sábado, 11 de fevereiro de 2012

Ananindeua inaugura a 2ª escola ecologicamente correta

Ananindeua inaugurou ontem, mais uma escola municipal. Os alunos contarão com oito salas de aula, uma sala multiuso, sala de informática, quatro banheiros, quadra de esportes, escovódromo, áreas de lazer, playground, bloco administrativo, além de consultório de enfermagem e de odontologia. A Escola, construída no bairro do 40 Horas, tem parte da sua estrutura em madeira de reflorestamento e de manejo responsável das florestas nativas do Grupo Cikel.

A Escola foi viabilizada a partir de parceria firmada entre a Prefeitura de Ananindeua e o Grupo Cikel. O nome faz homenagem ao fundador do Grupo Cikel, Nelson Pereira Dias, responsável pela ampliação da empresa que atualmente está presente em cinco estados brasileiros (entre eles o Pará) com mais de 30 anos de atuação nos setores de Madeiras, Serviços e Siderurgia.

A Escola atenderá mais de 600 estudantes do Ensino Fundamental (a partir de 6 anos) e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Até o final do ano, a Prefeitura entregará mais 14 unidades de ensino entre Centros de Referência em Educação Infantil (CREI), Escolas de Ensino Fundamental e Unidades de Educação Infantil (UEI).

CARNANINDEUA 2012

Carnaval de Ananindeua vai animar os foliões

É no ritmo das batidas culturais que o carnaval de Ananindeua vem em 2012, prometendo muita diversão para os moradores e visitantes do município com mais de 50 atrações, entre desfile de blocos, trios, grupos folclóricos e escolas de samba. A festa começa hoje às 17h, com expectativa de público de 300 mil foliões, segundo a organização.
“Estamos desenvolvendo o carnaval do município, para promover a cultura não só para os nossos moradores mas para as pessoas de todo o estado. Por isso apostamos numa boa estrutura, segurança e variedade de atrações que dão cada vez mais qualidade a nossa quadra carnavalesca”, afirmou a secretária municipal de cultura e esporte e lazer, Nilse Pinheiro. A prefeitura de Ananindeua, por meio da secretária é quem realiza o Carnanindeua durante 11 dias de fevereiro, que acontece num grande palco montado na Avenida Dom Vicente Zico (antiga arterial 18) e depois se espalha pelos bairros da cidade.

Em sua 18ª edição, o Carnaval de Ananindeua vem com algumas novidades, como a participação, dia 18, do Bloco Jambú do Kaveira e a Caravana do Rei Momo, que costumam desfilar pelas ruas da cidade velha todos os domingos. Outro fato inédito é a realização do primeiro concurso de escolas de samba do município, no próximo domingo dia 19. “Serão quatro escolas disputando o título, e a vencedora será conhecida no dia 25, quando daremos o resultado e realizaremos o Desfile das Campeãs”, acrescentou a Secretária.

Ela frisou que a programação de micaretas e blocos infantis que acontece hoje e amanhã, devem atrair boa parte do público. “Só nas micaretas, teremos uma média de 20 mil pessoas acompanhando nove blocos em cada dia. E boa parte dos foliões já adquiriram ou estão providenciando seus abadás, mas para aqueles que quiserem apenas assistir aos desfiles dos blocos, a prefeitura está fornecendo ingressos para as arquibancadas”, informou Nilse.

E em se tratando do Corredor da Paz e Alegria - como é intitulada a avenida durante o Carnanindeua -, Nilse enfatizou que uma grande estrutura será montada com as arquibancadas para 4 mil lugares, 40 camarotes, banheiros químicos e Lounge Bar. Para a imprensa, será montado um “Glass Studio”, um estúdio envidraçado com visão panorâmica de todo o corredor da folia.

De acordo com ela, a estrutura foi pensada para promover o carnaval mais organizado e pacífico para a população. “Nosso policiamento engloba contenções, revistas em todos os que entrarem na ‘caixa’ - por que o corredor ficará cercado - além do videomonitoramento de todo o espaço. Contamos com um efetivo de 180 policiais militares, 80 guardas municipais, além de 240 homens fazendo a segurança particular dentro do corredor da folia”, assinalou Nilse Pinheiro.
Carnanindeua segue até dia 25.

No fim de semana que vem, a tradição e o frescor de coisa nova estão na programação do Carnanindeua. Blocos como o Flor do Ananin, do Paar e o Família Seca Buteco, da Guanabara, disputam o título de melhor bloco, enquanto o bloco As Kokotas, Os Guerreiros do Boi e a banda Arraial do Labioso serão algumas das 16 atrações do desfile da diversidade cultural.

“Na terça, dia 21, saímos em cortejo em direção às ruas do bairro para fazer oito Bailes Populares, o que é uma forma democrática de brincar, levando o carnaval até onde parte da população que não pode aproveitar a programação no corredor da folia, está”, acrescentou Nilse. A programação do Carnanindeua segue até o dia 25 de fevereiro, com a apuração dos blocos e das escolas campeãs, no Ginásio João Paulo II, na Cidade Nova.

Festa consciente
A Secretaria Municipal de Saúde, através da Equipe de Prevenção das DST/Aids, aproveita o Carnanindeua para fazer atendimentos educativos, como a entrega de preservativos aos foliões. Na próxima segunda-feira será a vez de um bloco sair pelas ruas com o tema “Prevenção, Saúde e Juventude”. A letra da marchinha tem como intuito esclarecer a população quanto aos perigos das doenças sexualmente transmissíveis, e foi escolhida através de concurso entre os alunos de escolas de Ensino Médio de Ananindeua.

PRESTIGIE
Micareta com desfile de blocos do Carnanindeua 2012. Hoje, a partir das 17h, na avenida D. Vicente Zico, na Cidade Nova, em Ananindeua. Abadás devem ser retirados diretamente com cada bloco.

INGRESSOS
Para curtir o Carnanindeua 2012 é só retirar hoje os ingressos gratuitamente no Ginásio João Paulo II, das 8h às 12h. A programação completa deste ano pode ser consultada no site da prefeitura de Ananindeua (www.ananindeua.pa.gov.br)

PROGRAMAÇÃO
Hoje e amanhã – Micaretas
18 e 19/02 (sábado e domingo) – Desfile da diversidade cultural e concurso de blocos e escolas de samba
21/02 (terça-feira) – Bailes Populares nos bairros
22/02 (quarta-feira) – Ressaca do Carnanindeua
25/02 (sábado) – Apuração dos blocos e escolas campeãs

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Programação Carnanindeua 2012

Novo representante do Unicef visita o Pará

O representante do Unicef no Brasil, Gary Stahl, chega hoje a Belém como parte de sua primeira visita aos estados brasileiros da região Norte desde que assumiu o cargo no começo de dezembro do ano passado. Primeiro ele esteve no Maranhão, onde se reuniu com a governadora Roseana Sarney, assim como deve se reunir hoje com o govenador Simão Jatene e terá encontros com parceiros do Unicef. Daqui, Gary segue para Manaus, onde manterá agenda semelhante com as autoridades amazonenses. Nos três Estados, além de falar com as autoridades, ele tem encontro com adolescentes.

Em todo o roteiro, Gary Stahl está sendo acompanhado pela representante-adjunta do Unicef no Brasil, Antonella Scolamiero, e pelo gerente de mobilização de recursos e parcerias do Unicef no Brasil, Wim Desmedt. Em Manaus, também fará parte da comitiva o especialista do Unicef em Direitos da Infância Indígena e Afrodescendente para a Região da América Latina e Caribe, Miguel Hilario-Manenima.

A visita mostra o compromisso do Unicef em fortalecer sua atuação na região. A Amazônia Legal brasileira permanece como um dos territórios prioritários no novo ciclo de cooperação do Unicef com o Brasil, que começa este ano e segue até 2016. 'Para o Brasil avançar ainda mais na garantia dos direitos de cada criança e adolescente, é essencial enfrentarmos as desigualdades e valorizarmos as diferenças. Como sabemos, a Amazônia Legal brasileira é umas das regiões com os mais preocupantes indicadores sociais do País. Os meninos e meninas da Amazônia merecem nossa atenção', explica Gary.


Belém

No Pará, Gary vai conhecer o Espaço Acolher, da Santa Casa do Pará, criado em 2006 para atender as vítimas de escalpelamento e acompanhantes que, após a alta do hospital, precisam continuar o tratamento, que pode durar mais de um ano. No espaço são oferecidos hospedagem, alimentação e atendimento integrado. O escalpelamento é um acidente que atinge principalmente as mulheres e meninas ribeirinhas que têm como principal meio de transporte as embacações motorizadas, exatamente onde ocorrem os acidentes que causam traumas muitas vezes para o resto das vidas das vítimas. Gary vai se reunir com o governador Simão Jatene às 8h30 de hoje, no Comando Geral da Polícia Militar, no bairro do Souza.

Ananindeua intensifica serviço de limpeza



Com a finalidade de intensificar as frentes de trabalho de limpeza urbana na época de chuva, a Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria de Saneamento e Infraestrutura, contratou mais de 60 novos trabalhadores, entre homens e mulheres. Eles estão reforçando o serviço de limpeza realizado diariamente e que, nesse período, precisa ser ampliado para que o lixo jogado na via pública não gere maiores transtornos.

Diversas equipes estão espalhadas pela cidade atuando na capina, na limpeza, na desobstrução de bueiros e na coleta de entulho. Os serviços foram iniciados no Conjunto Júlia Seffer, em Águas Lindas, Jaderlândia e Icuí, principalmente nas áreas centrais, avenidas e locais que sofrem com alagamentos.

Morre o cantor Wando

Morreu hoje, às 8 horas, o cantor Wando, de 66 anos, que estava internado no Biocor Instituto, em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais desde o dia 27. Segundo o hospital, ele sofreu uma parada cardíaca.

Carnanindeua 2012



Com o tema “No ritmo das batidas culturais”, o Carnanidneua 2012, começa no próximo sábado (11), a partir das 17h, na Av. Dom Vicente Zico. 
A programação vai até o dia 25 de fevereiro, com a apuração dos blocos e das escolas campeãs, no Ginásio João Paulo II, na Cidade Nova.

Será a 18ª edição do Carnaval de Ananindeua que levará para a avenida 11 trios elétricos e mais de 50 atrações entre blocos carnavalescos, bandas musicais, grupos folclóricos, escolas de samba e Djs. Uma das novidades será a participação do Bloco Jambú do Caveira e a Caravana do Rei Momo, além dos blocos infantis que farão a animação da garotada.

Com uma expectativa de público de 200 mil foliões, os brincantes terão a segurança garantida por efetivos das Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, segurança privada e atendimento médico.

Uma grande estrutura será montada com 40 camarotes, arquibancadas para 4 mil lugares, banheiros químicos e Lounge Bar. Para a imprensa, será montado um “Glass Studio” com visão panorâmica de todo o corredor da folia.


“Tudo está sendo preparado para recebermos moradores, convidados e autoridades de Ananindeua e da Região Metropolitana, que virão participar desse evento. Será uma grande festa, com segurança e divertimento garantidos”, afirmou a secretária de cultura, esporte, lazer e juventude de Ananindeua, Nilse Pinheiro.

Os ingressos para o Carnanindeua 2012 poderão ser retirados, gratuitamente, no Ginásio João Paulo II, de 7 a 10 de fevereiro, das 8h às 16h.

Pensamento..

Bom mesmo é ir a luta com determinação, abraçar a vida com paixão, perder com classe e vencer com ousadia, pois o triunfo pertence a quem se atreve... A vida é muito para ser insignificante.

Charlie Chaplin

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Pré-vestibular municipal de Ananindeua abre inscrições

 O Cursinho Pré-vestibular Municipal de Ananindeua estará realizando as inscrições de novos alunos, no período de 06 a 08 de fevereiro, das 8h às 14h, na Secretaria Municipal de Educação, que fica Rua Magalhães nº 26, bairro da Guanabara (atrás do Líder da BR). Informações pelo telefone:(91)3321-3143.

Alfredo Costa é o candidato do PT para eleições de Belém.


Depois de uma disputa acirrada as prévias do PT deu uma imagem do partido hoje. Uma disputa que revelou a divisão do PT, e uma postura de disputa inusitada do partido em Belém. Acompanhei as prévias e avalio que era impossível pensar as práticas feitas nestas eleições alguns anos atrás. Houve pedido de impugnação de urnas, pedido de impugnação da candidatura do deputado PUTY, não aceita pela executiva do PT municipal. 


Houve denúncias de compra de voto e a voz corrente é que ganharia quem levasse mais gente. Quem tivesse estrutura.


Era muito carro na rua , a cooperativa de taxi do terminal rodoviário foi fretada,mais uma vez. O número de votantes cresceu bastante, chegando a 4306. Estavam aptos a votar 9011 e ainda tivemos 51 votos brancos e nulos. Puty teve 2149 votos e Alfredo 2202 votos


O importante é que o PT fez uma prévia que mexeu com a politica local, neste segundo turno, e o campo majoritário mais uma vez ganhou. A DS demonstrou que aumentou seu poder de fogo, mais não levou a candidatura para prefeito, por ter um candidato muito identificado com os erros e formas de tratamento do governo Ana Júlia, o que possibilitou um leque da alianças dos petistas de várias mátises contra o candidato PUTY muito identificado com o núcleo duro do governo passado e não aceito nas bases petistas.


Eu presenciei gente votando muito no Alfredo para não ter que referendar o deputado PUTY, e fortalecer um campo no interior do PT que foi o maior responsável pela derrota do governo estadual.

Quando o PT, não fez uma profunda avaliação dos procedimentos do governo Ana Júlia as feridas ficaram abertas e o PT as expôs nestas prévias.

Não se debateu um projeto para Belém com profundidade e, as eleições foram feitas na base do convencimento e do voto pragmático.

Alfredo Costa terá que lamber as feridas e unificar o PT para uma eleição que não é uma das mais facies.
Fonte: Blog da Professora Edilza Fontes

Clube do Remo completa 107 anos de história


Remo. Uma prática esportiva que herdou o nome de seu principal "acessório": a haste que funciona como motor para certo tipo de embarcações. "Remo" também é o motor de um fenômeno natural que reúne multidões em praças esportivas do Estado do Pará há exatos 107 anos. Facilmente identificados pela predominância da cor azul marinho em suas vestes, os adeptos deste fenômeno transformaram este "Remo" em algo muito maior do que a simples equipe de regata que deu origem ao clube.

No dia 5 de fevereiro de 1905 nascia o "Grupo do Remo". Recentemente desligados do Esporte Clube do Pará, os atletas Victor Engelhard, Raul Engelhard, Eugênio Soares, Narciso Borges, José Henrique Danin, Vasco Abreu e Jean Marechal, resolveram fundar o clube que até então teria como foco a disputa de regatas, e contaram com o apoio de outros desportistas que ajudaram a completar o quadro de 21 sócios-fundadores do Grupo do Remo na data que completa 107 anos neste domingo (5).

Três anos depois de sua fundação o clube seria extinto, e mais três anos depois seria reorganizado por novos gestores. O Grupo do Remo estava pronto para se tornar uma potência em diversas modalidades esportivas no Estado do Pará, inclusive naquele esporte chamado de "Football", que havia acabado de desembarcar no país vindo da Inglaterra. O sucesso foi imediato, e em 1914 o Clube do Remo, como seria chamado desde então, possuía o status de melhor clube de futebol do Pará.

No mesmo ano, a conquista de seu bicampeonato paraense provocou um desentendimento que teria como resultado o surgimento, no mesmo ano de 1914, daquele que viria a ser o seu maior rival: o Paysandu. A rivalidade se estendeu do futebol para toda modalidade esportiva que envolva os dois clubes. Vizinhos de sede social (na avenida Nazaré) e de estádio (na avenida Almirante Barroso), os rivais detém no futebol o status de clássico mais vezes disputado no futebol mundial: 710 edições.

Em confrontos diretos com o rival bicolor, a superioridade é azulina. São 249 vitórias do Remo contra 221 do rival. A diferença positiva de 28 vitórias se deve, em grande parte, ao período de 4 anos e 6 meses em que o Remo permaneceu invicto no clássico. De dezembro de 1992 a junho de 1997, foram 21 vitórias do Remo e 12 empates, um tabu de 33 jogos que até hoje é motivo de chacota para a torcida do Paysandu e de orgulho para a torcida azulina, que até hoje relembra o feito.

Se a imensa torcida azulina tem mais motivos de orgulho no passado do que no atual momento do clube, os principais símbolos do clube permanecem vivos. Após várias tentativas de venda, o estádio Evandro Almeida, o Baenão, já não tem mais o escudo no pórtico de entrada, mas ainda conta com a presença do Leão Azul, mascote do time desde 1944 devido ao apelido dado pelo jornalista Edgar Proença, sem falar na presença ainda constante da torcida azulina, maior patrimônio do clube.

Conhecida como o "Fenômeno Azul", a torcida remista tem sido testada nos últimos anos. Longe da Série A do Brasileirão desde o ano 2000, em que disputou a fase final da Taça João Havelange, a torcida não deixou de apoiar o clube, e a maior prova de amor se deu no ano do Centenário, em 2005. O Remo conquistou a Série C registrando a melhor média de público de todas divisões do Brasil, se mostrando a principal responsável por perpetuar a tradição do Clube ao longo de seus 107 anos.

Alfredo Costa é a aposta do PT para a prefeitura

Segundo informações da assessoria de imprensa do PT- Belém, o vereador Alfredo Costa é o candidato eleito pela maioria dos filiados do Partido dos Trabalhadores para concorrer à Prefeitura Municipal de Belém.

A apuração dos votos teve início por volta de 01:00h e foi encerrada às 04:015h desta segunda-feira(06).

Ainda de acordo com assessoria,os números finais das Prévias do PT Belém são: Alfredo Costa: 2.202 - Cláudio Puty: 2.149 -Brancos e Nulos: 52.

Dos 14.022 filiados ao partido, 9.011 estavam aptos à votação; e destes, 4.306 compareceram à urnas.