quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Ananindeua recebe prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar

A qualidade da merenda escolar de Ananindeua foi reconhecida novamente. O município está entre os 29 do Brasil que receberam o prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar 2012, destinado às cidades que se destacaram na gestão do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). O prefeito Helder Barbalho recebeu o prêmio hoje, em Brasília.

O prêmio, promovido pela organização não governamental Ação Fome Zero, está em sua 9ª edição. Os municípios do Brasil se inscreveram de forma voluntária e responderam a um formulário de avaliação com diversas perguntas referentes aos aspectos nutricionais da alimentação escolar servida no município.

Uma comissão avaliadora também visitou e avaliou os municípios para conhecer as experiências de melhor êxito na educação alimentar e nutricional. A compra de produtos da agricultura familiar, atuação dos conselhos de alimentação escolar, valorização do profissional das cozinhas escolares e questões referentes à alimentação indígena e/ou quilombola, caso o município tenha escolas em comunidades desta categoria, estão entre os itens avaliados.

O cardápio da merenda escolar de Ananindeua é constituído de sucos, feijão, carne, frango, macarronada, sopas, canja, risoto de frango, pão doce e munguzá, além de mingaus de milho, tapioca, fubá e arroz, em dias alternados durante a semana.

No Pará, apenas Ananindeua e mais dois municípios foram contempladas com o prêmio. Esta é a terceira vez que Ananindeua é premiada. Em 2007, o município foi premiado na categoria Participação Social e, em 2010, na categoria Merenda Indígena ou Quilombola.
 
Parabéns ao Prefeito Helder Barbalho e a Secrtária de Educação Elieth Braga.


domingo, 2 de dezembro de 2012

Escola de Ramos vai abordar história e cultura do estado do Pará.



O estado do Pará é a inspiração da Imperatriz Leopoldinense, escola de Ramos, na Zona Norte, para o carnaval de 2013, como mostrou o RJTV nesta sexta-feira (30), na série sobre os enredos e os sambas das escolas da elite do Rio de Janeiro. O enredo "Pará - O Muiraquitã do Brasil" levará para a avenida aspectos fundamentais da cultura paraense, incluindo a religião, a dança, a música e a culinária.

Mais um Centro de Referência em Educação Infantil é entregue em Ananindeua

O CREI Profª. Ana Lúcia da Silva Almeida é o terceiro do município e vai atender mais de 230 crianças, com idade entre seis meses e cinco anos.

No CREI, várias equipes de profissionais entre professores e auxiliares, atenderão a 90 crianças que poderão ficar em tempo integral e 140 que ficarão em tempo parcial, divididos nos períodos da manhã e tarde.

O novo espaço será estruturado com salas de aula, berçários, dormitórios, fraldários, vestiário completo, banheiros para portadores de necessidades especiais, salas multiuso e de informática, refeitório e anfiteatro. Além de blocos administrativos e de serviços, cozinha, lactário, despensa, depósito, lavanderia, rouparia, solário e estacionamento.

Em 2005, início da atual gestão, Ananindeua contava com 50 escolas e 20 anexos. Oito anos depois, a rede municipal de ensino contabiliza 67 escolas, 32 anexos e atende mais de 40 mil alunos do ensino infantil e fundamental. E até o final de 2012, serão entregues à população mais quatro outros CREIs.

Vandick é eleito o novo presidente do Paysandu

Após 38 anos, a oposição vence as eleições presidenciais no Bicola.


Após mais de seis horas de apuração de votos, o líder da chapa 'Novos Rumos', que teve 479 votos e uma vantagem de 201 para Victor Cunha, da chapa 'Centenário', conquistou a vitória antes mesmo do término da apuração e, no dia 6 de janeiro de 2013, assumirá a gestão alviceleste até dezembro de 2014. No total, 757 associados participaram do pleito.

Paraense Liah Soares é a preferida pelo público e vai à semifinal

 
A única cantora deste domingo (2) que fez a plateia do The Voice Brasil aplaudir de pé, a paraense Liah Soares garantiu seu passaporte para a semifinal do programa que vai escolher a nova voz do Brasil

Ela encantou o público com sua interpretação do clássico de Luiz Gonzaga, 'Asa Branca'. Cantando sentada e tocando violão, ela foi acompanhada apenas por um gaitista, mas o suficiente para encantar o público que estava na plateia e em frente a TV