sexta-feira, 4 de maio de 2012

Ananindeua premia os melhores

Professores, escolas e mais de 300 alunos da rede municipal de ensino de Ananindeua receberam premiações, placas de honra ao mérito e aparelhos de DVD, MP3, celulares e notebooks, além de isenções de IPTU, em reconhecimento por seus desempenhos no ano letivo de 2011. A iniciativa faz parte do projeto Aluno Nota 10, criado em 2009 pela prefeitura do município para incentivar a educação, e já premiou até agora mais de 3.100 estudantes.

Na escolha dos destaques do ano, são consideradas as notas, além de disciplina, participação em classe e assiduidade dos pais ou responsáveis nas atividades escolares. O evento também premiou os vencedores das Olimpíadas Literária e de Matemática realizadas no município.

“Mesmo não sendo preciso, eu cobro muito do meu filho para que ele tenha boas notas e avance nos estudos, aproveitando a oportunidade que muitos não têm. E hoje ele está vendo o resultado de quem estuda”, destaca Arlete Rodrigues, mãe de Gualdino Rodrigues, 14 anos, 1º lugar na faixa etária dele.

O projeto também vem dando resultados para o município como um todo. As taxas de evasão escolar e repetência diminuíram e as de aprovação aumentaram. “A partir do momento em que envolvemos todos os agentes sociais responsáveis pela educação no município, conseguimos os melhores resultados possíveis para um ensino de qualidade”, afirma a secretária de Educação, Conceição Vieira.

Os resultados positivos também apareceram no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2009, quando Ananindeua avançou do 9º para o 2º lugar, em relação a 8ª e 9ª séries, e de 9º para 3º lugar, considerando 4ª e 5ª séries, entre as redes municipais de ensino do Pará. “Com o Aluno Nota 10, criamos um grande movimento envolvendo pais, professores, alunos e empresários preocupados com o desenvolvimento e a qualidade da educação em Ananindeua. O resultado disso pode ser visto na quantidade de alunos premiados e nos índices educacionais que Ananindeua tem alcançado”, afirma o prefeito Helder Barbalho.

PAI PRESENTE

Na ocasião, também foi assinado um convênio entre a Prefeitura de Ananindeua e o Tribunal de Justiça do Pará para a implantação do Projeto Pai Presente, que garante o registro depaternidade a milhares de crianças e adolescentes. De acordo com o Censo Escolar de 2009, cerca de 500 mil crianças e adolescentes no Pará não possuem o nome do pai no registro de nascimento. “A parceria do Tribunal com os municípios é fundamental para que haja uma redução nesses números e as perspectivas de sucesso aumentam se pudermos contar também com a comunidade escolar, envolvendo mães de alunos e professores”, destacou o juiz corregedor do TJEPA, Lúcio Guerreiro.

Em Ananindeua, será feita uma mobilização com a participação das escolas da rede municipal de ensino, dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), com o objetivo de permitir ao Judiciário mapear a real quantidade de crianças sem paternidade identificada no município, já que o preenchimento do nome do pai não é quesito obrigatório no Censo Escolar.

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Antônio José Guimarães é novo conselheiro do TCM

 
Com 30 votos favoráveis, o então Secretário Extraordinário de Estado de Assuntos Institucionais, Antônio José Costa de Freitas Guimarães foi indicado pela Assembleia Legislativa do Estado do Pará como o novo conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios em sessão especial realizada ontem. Com 31 deputados presentes, o secretário não recebeu o voto favorável de apenas um parlamentar, que se absteve.

Após a apresentação de Antônio José que, além de falar de sua carreira política, também discorreu sobre a importância e do dever do TCM, a maioria dos Deputados se manifestou favorável à indicação, antes mesmo que se iniciasse o processo de votação secreta.

“Não tenho muita coisa a lhe dizer porque sei de sua seriedade”, ressaltou o Deputado Carlos Bordalo (PT).

“Vejo sua indicação como um reconhecimento da sua trajetória de carreira pública”, também apoiou o deputado Eliel Faustino (PR).

Já o Deputado Martinho Carmona (PMDB) aproveitou a oportunidade para questionar Antônio José sobre a possível demora na devolução das análises das contas dos municípios pelo TCM. Segundo ele, muitas apreciações estariam atrasadas atualmente no TCM.

“Temos uma lei que determina um prazo para que o TCM julgue as contas e devolva para as câmaras. Então, vou pedir ao pPesidente da Casa (Manoel Pioneiro) que tome providências legais. Desejo sucesso e você já chega com essa missão, porque o TCM está correndo grande risco jurídico, por não estar cumprindo com o dispositivo legal”.

Antônio José não negou a existência do problema, como também, disse que acredita que esse será um dos principais desafios a enfrentar. “Vamos procurar agilizar e cumprir o que o Deputado Martinho Carmona nos cobrou, que é a agilização das apreciações de análises das prestações de conta porque isso dificulta, inclusive, um prefeito que pretende se candidatar novamente ao cargo”, comprometeu-se.

Antônio José é engenheiro florestal e técnico de carreira do Ibama, e atualmente comanda a Secretaria Extraordinária de Estado Assuntos Institucionais.

A indicação à vaga de conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios foi possível a partir da aposentadoria do Conselheiro Alcides Alcântara.

Passarelas passam por serviço de limpeza em Ananindeua


Uma ação realizada pela Secretaria de Saneamento e Infraestrutura de Ananindeua, através do Departamento de Postura do município, atendeu à uma solicitação dos moradores da Cidade Nova e recuperou as passarelas que servem de ligação entre as WE’s do bairro.


Durante os dias 26 e 27, as doze vias passaram por limpeza, retirada de entulhos e manutenção da iluminaçãodo local. De acordo com Bento Gouveia, diretor do Departamento de Postura, aação se deu em razão do acúmulo de lixo e entulhos nas passarelas. “Os moradores fizeram denúncias sobre a situação dessas vias, e a secretaria acatou. Fizemos a operação em dois dias e, além da adequação, já que muitasf oram fechadas ou usadas indevidamente, retiramos lixo, mato, entulhos e também instalamos iluminação”, explica Gouveia.


Além da recuperação e adequação, as passarelas também serão monitoradas. “A Secretaria de Saneamento fará a manutenção de forma continuada, para que a segurança e limpeza sejam garantidas à população”, enfatiza o engenheiro civil Claudir Melul. As passarelas recuperadas são de 28 a 32; e 76, 66, 45, 44, 43 e 42 da Cidade Nova 8.


Para os moradores do bairro, a iniciativa veio resolver um problema e contribuir para melhorar a qualidade de vida. “Ninguém gosta de viver próximo de áreas em que a sujeira se acumula. Com essa limpeza com certeza teremos uma melhora da nossa área, além de servir como exemplo para que as pessoas mantenham sempre bem cuidado”, disse a dona de casa Maria de Lourdes Santos, moradora da Cidade Nova há quinze anos.

Lyoto não começou a treinar, mas está confiante para UFC em agosto

Um dos principais lutadores do Pará, Lyoto Machida, retornará ao UFC, no dia 4 de agosto e enfrentará o americano Ryan Bader, em Los Angeles. Lyoto se diz satisfeito e ja esperava a convocação, mesmo após ter perdido sua última luta para Jon Jones e ficar oito meses sem ser chamado para um embate.

A expectativa de Machida é grande, e apesar de estar sem previsão para iniciar o treino, ele está bastante confiante, e com pensamentos positivos em relação à luta. Lyoto mostrou ter conhecimento e respeito pelo adversário, e já havia encontrado Bader em um campeonato nos EUA.

Ananindeua e Arquidiocese de Belém pela educação de qualidade




Baile de Debutantes Comunitário


Os últimos detalhes para a 6ª edição do Baile de Debutantes Comunitário já estão sendo finalizados e, no próximo dia 12, as 430 adolescentes vão participar do ensaio geral, na sede da campestre da AABB. O momento encerra a preparação das debutantes para a festa que será no dia 26.

UNALE


Zenaldo destaca vantagem de ter governador ao lado

Administrar Belém é um dos maiores desafios para o PSDB, segundo os discursos dos caciques do partido, ontem, na convenção que lançou a pré-candidatura do deputado federal Zenaldo Coutinho para disputar a prefeitura da capital paraense. Dos partidos aliados da administração estadual do governador Simão Jatene, apenas o PSD compareceu, com o presidente do diretório de Belém, vereador Fernando Dourado. Mas, a empolgação da militância tucana foi enorme no auditório da Assembleia Legislativa.

O local, desde o final da tarde, ficou lotado, além dos arredores da AL. Zenaldo Coutinho chegou à convenção por volta das 19 horas, acompanhado do governador Jatene, dos senadores Álvaro Dias (PSDB/PR) e Fernando Flexa Ribeiro (PSDB/PA), além de deputados estaduais, do presidente da Assembleia Legislativa, Manoel Pioneiro, deputados federais e vereadores tucanos e ainda dos dirigentes tucanos em Belém.

O presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), não compareceu à convenção, segundo informações da assessoria do evento, por problemas de saúde. “Estou convencido da responsabilidade de um gestor público, que tem que ter um olhar voltado para frente. Não quero saber do passado. A minha preocupação é com o que poderei fazer para a frente”, afirmou Zenaldo Coutinho.

O pré-candidato tucano assegura que os inúmeros problemas de Belém não o esmorecem. Pelo contrário, garante que só aumentam sua vontade de se dedicar à administração da capital paraense para transformá-la de volta à metrópole da Amazônia. Ele apontou a parceria com o governo Simão Jatene como o lado positivo para reduzir a pobreza do povo de Belém. Simão Jatene também citou os desafios para superação dos problemas da capital paraense e disse que o PSDB tem um bom quadro e que sempre faz boas escolhas de candidatos para disputar os cargos públicos. “Zenaldo Coutinho é a prova disso. Ele reúne condições de defender, exercitar e praticar os princípios necessários para a construção de uma nova sociedade”, ressaltou o governador, repetindo o que sempre citou em suas campanhas , que os maiores adversários do PSDB no Estado do Pará e em Belém são a pobreza e desigualdade social, que segundo Jatene só podem ser vencidas com a mudança da velha forma de fazer política.

O senador paranaense foi mais enfático no discurso político do ato. Álvaro Dias ressaltou que o PSDB tem projeto para Belém e que a partir da eleição de Simão Jatene e da possibilidade de Zenaldo Coutinho na prefeitura, estarão lançadas as bases no Estado do Pará para o partido eleger o presidente da República em 2014. “PSDB nacional está com Jatene e Zenaldo para erigirmos aqui a base que dará sustentação ao projeto de nação, porque o que existe hoje em prática no País é um projeto de poder, assentado na corrupção”, acentuou Dias. Ele também enfatizou a experiência política de Zenaldo Coutinho.

O presidente da AL, Manoel Pioneiro, e o presidente da executiva do PSDB em Belém, Fabrício Gama, também acentuaram um tom de parceria nos discursos, associando a possível administração tucana em Belém ao governo estadual. “Este momento pode passar para a história. O PSDB administrando a capital e o Estado, em harmonia e com grandes ações”, ressaltou Pioneiro.

Quem já lançou pré-candidatos

- PV - José Francisco

- PSB - Cássio Andrade

- PPS - Arnaldo Jordy

- PSDB - Zenaldo Coutinho

- PMDB - José Priante

- PT - Alfredo Costa

Nossa Senhora de Fátima

Desde o dia 19 deste mês, as peregrinações que seguem como roteiro de preparação para a Festividade de Nossa Senhora de Fátima 2012 vinham acontecendo até ontem. São 92 grupos de orações que levam a imagem da santa às casas dos devotos, empresas e instituições públicas e privadas, e realizam orações de preparação espiritual para uma das maiores celebrações católicas de Belém.

A abertura do evento acontece dia 1º de maio, às 19h, na Igreja de Nossa Senhora de Fátima, no bairro do Marco. Serão doze dias de missas e novenas diárias, até o dia 13 de maio. Com o tema “Maria, Mãe de Cristo e Mãe da Igreja Missionária”, o evento desperta o otimismo do pároco do Santuário de Fátima, padre Raimundo Possidônio. “Pela segunda vez, é uma grande benção poder participar desse evento que mobiliza toda a cidade. É uma alegria muito grande estar envolvido no trabalho de preparação”.

A expectativa do padre é que mais de 200 mil fiéis participem do grande momento da celebração: a Procissão das Velas, no dia 12, comandada pelo arcebispo metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira. A imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima sairá do Santuário às 17h30 e percorrerá quatro ruas do centro da capital: Antônio Barreto, Alcindo Cacela, Domingos Marreiros e José Bonifácio.

PROGRAMAÇÃO

Segundo o pároco, dentro da programação deste ano, “a festividade contará com a participação de três bispos da cidade, Dom Alberto Taveira, Dom Vicente Costa e Dom Teodoro Tavares”. A abertura será realizada às 19h, pelo bispo Dom Vicente, no Santuário de Fátima, localizado à avenida Duque de Caxias, próximo à rua Antônio Barreto.

Para os fiéis, mais de 50 missas, novenas e rezas serão feitas a partir do dia 2 de maio até o dia 13, com o encerramento feito pelo bispo auxiliar de Belém, Dom Teodoro Tavares.

Haverá ainda as procissões da juventude, das crianças e moto-rodoviária, todas com saída do Santuário.

Hospital Metropolitano (PA) terá recursos da Saúde

Ação estratégica ampliará a assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde e garantirá atendimento mais humanizado aos pacientes
O Ministério da Saúde destinará anualmente R$ 3,6 milhões para o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), no Pará e também viabilizará a criação de uma unidade de atendimento para pacientes com Acidente Vascular Cerebral (AVC), além da ampliação da assistência na área de Nefrologia e habilitação de ambulanchas para atender as mais de 50 cidades ribeirinhas. A ação é resultado da implantação do S.O.S. Emergências, estratégica que prevê melhoria na gestão, qualificação e ampliação do acesso aos serviços de urgência e emergência do Sistema Único de Saúde (SUS), reduzindo o tempo de espera e garantindo atendimento mais humanizado aos pacientes.
O secretário de Atenção à Saúde, Helvécio Magalhães, esteve no hospital e fez a assinatura do termo de compromisso com os gestores locais. “O S.O.S. Emergências é uma ação estratégica que visa melhorar a qualidade da assistência com a disponibilização de recursos para ampliação de leitos, equipamentos, entre outras melhorias”, disse. Ele destacou ainda que o Hospital Metropolitano é o início de uma série de ações previstas para estruturar a rede de urgência e emergência no Estado.
O Hospital Metropolitano, localizado em Ananindeua (PA) é a 12ª unidade hospitalar do país que contará com o apoio da estratégia, lançada oficialmente no final do ano passado.
Até 2014, o S.O.S Emergências, que integra a Rede Saúde Toda Hora, abrangerá os 40 maiores prontos-socorros brasileiros. A ação já foi implementada em 11 hospitais de grande porte, localizados em: Recife (PE), Salvador (BA), Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Goiânia (GO), Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS). As unidades selecionadas são referências regionais, contam com pronto-socorro e realizam grande número diário de internações e atendimentos ambulatoriais.
INVESTIMENTOS –Além da verba anual para custear a ampliação e qualificação da assistência da emergência,R$ 3,6 milhões - representa R$ 300 mil/mês - o hospital também poderá receber até R$ 3 milhões para aquisição de equipamentos e realização de obras e reformas na área física do pronto-socorro, conforme necessidade e aprovação de proposta.
A unidade poderá, ainda, apresentar projetos para a criação de novos leitos de retaguarda e a qualificação para os leitos já existentes. São considerados leitos de retaguarda, as enfermarias de leitos clínicos, enfermarias de leitos de longa permanência, Unidades de Terapia Intensiva (UTI), Unidades Coronarianas e Unidades de Atenção ao Acidente Vascular Cerebral.
APOIO– Em cada unidade atendida pelo S.O.S Emergências é instalado um Núcleo de Acesso e Qualidade Hospitalar (NAQH), formado por representantes do ministério, do corpo técnico do hospital e das secretarias municipal/estadual de Saúde. A meta deste grupo é fazer o diagnóstico das principais dificuldades e apontar medidas a serem adotadas.
O trabalho do núcleo será acompanhado pelo Comitê Nacional de Acompanhamento do S.O. S Emergências, coordenado pelo Ministério da Saúde e que tem a função de receber e encaminhar solução às questões apontadas pelos núcleos, monitorar os resultados alcançados nas unidades e manter os gestores locais informados do andamento das ações. Haverá também parcerias com instituições privadas de excelência.
INSTITUIÇÃO - O Hospital Metropolitano está localizado no município de Ananindeua, na região metropolitana de Belém, capital paraense. A unidade tem gestão estadual, sendo administrado por uma Organização Social de Saúde – Instituto de Saúde Santa Maria – IDESMA - com sede em Belém.
O hospital realizou 7,78 mil internações de janeiro a dezembro de 2011. E mais de 110 mil atendimentos ambulatoriais e de urgências. A instituição realiza atendimento de média e alta complexidade no trauma e queimados.

Por Ana Cláudia Martins, da Agência Saúde – Ascom/MS
(91) 8112.7034 / 8899.7034

terça-feira, 1 de maio de 2012

DIA DO TRABALHO


Em 1886, realizou-se uma manifestação de trabalhadores nas ruas de Chicago nos Estados Unidos da América.
Essa manifestação tinha como finalidade reivindicar a redução da jornada de trabalho para 8 horas diárias e teve a participação de milhares de pessoas. Nesse dia teve início uma greve geral nos EUA. No dia 3 de Maio houve um pequeno levantamento que acabou com uma escaramuça com a polícia e com a morte de alguns manifestantes. No dia seguinte, 4 de Maio, uma nova manifestação foi organizada como protesto pelos acontecimentos dos dias anteriores, tendo terminado com o lançamento de uma bomba por desconhecidos para o meio dos policiais que começavam a dispersar os manifestantes, matando sete agentes. A polícia abriu então fogo sobre a multidão, matando doze pessoas e ferindo dezenas. Estes acontecimentos passaram a ser conhecidos como a Revolta de Haymarket.
Três anos mais tarde, a 20 de Junho de 1889, a segunda Internacional Socialista reunida em Paris decidiu por proposta de Raymond Lavigne convocar anualmente uma manifestação com o objectivo de lutar pelas 8 horas de trabalho diário. A data escolhida foi o 1º de Maio, como homenagem às lutas sindicais de Chicago. Em 1 de Maio de 1891 uma manifestação no norte de França é dispersada pela polícia resultando na morte de dez manifestantes. Esse novo drama serve para reforçar o dia como um dia de luta dos trabalhadores e meses depois a Internacional Socialista de Bruxelas proclama esse dia como dia internacional de reivindicação de condições laborais.
Em 23 de Abril de 1919 o senado francês ratifica o dia de 8 horas e proclama o dia 1 de Maio desse ano dia feriado. Em 1920 a Rússia adota o 1º de Maio como feriado nacional, e este exemplo é seguido por muitos outros países.
Apesar de até hoje os estadunidenses se negarem a reconhecer essa data como sendo o Dia do Trabalhador, em 1890 a luta dos trabalhadores estadunidenses conseguiu que o Congresso aprovasse que a jornada de trabalho fosse reduzida de 16 para 8 horas diárias.

Labaredas de Fogo

Foi encerrado no último domingo, no Hangar, o 7º Seminário Ministros Labaredas de Fogo, promovido pela Igreja do Evangelho Quadrangular. Durante os três dias de evento, houve pregações, shows, exposição de produtos e serviços.

Segundo Martinho Carmona, um dos líderes da Quadrangular no Pará, o valor pregado no seminário é de que as pessoas não são os problemas, mas suas soluções. “A sociedade vive suas lutas e pode vencer, ela própria, tais desafios. Como cristãos, nossa intenção é valorizar sempre a família, que é a célula onde a sociedade de estrutura”.

Coordenando o evento, o vice-presidente da Igreja do Evangelho Quadrangular e superintendente da igreja na 1ª Região de Ananindeua, Pedro Tavares, explica que o seminário é um projeto social que teve como objetivo ainda ajudar projetos sociais, revertendo toda a renda para um centro de atendimento e reabilitação de dependentes químicos.

O Instituto Beneficente Espaço Resgate já está construído e aguarda agora verbas para sua manutenção, que deve custar aproximadamente R$ 65 mil por mês à Igreja, que oferecerá assistência gratuita a 150 jovens e familiares no bairro do Curuçambá, em Ananindeua. “Queremos devolver a esses jovens a oportunidade de se recompor, ter uma vida digna, baseados na disciplina, responsabilidade e compromisso”, ratifica Carmona.

A abertura foi feita pelo Pastor Jorge Linhares. No sábado pela manhã, ocorreram quatro pregações com os pastores Paulo Queiroz, Ruddy Gracia, dos Estados Unidos, Martinho Carmona e Josué Brandão. Também participaram do seminário o pastor Mizael Argeñal, de Honduras, Cláudio Duarte, do Rio de Janeiro, a pastora Ray Tavares e Josué Bengtson. As apresentações musicais foram feitas pelo Ministério de Louvor Diante do Trono e pela pastora e cantora Ludmila Ferber. Em cada dia, cerca de 7 mil pessoas compareceram ao local.

Com mãos erguidas, a advogada Fátima Gouveia estava pronta para receber as bênçãos, força e intervenção divina, citadas pelo pastor. “É o momento de ouvirmos as palavras de fé, que podem mudar a nossa vida e nos deixar no caminho do Senhor. Eventos como esse são sempre bons para integrar toda a comunidade evangélica. Faço de tudo para não perder nenhum”, afirmou.

Dando continuidade à programação de eventos, hoje e amanhã acontece o Congresso de Homens da instituição religiosa.

EXPANSÃO

Com a maior comunidade da Igreja Quadrangular em todo o Brasil, o Pará tem expandido cada vez mais o número de fiéis. “Somente no ano passado, realizamos 43 mil batismos. A missão brasileira auxilia ainda a tomada internacional da igreja, que já conta com representações em todos os continentes”, afirmou o Pastor Tavares.

PSDB lança oficialmente pré-candidatura de Zenaldo

O PSDB será o terceiro partido a apresentar pré-candidatura para disputar as eleições municipais de outubro em Belém. O deputado federal Zenaldo Coutinho terá o nome lançado hoje, a partir das 18 horas, no auditório João Batista, da Assembleia Legislativa, em uma grande festa que contará, segundo informações da assessoria do partido, com a presença do governador Simão Jatene, maior liderança tucana no Pará, além dos senadores paraenses Fernando Flexa Ribeiro e Mário Couto. Também são esperados os senadores Álvaro Dias (PR) e o presidente nacional do PSBD, o deputado federal Sérgio Guerra, além da bancada tucana na AL e vereadores de todo o Pará.
Além do PSDB, o PPS e PMDB já lançaram oficialmente as pré-candidaturas à prefeitura de Belém, com Arnaldo Jordy e José Priante como os nomes indicados, respectivamente.
Zenaldo Coutinho disputará a prefeitura de Belém pela segunda vez. Em 2008, ele terminou o pleito eleitoral em quarto lugar. Mas, sua atual pré-candidatura conseguiu grande apoio no PSDB, após o senador Flexa Ribeiro desistir da disputa municipal. Coutinho, que tem longa trajetória eleitoral, atuou na coordenação da eleição 2010, que elegeu Simão Jatene ao governo do Pará pela segunda vez, e em 2011 se destacou na campanha contra a divisão do Pará, em que presidiu a frente contra a formação do Estado do Carajás, no plebiscito realizado em dezembro no Estado.
Em Belém, o pré-candidato tucano começou a vida política na Câmara Municipal, na década de 1980, exerceu dois mandatos na Assembleia Legislativa, onde foi inclusive presidente do parlamento estadual e atualmente desfruta o quarto mandato na Câmara Federal. No atual governo Simão Jatene, exerceu a chefia da Casa Civil e também foi secretário especial de Proteção e Desenvolvimento Social.
A executiva do PSDB atua para conseguir convencer lideranças importantes da base aliada ao Governo Simão Jatene para a vaga de vice na chapa junto com Zenaldo Coutinho. Após o lançamento da pré-candidatura hoje à noite, os tucanos de Belém vão trabalhar para que em junho a chapa que concorrerá à eleição em Belém já esteja fechada. A intenção da cúpula do partido também é fazer uma bancada forte na Câmara de Belém, de pelo menos cinco vereadores. Atualmente, apenas dois membros compõem a bancada tucana em Belém.
CARREIRA POLÍTICA
- Vereador por Belém na década de 1980
- Duas vezes deputado estadual, tendo sido presidente da Assembleia Legislativa
- Quatro vezes deputado federal
- Chefe da Casa Civil e secretário especial de Proteção Social na administração Simão Jatene.