ananindeua completa 68 anos de emancipação e a Prefeitura traz, para comemorar a data, um dos maiores nomes do samba pagode nacional: Alexandre Pires. O show tem início às 20 horas e será realizado na Av. Dom Vicente Zico (antiga Arterial 18), próximo à WE 72. Será o momento dos moradores celebrarem o aniversário em um evento gratuito e que incluirá outras atrações regionais. Mas o mais esperado é o show do artista que atualmente tem destaque nacional e internacional.

2ª Corrida do Aniversário de Ananindeua

Na próxima semana, começam as inscrições para a 2ª Corrida do Aniversário de Ananindeua. O evento é promovido pela Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Juventude, e em parceria com a Federação Paraense de Atletismo.                                                                                                                                         O período de inscrição é de 4 a 12 de janeiro. Ela pode ser feita em horário comercial, no Ginásio João Paulo II (Abacatão), na Cidade Nova VII, ou na sede da Federação Paraense de Atletismo (FPAT), na Travessa Dr. Enéas Pinheiro, nº 1778, bairro do Marco, em Belém.

A taxa é um quilo de alimento não perecível que deverá ser entregue no momento da inscrição. Na ocasião, o competidor receberá um kit com a camisa e o seu número. No dia da corrida, serão entregues os chip's de monitoramento. Com a ferramenta, os organizadores poderão acompanhar o desempenho de cada atleta.

A competição inclui seis categorias para masculino e cinco para o feminino, além das categorias que reúnem portadores de necessidades especiais: deficiente visual, deficiente físico e mental, e cadeirante (masculino) e categoria única para deficiente visual, físico e mental, e cadeirante (feminino).

Os vencedores das 15 categorias receberão prêmios em dinheiro, troféus e medalhas. A corrida premiará os ganhadores geral masculino e geral feminino com os valores de R$ 1.000, R$ 600 e R$ 300 para o primeiro, segundo e terceiro lugar, respectivamente.

A 2ª Corrida do Aniversário de Ananindeua faz parte da programação dos 68 anos de Ananindeua e será realizada no dia 15 de janeiro, a partir das 7 horas.