quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Bombeiros pedem desocupação de prédio em Ananindeua

O Corpo de Bombeiros notificou os moradores do residencial Mirante do Lago, em Ananindeua, e pediu a imediata desocupação do prédio nesta quarta-feira (20). Aproximadamente cem famílias moram no residencial.
Segundo os Bombeiros, as oito torres do empreendimento foram interditadas porque não obedecem as normas de segurança em caso de incêndio.
O residencial Mirante do Lago é um dos cinco empreendimentos da construtora Gafisa envolvidos no caso de falsificação do "Habite-se", atestado de que um imóvel passou por vistoria de conclusão da obra e está apto a ser habitado.

Um subtenente do Corpo de Bombeiros foi preso no mês passado suspeito de vender o documento aos cinco empreendimentos da construtora. Segundo as investigações, ele teria cobrado por um "Habite-se" valores que variavam de R$ 30 mil a R$ 50 mil.

Os moradores vão fazer uma reunião na noite desta quarta para decidir se deixam os apartamentos.

Em nota, a construtora Tenda, do grupo Gafisa, informou que não recebeu nenhum documento oficial do Corpo de Bombeiros a respeito da notificação do Mirante do Lago.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

3ª Edição da Revista Pará News

Madre Celeste


Deputados prestam homenagens ao ex-governador Almir Gabriel


Na sessão desta terça-feira (19.02), por volta das 9h15, os deputados estaduais foram surpreendidos com o anúncio, feito pelo deputado José Megale (PSDB), do falecimento do ex-governador e médico Almir Gabriel, ocorrido momentos antes na Unidade Intensiva do Hospital Geral da Unimed, devido a complicações respiratórias.

A informação chegou durante o horário de lideranças, quando na tribuna encontrava-se o deputado Augusto Pantoja (PPS), que inaugurou na tribuna os pronunciamentos de pesar, solidariedade e de homenagem dos deputados ao legado deixado por Almir Gabriel, cuja biografia inclui os cargos de ex-prefeito de Belém, ex-senador Constituinte, duas vezes governador do Estado e uma das principais lideranças políticas do Pará, no cenário local e nacional. Por decisão do colegiado de líderes, a reunião que anunciaria a composição das comissões da Casa ficou marcada para a próxima terça-feira, dia 26.

O deputado Márcio Miranda, presidente da ALEPA, em vez de suspender os trabalhos, cancelou a votação da pauta e abriu o pronunciamento aos deputados para prestarem homenagem e tributo ao ex-governador Almir Gabriel. “Foi um homem que fez história”, considerou antes de decretar luto oficial do Poder Legislativo Estadual por três dias, assim como o hasteamento das bandeiras, do Brasil, do Pará e da Alepa a meio mastro.

Para o deputado Megale, que fez o anuncio do falecimento, destacou em Almir Gabriel o homem comprometido com a verdade. “Ele era um político muito positivo, que imprimiu ética na política, muito determinado em tudo que fez, ele buscava a perfeição, a qualidade dos serviços públicos prestado pelo Estado”, avaliou.

Para ele, o ex-governador, era um homem visionário, “ao enfrentar grandes desafios, quando fez a Alça Viária, o Tramoeste, o Linhão da Transamazônica, e as obras de macrodrenagem da Bacia do Una, e tantas outras obras, apesar de no momento não ter sido muito compreendido”, considerou, citando ainda, a Estação das Docas, a ampliação do Aeroporto, a Alça Viária. “Obras que fizeram Belém viver um outro momento, com um novo circuito turístico pra cidade”, disse.

Para o presidente da ALEPA, o Dr. Almir fez história no Pará como médico e depois como homem público. “Deixou um legado imenso, teve que fazer a consolidação financeira do Estado, com obras estruturantes e criou no Pará, um segmento político, baseado na transparência”, disse, recordando de sua iniciação na política paraense.

Para Márcio Miranda, o ex-governador inaugurou uma prática política no Estado baseado no rigor, no cumprimento dos tempos dos discursos de campanha e nas audiências de governo. “Ele era rigoroso nas ações, rigoroso na conduta, rigoroso na ética e rigoroso moralmente”, avaliou.

A deputada Tetê Santos (PSDB), muito emocionada, relatou sua iniciação política feita com o apoio do ex-governador Almir Gabriel. O deputado Valdir Ganzer (PT) foi outro que se solidarizou com os amigos e familiares do ex-governador, contando passagens da militância política comum. “Quando foi candidato a governador com o apoio do PT, quem dirigia para ele era eu, a partir das 9 da noite, nas principais viagens feitas de carro, devido ao senhor que dirigia para ele, idoso, se sentir cansado”, acrescentou.

No mesmo tom, vários deputados subiram à tribuna para manifestar sua solidariedade, ressaltar aspectos do seu papel na construção da democracia no país e no Estado, e relatar algum momento em comum com a vida pública de Almir Gabriel, entre eles, Edmilson Rodrigues (PSOL); Haroldo Martins (DEM); Antônio Rocha (PMDB); Raimundo Santos (PEN); Airton Faleiro (PT); Nélio Aguiar (PMN); Augusto Pantoja (PPS); Gabriel Guerreiro (PV); Ítalo Mácola (PSDB); Carlos Bordalo (PT); Parsifal Pontes (PMDB); Ana Cunha (PSDB); Fernando Coimbra (PSD); Cilene Couto (PSDB); Luzineide Farias (PSD); e Tião Miranda (PSDB).

Muitos deputados compareceram, logo após a sessão, ao velório, no Museu do Estado, antigo Palácio do Governo, onde o corpo do ex-governador Almir Gabriel, acabara de chegar para o início do velório. O enterro ocorrerá nesta quarta-feira (20.02), no Cemitério Público de Castanhal, a partir das 10h, a pedido do ex-governador em vida e de seus familiares.

domingo, 17 de fevereiro de 2013

RE X PA decidem turno do Campeonato


Depois de dois campeonatos estaduais sem que houvesse decisão de turno entre Payssandu e Remo, eis que nos dois próximos Domingos teremos clássicos no Mangueirão valendo o título de campeão do primeiro turno do Campeonato Paraense 2013.
Ontem o Papão goleou o São Francisco de Santarém por 6 X 1, hoje o Leão Azul venceu o Paragominas Futebol Clube por 2 X 0. Com os resultados o Clube do Remo, por ter conquistado mais pontos na primeira fase do campeonato, tem a vantagem de jogar por dois empates, mas clássico é clássico, resta a expectativa para os próximos finais de semana e aí veremos quem é o melhor.

Campanha da Fraternidade Lançada em Ananindeua


foto Portal ORM
A Quarta-Feira de Cinzas é uma data importante para a igreja católica em todo o mundo. As celebrações marcam o início do período da Quaresma, os 40 dias que antecedem a Páscoa. Neste período, os devotos são convidados a um tempo de penitência e reflexão. A data também marca tradicionalmente o lançamento da Campanha da Fraternidade, que este ano traz o tema “Fraternidade e Juventude”.

A Campanha da Fraternidade acontecerá na Arquidiocese de Belém de forma descentralizada, de acordo com a preparação de cada paróquia. Ontem,  Sábado (16) houve  uma celebração especial no Ginásio Abacatão, em Ananindeua, às 8h30, em seguida, uma camihada até a Igreja de Santa Paula Frassinette.

A Igreja Católica tem programado a Jornada Mundial da Juventude para o Rio de Janeiro. E daí o motivo da campanha ser sobre a juventude, justamente para que nós tenhamos essa atenção especial á juventude e que a juventude seja chamada a realizar aquilo que está no lema da Campanha da Fraternidade: “Eis-me aqui, envia-me”, afirma o Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira.

Para o sacerdote, o objetivo é que a juventude se torne protagonista daquilo que a campanha prega. “Toda Campanha da Fraternidade é uma campanha de opinião pública, durante 40 dias a ideia da fraternidade”, explica Dom Alberto.

Depois de 21 anos, a Campanha da Fraternidade retorna ao tema da juventude. O tema traz à discussão os jovens e a mudança de época vivida atualmente. Em 1992, o tema "Juventude, Caminho Aberto" já havia discutido e refletido sobre a inclusão dos jovens na evangelização.

O arcebispo acredita que hoje há um movimento contrário ao de afastamento dos jovens da igreja. “Um movimento de muita gente que se aproximam. Muitas pessoas que se afastaram, por várias circunstâncias, e agora essas pessoas se aproximam da igreja e de forma muito especial à juventude”, diz o arcebispo.