quinta-feira, 12 de abril de 2012

Terreno da Granja do Icuí abrigará polo de ensino superior e técnico







A Granja do Icuí, que abrigou a residência oficial dos governadores do Pará até 2006, será transformada em um polo de ensino superior e técnico público que abrigará entidades federais e estaduais de educação. O contrato de doação do imóvel à Prefeitura Municipal de Ananindeua foi assinado pelo governador Simão Jatene, durante uma cerimônia realizada na manhã desta quinta-feira, 12, na Granja. “A questão da educação não deve ser vista com uma questão de futuro. A educação tem que se tratada como uma questão urgente, que deve ser resolvida aqui, agora. E a universidade tem um duplo e permanente papel: de dar universalidade ao que existe de especifico e de tornar especifico o saber universal. Por isso, que quando tive a primeira conversa com o prefeito de Ananindeua sobre a doação do terreno da Granja, eu nem pensei duas vezes e concordei com a iniciativa”, declarou o chefe do Executivo Estadual.
No terreno, que tem cerca de 240 mil m², serão instalados os núcleos da Universidade Federal (UFPA) e do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPA), primeiras instituições a fechar parcerias para a criação do polo. O prefeito de Ananindeua informou que já está dialogando com a Universidade do Estado do Pará (Uepa) e a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) para que façam parte desse projeto. “Temos certeza que conseguiremos agregar outros parceiros para oferecer aos estudantes do Pará e de Ananindeua, mais especificamente, um verdadeiro polo de capacitação e conhecimento”, disse o prefeito Helder Barbalho. Ainda de acordo com o gestor, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) também pretende instalar no complexo universitário uma escola de inovação na área de mineração.

A previsão é que as aulas no polo comecem antes do final deste ano. As obras do núcleo do IFPA já iniciaram e o instituto deve ofertar 1.200 vagas em 35 cursos de nível técnico. Cada unidade terá sua estratégia isolada na oferta dos cursos, mas a previsão inicial é que quatro mil vagas de Ensino Superior e Técnico sejam disponibilizadas. “Para nós, que trabalhamos com a educação, este é um um sonho que está se tornando realidade. Todos ganham com esta iniciativa do Governo do Estado e da Prefeitura de Ananindeua, que fará com que o Pará se torne uma referência no ensino com a criação deste complexo educacional”, afirmou o reitor do IFPA, Edson Ary Fontes.

Outras melhorias – Durante a cerimônia de doação do terreno da Granja do Icuí para a Prefeitura de Ananindeua, o governador Simão Jatene também assinou um contrato de concessão de parte do terreno da Escola Estadual Francisco do Nascimento Mendes à Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), objetivando a melhoria do abastecimento de água das comunidades do Uirapuru e Icuí-Guajará. O espaço permitirá que o sistema de abastecimento de água seja ampliado, passando a gerar 500 mil litros por hora, em vez dos atuais 250 mil.

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Inscrições para capacitações em “Resíduos Sólidos” e “Mercado Formal” até dia 12

Ainda restam mais de 300 vagas para as capacitações em “Resíduos Sólidos” e “Mercado Formal”, que são fruto de parceria entre a Secretaria de Estado de Assistência Social do Pará com a Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria de Cidadania, Assistência Social e Trabalho.
As inscrições vão até a próxima quinta-feira (12) e podem ser feitas das 8h às 17h. Os interessados em participar do curso “Mercado Formal”, voltado para a formação de profissionais para atuarem no comércio varejista, podem se inscrever nos nove CRAS do município ou no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

É uma opção de qualificação gratuita para aqueles que se encontram desempregados e procuram oportunidades de trabalho nas diversas redes de supermercado instaladas no município.

Já quem deseja participar da capacitação em “Resíduos Sólidos” deve se inscrever nos CRAS Santana do Aurá, Estrela Ananin ou 40 Horas. Esse curso faz parte de projeto de inclusão produtiva de catadores de resíduos sólidos (lixo). A ideia é estimular o desenvolvimento das comunidades que tem como fonte a coleta e reciclagem do lixo e fomentar a organização de empreendimentos sustentáveis.
Mais informações pelo (91) 3344-1555.

Justiça Eleitoral define expedientes diferenciados para emissão de títulos

O expediente da Justiça Eleitoral começou ontem a funcionar em regime diferenciado em razão do cadastramento eleitoral para as eleições municipais de outubro. Até o final deste mês todos os cartórios eleitorais e postos de atendimento ao eleitor no Estado ficarão abertos nos dias úteis até as 15 horas. Uma hora a mais de expediente para que as pessoas possam tirar a primeira e segunda via do título de eleitor e obter transferência de domicílio e revisão de dados cadastrais.
De acordo com a portaria 12.601/12 do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) mesmo no dia 1º de maio, feriado, os cartórios e centrais de atendimento ao eleitor estarão abertos das 8h às 15h. E no período de 2 a 9 de maio, quando se encerra o cadastro eleitoral, o expediente será ampliado para até as 18 horas.
Por lei, a inscrição e o voto são obrigatórios para os maiores de 18 anos e facultativos para os analfabetos, jovens entre 16 e 18 anos e maiores de 70. Aqueles que completarem 16 anos até o dia 7 de outubro poderão votar desde que solicitem seu título dentro do prazo previsto pela legislação.
Para solicitar o título de eleitor pela primeira vez a pessoa residente no Pará deve procurar o cartório eleitoral correspondente ao seu bairro, com um documento de identificação (RG, certidão de nascimento, certidão de casamento, carteira de trabalho ou habilitação) e comprovante de residência. Para os homens, maiores de 18 anos, também é exigido o comprovante de quitação do serviço militar. Já para quem pretende fazer a transferência do domicílio eleitoral é exigido também um comprovante de que mora no domicílio eleitoral há pelo menos três meses.
De acordo com o calendário eleitoral de 2012, no dia 9 de maio termina o prazo para o eleitor requerer inscrição eleitoral ou transferência de domicílio. É também o último dia para quem mudou de residência dentro do município pedir alteração no seu título eleitoral e também para que as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida solicitarem transferência para seção eleitoral especial.
Em Belém, além da Central de Atendimento ao Eleitor, no bairro da Pedreira, a Justiça Eleitoral também disponibiliza o serviço nos postos de atendimento localizados na Assembleia Legislativa; no posto Tá na mão, no bairro do Guamá; e na Estação Cidadania, no bairro do Jurunas. No interior, os interessados podem procurar os cartórios eleitorais.
Prazos Eleitorais - Ontem começou mais uma etapa das eleições de 2012. Até a data da posse dos candidatos eleitos fica proibido aos agentes públicos fazer, na circunscrição do pleito, revisão geral da remuneração dos servidores públicos que excedam a recomposição da perda de seu poder aquisitivo ao longo do ano da eleição.
 A regra está prevista no artigo 73, inciso VIII, da Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997) e visa garantir a isonomia do pleito.
 Pelo calendário eleitoral de 2012, ontem também foi o último dia para o órgão de direção nacional do partido político publicar, no Diário Oficial da União, as normas para a escolha e substituição de candidatos e para a formação de coligações, caso o estatuto da legenda não trate desses assuntos.

terça-feira, 10 de abril de 2012

Priante lança pré-candidatura na quinta


O senador e presidente nacional do PMDB, Valdir Raupp (RO), fará em Belém, na próxima quinta-feira, o lançamento da pré-candidatura do Deputado Federal José Priante para a prefeitura de Belém. O partido está realizando uma caravana em todo o país para lançar seus pré-candidatos e Belém foi a primeira capital escolhida.

“Essa escolha do PMDB nacional mostra a importância que Belém tem e é motivo de orgulho e de entusiasmo para todos os nossos militantes. O PMDB tem uma responsabilidade grande com Belém”, destaca Priante, que ainda terá que ter seu nome referendado na convenção do PMDB.

O peemedebista avalia que o seu partido é o único capaz de unir forças, tanto na esfera estadual como na federal, já que integra a base de apoio do governador Simão Jatene e da presidente Dilma Rouseff, respectivamente. “Temos esse diferencial, o que nos dá uma responsabilidade muito maior. Nosso partido é o único capaz de construir uma aliança vitoriosa em prol de Belém”, pondera.

Ele diz que nos últimos 16 anos Belém teve o “azar de eleger gestores com uma visão pequena, que criaram apenas obras minúsculas”. “Precisamos abrir novas portas e fronteiras e avançar muito mais. O orçamento de Belém é muito pequeno e precisamos de parcerias a nível de Estado e da União. Caso contrário, sempre perderemos. Hoje o PMDB tem o vice-presidente do Brasil”.

Priante lembra que o PMDB já demonstrou toda a sua força nas eleições de 2008, quando disputou o segundo turno e espera contar com o apoio do governador na disputa. “É claro que haverão outras candidaturas da base de apoio do Simão Jatene, provavelmente uma do seu próprio partido, mas ainda não houve qualquer manifestação oficial do governador”.

Helder Barbalho, prefeito de Ananindeua, calcula que até o fechamento das convenções o PMDB tem condições de lançar de 115 a 120 candidatos a prefeito no Pará. “Onde não houver candidatura própria faremos composições de acordo com as peculiaridades locais. Na reunião de quinta vamos iniciar a discussão da estratégia política e dar a largada da nossa agenda pré-eleitoral para manter o PMDB com o maior número de prefeitos no Estado”.

“Em 2008 elegemos 42 prefeitos, fazendo mais que o dobro de prefeituras do partido que ficou em segundo lugar. Nossa meta é, no mínimo, manter esse número. Também estaremos fazendo composições com outras legendas em vários municípios”, complementa o deputado estadual Parsifal Pontes.

segunda-feira, 9 de abril de 2012

IPTU 2012

FIQUE ATENTO AOS PRAZOS E NÃO PERCA OS DESCONTOS CONCEDIDOS PELA PREFEITURA.

Meio Ambiente

Para quem ainda não sabe o novo Secretário de Meio Ambiente de ANANINDEUA, se chama CELSO MOTOKI.
SUCESSO AO AMIGO NA NOVA MISSÃO!

Registros da inauguração do Parque Seringal




Famep promove seminário sobre eleições municipais

Começa nesta quarta-feira (11) o primeiro de três seminários destinados aos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores que virão à reeleição nas próximas eleições municipais ou que estão deixando o cargo. O Seminário “Diálogo Municipalista: Eleições 2012 – Final de Mandato”, promovido pela Federação dos Municípios do Estado do Pará, envolve o âmbito da região metropolitana de Belém neste primeiro momento, com duração de dois dias. As palestras vão acontecer no auditório do Ministério da Fazenda.

Nos dias 19 e 20 o evento será realizado em Marabá e em Santarém ocorrerá entre 26 e 27. Os seminários contam com a parceria do Tribunal de Contas da União (TCU) e Confederação Nacional de Municípios(CNM).

A programação busca tirar dúvidas sobre as normatizações publicadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as quais regem o processo eleitoral de 2012. O segundo dia será destinado ao debate em torno do encerramento de mandatos. A programação completa está disponível no site da Famep (www.famep.org.br).