sábado, 25 de agosto de 2012

Pesquisa Bilhetim: Belém terá segundo turno

Pesquisa divulgada hoje, 25.08.12, feita pelo Dr. Edir Veiga, que assina o blog Bilhetim, apresenta o seguinte resultado:

Se as eleições para prefeito de Belém fossem hoje, em quem você votaria? Estimulado.

A.Jordy (PPS): 11.0%

Alfredo (PT): 2.2%

Anivaldo Vale (PR): 1.8%

Edmilson(PSOL): 33.5%

Jefferson Lima (PP): 7.0%

Leny Campelo (PPL): 0.2%

Marcos Rego (PRTB): 0.2%

Priante (PMDB): 18.3%

Sérgio Pimentel (PSL): 0.2%

Zenaldo (PSDB): 11.3%

Branco/Nulo: 4.0%

Não sabe/Não opinou: 10.3%

Há outros dados que poderão ser acessados pelo site, www.bilhetim.com.br

A Dança dos números das Pesquisas

É impressionante a variação dos números das pesquisas divulgadas neste período eleitoral. Por exemplo, em Belém há poucos dias, mais ou menos 15, um Grupo de Comunicação apresentou, dentre os números, o Candidato do PMDB a Prefeito de Belém com 22% por cento das intenções dos votos pesquisados de forma estimulada, ou seja, foi apresentada ao eleitor pesquisado uma relação de candidatos e lhe foi perguntado em qual depositaria seu voto. Pois bem, hoje o mesmo jornal, em sua edição de Domingo que circula na noite anterior, mostra que o mesmo candidato a Prefeito de Belém, pelo PMDB, José Priante caiu para 11 pontos percentuais e coincidentemente o candidato do PSDB, Zenaldo Coutinho cresce 3, passando a ocupar o segundo lugar nas pesquisas, se credenciando a disputar o segundo turno das eleições,
Quem anda nas ruas de Belém, principalmente na periferia, área onde há maior densidade eleitoral, percebe claramente que a campanha do Priante suplanta a de Zenaldo, nas residências é muito superior a demonstração de intenção de voto pro Edmilson Rodrigues e Priante, enquanto Zenaldo pouco aparece.
Nas eleições de 2008 o mesmo grupo de comunicação apresentava pesquisas colocando a candidata Valéria Pires Franco em vantagem para disputar o segundo turno, na véspera do pleito o Jornal surpreende a todos com publicação de pesquisa apresentando Dulciomar Costa e Priante como certos na disputa do segundo turno, o que de fato aconteceu. Diante deste exemplo, cabe-nos a dúvida quanto a veracidade da publicação. Será que o Jornal quer dar gás pro Zenaldo, com o fim de tentar salva-lo da derrota.
O certo é que os eleitores não devem se deixar influenciar pelas pesquisas e sim escolher o candidato que julgar ser o melhor preparado para administrar a Cidade.

Pesquisa para Prefeitura de Belém

Veja o resultado do Vox Populi para Prefeito de Belém

Edmilson Rodrigues lidera com 30% das intenções de voto

Na primeira rodada de pesquisa encomendada pelo Jornal O Liberal ao instituto Vox Populi, o candidato Edmilson Rodrigues lidera a corrida pela Prefeitura de Belém, seguido pelo candidato tucano, Zenaldo Coutinho.

Na pesquisa espontânea - quando não são apresentados os nomes dos candidatos -, os entrevistados responderam a seguinte pergunta: ‘Se a eleição para prefeito de Belém fosse hoje, em quem você votaria?’. O candidato do PSOL Edmilson Rodrigues recebeu 30% das intenções de voto. Zenaldo Coutinho aparece com 10% das menções dos eleitores de Belém. Em seguida vêm José Priante (7%), Arnaldo Jordy (4%), Anivaldo Vale (2%), Jefferson Lima (2%) e Alfredo (1%). Os outros candidatos não somaram 1% das menções.

Votos brancos/nulos somaram 7% das intenções e 37% dos entrevistados não sabem ou não responderam à pergunta.

Estimulada - Na pesquisa de intenções de voto estimulada, os pesquisadores apresentaram os nomes dos candidatos à Prefeitura de Belém e fizeram a seguinte pergunta: ‘Se a eleição para prefeito de Belém fosse hoje, em qual destes candidatos você votaria?’

Edmilson Rodrigues mantém a liderança, com 37% das menções. Zenaldo Coutinho (PSDB) aparece com 15%; José Priante (PMDB) soma 11% das intenções; Arnaldo Jordy (PPS) tem 5% das menções; Jefferson Lima (PP) aparece com 4%; seguido de Anivaldo Vale (PR) com 2%; e Alfredo (PT), também com 2%. Leny Campelo (PPL) não somou 1% das menções dos eleitores. Marcos Rego (PRTB) e Sérgio Pimentel (PSL) não foram citados pelos entrevistados.

Votos brancos/nulos somam 7% das respostas e 17% dos entrevistados afirmaram que não sabem ou não responderam à pesquisa.

Rejeição - Quando perguntados sobre em qual(is) candidato(s) não votariam de forma nenhuma, 13% dos entrevistados mencionaram o candidato Edmilson Rodrigues; 9% o candidato José Priante; e 8% Arnaldo Jordy. Anivaldo Vale e Jefferson Lima tiveram 7% de rejeição, cada um. Quatro em cada dez eleitores (4%) afirmaram que não votariam em Alfredo e outros 4% em Zenaldo Coutinho.

Sérgio Pimentel teve 2% de rejeição. Leny Campelo e Marcos Rego aparecem com 1% das menções, cada. Dezesseis porcento dos entrevistados disseram que poderiam votar em qualquer um dos candidatos enquanto que 6% não votariam em nenhum deles. Os que não sabem ou não responderam somam 22%.

Outros dados da pesquisa você confere na edição deste domingo (26) de ‘O Liberal’.

Amostra - O instituto Vox Populi entrevistou 800 eleitores em Belém, entre os dias 22 e 23 de agosto de 2012. A pesquisa tem margem de erro de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um grau de confiança de 95%. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob o número PA-00046/2012.

Redação Portal ORM

DEBATE ELEITORAL DE ANANINDEUA FEZ SUCESSO

Nas rodas formadas por cabos eleitorais, torcedores e simpatizantes dos candidatos a Prefeito de Ananindeua o assunto corrente é o debate que a RBA promoveu na última quinta feira. Cada um ¨puxa a brasa pra sua sardinha¨ afirmando que seu candidato preferido apresentou melhores propostas de governo e argumentos convicêntes para conquistar o eleitorado.
Esta é a grande vantagem da democracia, a livre escolha dos governantes.

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

DEBATE NA TV


 
Os candidatos que concorrem a Prefeitura de Ananindeua terão a oportunidade de participar do Debate que será realizado às 22h30min do dia 23 (amanha), na TV RBA Canal 13.

Ótima oportunidade de fazerem exposição de suas propostas, mostrando a população de Ananindeua quem é quem.

Vamos aguardar!