sábado, 4 de fevereiro de 2012

Ananindeua discute controle social










Ananindeua realizou esta semana a 1ª Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social. Com o tema “A Sociedade no Acompanhamento e Controle da Gestão Pública”, o evento buscou promover a transparência e estimular a participação da sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública.

O encerramento aconteceu na última quinta-feira, com a votação de propostas, além da eleição de 62 delegados - sendo 60% da sociedade civil - que representarão o município nas etapas estadual e nacional da conferência.

Para a representante da sociedade civil, Elza Magalhães, essa é uma grande oportunidade de discutir e planejar as ações de controle social, em todas as comunidades do município. “Esse é um momento ímpar para a nossa classe que tanto luta por direitos iguais”, afirmou.

“A participação desse público é de extrema importância para o avanço do nosso trabalho. Nossa expectativa é que a sociedade civil nos ajude a zelar na boa aplicação dos recursos públicos”, afirmou a controladora geral interina do Município, Paula Barreiros.

Vários municípios do Pará estão realizando conferências semelhantes, mas segundo o conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios, César Colares, Ananindeua se tornou um exemplo com a iniciativa. “Ananindeua é um dos poucos municípios do Estado que tomou a atitude e abriu espaço para a sociedade civil colaborar nessa fiscalização. O município está de parabéns”.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Obras na nova escola do 40 Horas bem adiantadas!


O Prefeito Helder Barbalho e a Secretária Elieth Braga, estiveram visitando as obras da escola Nelson Pereira Dias que está em obras no 40 horas. 

A obra está sendo feita pela Prefeitura em parceria com a Cikel e goste muito do que vi. Será mais um equipamento de educação que ampliará a cobertura na área em Ananindeua.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

DEU NO BLOG DA FRANSSINETE FLORENZANO

Alepa à beira do colapso


O deputado Eliel Faustino(PR), que vai disputar a prefeitura de Ananindeua com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Manoel Pioneiro(PSDB), é um diplomata. Hoje, ao sair da reunião da Mesa Diretora, fez declarações em tom conciliatório, preocupado em garantir o funcionamento administrativo da Casa, que pode entrar em colapso, a persistir o clima de combate. Do jeito que está, vai faltar copo e água também.

Postado por Franssinete Florenzano às 18:10 0 comentários Links para esta postagem

Negromonte entrega carta de demissão e é o oitavo ministro a deixar o governo Dilma


O ministro Márcio Negromonte (Cidades) acaba de entregar sua carta de demissão a Dilma Rousseff, em breve audiência com a presidenta. Alvo de uma série de suspeitas de desvios de recursos, Negromonte é o oitavo ministro a deixar o governo Dilma. Em seu lugar assume Aguinaldo Ribeiro, Deputado Federal de primeiro mandato e líder do PP.

O Projovem Urbano está com as matrículas abertas

De 1° de fevereiro até 23 de março, serão realizadas as matrículas para o programa Projovem Urbano de Ananindeua. Destinado a jovens de 18 a 29 anos, a iniciativa tem como objetivo a formação básica, com a conclusão do ensino fundamental, a iniciação à qualificação profissional e a participação cidadã.

Os alunos recebem também uma bolsa-auxílio no valor de R$100 mensais durante o todo o período do curso.
Os interessados podem procurar a Secretaria Municipal de Educação, de 8h às 14h.
Em Ananindeua, o Projovem Urbano foi implantado em 2007 e já atendeu mais de 6 mil jovens. Muitos deles já estão inseridos no mercado de trabalho e atuam colocando em prática o que aprenderam nos cursos.

"Rainha do Mar".

No Brasil, a orixá goza de grande popularidade entre os seguidores de religiões afro-brasileiras, e até por membros de religiões distintas.
Em Salvador, ocorre anualmente, no dia 2 de fevereiro, a maior festa do país em homenagem à "Rainha do Mar". A celebração envolve milhares de pessoas que, trajadas de branco, saem em procissão até ao templo-mor, localizado próximo à foz do rio Vermelho, onde depositam variedades de oferendas, tais como espelhos, bijuterias, comidas, perfumes e toda sorte de agrados.
Outra festa importante dedicada a Iemanjá ocorre durante a passagem de ano no Rio de Janeiro.

Milhares de pessoas comparecem e depositam no mar oferendas para a divindade. A celebração também inclui o tradicional "Banho de pipoca" e as sete ondas que os fiéis, ou até mesmo seguidores de outras religiões, pulam como forma de pedir sorte à Orixá.

Bairro do Coqueiro ganha obras de saneamento

O bairro do Coqueiro, em Ananindeua, foi contemplado com mais uma obra. Além da revitalização da rodovia Mário Covas e do prolongamento da avenida Três Corações, o bairro receberá ainda pavimentação de vias.

A travessa Regina Alencar e a rua E serão as primeiras a serem contempladas. Segundo a Secretaria de Saneamento e Infraestrutura do município, a previsão é que as obras de terraplanagem, pavimentação e recuperação asfáltica sejam iniciadas na próxima semana. Para a execução da obra, 12 famílias que moravam de forma irregular às margens das vias foram cadastradas pela Secretaria Municipal de Habitação e estão sendo remanejadas para o Residencial Jardim Campo Grande.

“Vou sentir muita saudade, mas estou muito feliz em ter ganhado uma casa nova. Tenho a certeza que essa mudança vai trazer melhorias para minha família”, disse a autônoma Neiva Natividade, de 24 anos, moradora há 15 anos do local.

O Residencial Jardim Campo Grande, no Maguari, foi construído com recursos do programa “Minha Casa, Minha Vida”, do governo federal, via Caixa Econômica e convênio com a prefeitura. São 420 apartamentos espalhados em 21 blocos, com sala, cozinha, banheiro, área de serviço e dois quartos. Um condomínio com área de lazer composta por quadra de areia e espaço multiuso com churrasqueira e playground.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Ei, o Campeão voltou!

Os dois últimos jogos do Papão, 2X 0 no Remo e hoje 2 X 1 no Independente, lá em Tucuruí, provam que o técnico Nad, ex-atleta bicolor, tem razão ao apostar na juventude da base do time bicolor. A torcida do Papão, mais otimista, já começa a cantar.               
Ei, o Campeão voltou !

QUE VERGONHA!

Após duas derrotas seguidas, 2 X 0 para o Payssandu e hoje 2 X 1 para a Tuna, esta é a imagem do, até semana passada, invicto Leão.
A torcida deve dizer: Isso é uma vergonha! parafraseando o ancora de Jornal Boris Casoy.

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

CONCURSO DE ANANINDEUA

Você que deseja ser funcionário efetivo em Ananindeua, saiba a prefeitura acaba de abrir concurso público. Todas as informações podem ser acessadas na página da prefeitura na Internet (http://www.ananindeua.pa.gov.br/semad/portalconcurso/#default.index.inicial). 
Mais de mil profissionais serão selecionados. Nos próximos dias darei mais detalhes do certame.

Ananindeua sediará torneios nacionais de futsal


Ontem, o Prefeito de Ananindeua, Helder Barbalho, e o secretário de Estado de Esporte e Lazer, Marcos Eiró e a Secretária de Cultura e Esporte Nilse Pinheiro, fizeram visita técnica ao Ginásio João Paulo II (Abacatão). 

O espaço sediará ainda no primeiro semestre deste ano dois torneios nacionais de Futebol de Salão. A reunião tratou sobre possível parceria entre o Governo do Estado e o município para viabilizar a estrutura necessária para os eventos.

Até a próxima sexta-feira (03), técnicos da SEEL farão levantamento sobre as necessidades de adaptação do Ginásio e, na próxima semana, serão definidos os detalhes da parceria. Entre eles, serão inclusas as necessidades de logística e infraestrutura para os dois eventos.

O primeiro deles acontecerá em abril, quando será realizado no município o Campeonato Brasileiro de Seleções categoria Masculina SUB-15/Divisão Especial, com 11 grupos participantes, além do time paraense. No mês de Junho, será a vez do desafio Seleção Brasileira versus Seleção Paraense, que trará ao Pará estrelas do Futsal nacional como jogador Falcão.

Ambos serão promovidos pela Federação de Futsal do Pará (Fefuspa) com apoio da Prefeitura de Ananindeua. “Trazer eventos de Esporte nacionais para Ananindeua é fundamental para promover entretenimento para a população do município como para proporcionar visibilidade à cidade”, afirmou o Prefeito Helder Barbalho.

Para Marcos Eiró, o Esporte é importante vetor de crescimento para os municípios e para o estado e é prioridade para a gestão atual. Já para a secretária de Cultura, Esporte, Lazer e Juventude, Nilse Pinheiro, os eventos poderão transformar o Ginásio e Ananindeua em referências nacionais de Futsal. “Isso poderá dar mais oportunidade aos diversos talentos que o município possui não somente no Futebol de Salão, mas também em outras modalidades esportivas”, disse.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Proteja sua família com segurança.

Inauguração da US Carnaúba transferida para amanhã

A inauguração da Unidade Saúde do Carnaúba que ocorreria no último sábado ficou para amanhã.

Escola Isabel Amazonas promove ação de cidadania

A 5ª edição do projeto Fazendo Acontecer, que esteve na Escola de Ensino Médio e Fundamental “Isabel Amazonas” no último sábado, 28, mobilizou a comunidade estudantil e das áreas adjacentes em torno de uma série de ações de cidadania que permitiram o acesso a políticas públicas ofertadas pelo Governo do Estado. Desde as 8h, moradores das áreas próximas à escola formaram longas filas na expectativa de participar da programação, que conta com a participação de todo corpo técnico da escola. A estimativa da organização é de que até as 17 horas, 500 pessoas haviam sido atendidas.

A parceria com o empresariado local proporcionou mais uma edição do projeto, que ofereceu coleta de sangue, verificação da pressão arterial e glicose, consultas oftalmológicas, testes rápidos de HIV, orientação e prevenção às DST/Aids; orientação sobre combate à dengue e sobre o programa Pro Paz Integrado. Nas duas primeiras horas de atendimento, 30 pessoas procuraram o serviço de teste rápido de HIV, que garantiu a emissão do resultado em 30 minutos.

A experiência de doar sangue pela primeira vez “foi boa”, definiu Teodora Souza, 18 anos, que há muito tempo tinha vontade de colaborar com o banco de sangue da Fundação Hemopa. Segundo ela, esse gesto vai muito além da colaboração voluntária, pois pode ajudar a salvar vidas.

As ações do projeto na Izabel Amazonas foram antecedidas por palestras ministradas pelos servidores da Secretaria Municipal de Saúde de Ananindeua sobre o combate à dengue. Para conter a proliferação do mosquito nesta época de chuvas, os servidores investiram na disseminação das informações sobre os riscos da doença. A Secretaria de Saúde do município também garantiu a imunização de adultos e crianças, com a oferta de vacinas contra febre amarela, tríplice viral e polio.

A escola Isabel Amazonas é referência no bairro pelas ações extraclasse que desenvolve dentro do Projeto Mais Educação, iniciativa que promove a integração dos alunos e da escola com a comunidade do entorno. Entre as conquistas recentes da escola está a aprovação do aluno Wendell Rocha, 17 anos, nos vestibulares das Universidades Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), nos cursos de Arquitetura, Engenharia Florestal e História.

Evando Chagas planeja ações em Ananindeua

Com sua área física agora ampliada, o Instituto Evandro Chagas, instalado em amplo terreno à margem da rodovia BR-316, pode enfim projetar seu futuro como um grande polo em saúde pública e de pesquisa biomédica. “Isso vai representar um avanço extraordinário para a saúde pública no Brasil e em especial para a Amazônia”, afirmou a diretora do IEC, Elisabeth Santos, que assinou na quinta (26), um termo de entrega através do qual a Superintendência do Patrimônio da União no Pará cedeu, ao IEC terreno de 356.633 metros quadrados em área contígua ao seu campus, no município de Ananindeua.

O IEC vinha desenvolvendo gestões desde 2008 com o objetivo de obter a cessão do terreno, onde funcionou no passado uma granja – já há tempos desativada – da Secretaria de Agricultura do Estado. Ao Evandro Chagas foram destinados mais de dois terços da área, pertencente ao patrimônio fundiário da União.

Entre as destinações projetadas para a nova área do IEC, a sua diretoria já definiu pelo menos duas possibilidades: uma escola profissionalizante em nível de 2º grau e um centro de inovação tecnológica. Elisabeth Santos corteja também a possibilidade da implantação de uma Escola de Saúde Pública, em nível de terceiro grau. Em toda a Região Norte, diz ela, não existe uma única escola desse tipo e o ideal seria que ela fosse criada pela UFPA. Caso isso não ocorra, o Evandro Chagas pretende tomar a iniciativa.

domingo, 29 de janeiro de 2012

IFPA Ananindeua divulga listão 2012

                                 

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – IFPA – Pólo Avançado de Ananindeua, divulgou na manhã de hoje, o listão dos aprovados no Processo Seletivo 2012.

Foram 280 vagas ofertadas, e todas preenchidas, sendo 40 para o curso de Edificações, 40 para Informática, 50 em Meio Ambiente, 100 para Segurança do Trabalho e 50 em Eletrotécnica.

Papãoooooo!!!!!!!


Após uma semana de muita encarnação da parte dos torcedores azulinos, os meninos do time bicolor deram a resposta que a torcida tanto esperava.

Mais chuvas para o mês de fevereiro

Apesar de o mês de janeiro mostrar uma queda na quantidade de chuvas em relação ao ano passado, o primeiro trimestre deste ano registrará índices pluviométricos (nível da água da chuva) para a Região Metropolitana de Belém maiores. Fevereiro apresentará um aumento nas chuvas, que variará entre 400 a 450mm (milímetros), em comparação com os 332.4 coletados no ano passado. Em março, deve chover em média de 479 a 527 mm, superior aos 421 a 478 mm em 2011.
 Segundo o Boletim Climático da Amazônia, fornecido pelo Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), os meses de inverno serão o auge da estação chuvosa na Amazônia, principalmente por influência da Zona de Convergência do Atlântico Sul que tem sua máxima atividade no início deste trimestre. As regiões do Marajó, Baixo Amazonas, metropolitana de Belém e pontos isolados no extremo sul do Pará terão precipitações acima dos padrões climatológicos. Entretanto, a temperatura permanece normal em todo o Pará.

Rashad Evans vence Phil Davis e encara Jon Jones em Atlanta

Rashad Evans é o próximo adversário do campeão dos meio-pesados Jon Jones. Lutando no evento principal do UFC em Chicago, o ex-detentor do cinturão da categoria derrotou Phil Davis, na madrugada deste domingo, por decisão unânime dos juízes (triplo 50-45). O desafio contra Jon Jones será no próximo dia 21 de abril, em Atlanta. A luta foi confirmada pelo presidente do UFC, Dana White, neste sábado.

Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 27 milhões na quarta-feira

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 1.358 da Mega-Sena, sorteadas neste sábado (28), em Santos (SP). A Caixa Econômica Federal (CEF) informou que a estimativa de prêmio para o próximo sorteio, que será realizado na quarta-feira (1), é de R$ 27 milhões.

As dezenas sorteadas foram: 03 - 15 - 16 - 35 - 37 - 47.