quarta-feira, 20 de março de 2013

Deputados vão reunir no TRE para pedir eleições imediatas em Marituba

 
A realização imediata de novas eleições para Prefeito municipal de Marituba será a pauta de reunião de uma comissão formada por deputados da Assembléia Legislativa do Pará, coordenada pelo deputado Eliel Faustino (PR), com o Desembargador Leonardo Noronha, Presidente do Tribunal Regional Eleitoral, marcada para esta quinta-feira (21.03), às 13h na sede TRE. A Comissão será formada por Deputados de várias legendas partidárias.
O município de Marituba está sendo governado interinamente pelo Presidente da Câmara, vereador Wildson Melo (PRB), desde janeiro deste ano, devido o vencedor das eleições de outubro passado, Mário Filho (PSD), que obteve mais de 52% dos votos, ter tido seu registro indeferido pelo Tribunal Superior Eleitoral no último dia 07/03.
A decisão do TSE gerou anulação dos quase 28 mil votos a ele conferidos, o que corresponde a mais da metade dos votos do pleito. Em casos dessa natureza, segundo o Código Eleitoral Brasileiro, artigo 244, o tribunal competente deve marcar nova eleição dentro do prazo de 20 a 40 dias.
“Já são mais de 80 dias de administração interina causando um cenário de insegurança jurídica e um verdadeiro caos administrativo, com secretarias e órgãos do município quase paralisados”, informou o Deputado Faustino. Ele defende a convocação imediata para se legitimar uma nova administração.
“Esta indefinição jurídica tem prejudicado a população, pois existem fornecedores com dívidas pendentes na Prefeitura, o que tem afetado o comércio local. Já os serviços públicos não estão sendo realizados a contento, aja visto que o funcionalismo está com seus salários atrasados”, fundamentou.
A decisão do TSE de indeferimento do registro do Prefeito eleito ainda não foi publicada em Diário Oficial. “Segundo informações de advogados, é esse o motivo do TRE não ter ainda marcado novas eleições. Iremos à Brasília, se for o caso, falar com a presidente do TSE para pedir agilidade na publicação do acórdão”, argumentou Faustino. O requerimento aprovado na sessão desta quarta-feira (20.03) pede também providências à ministra Carmem Lúcia, presidente do TSE para publicação da decisão.
Marituba está localizada na Região Metropolitana de Belém. O município tem 108.251 habitantes, segundo estimativa de 2007 do IBGE e 103.279 km² de extensão. Foi criado em 1994, com áreas desmembradas dos municípios de Benevides e Ananindeua.

INAUGURAÇÃO DO ANEXO I"VEREADOR TONICO VICENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE ANANINDEUA




 

Moradores pedem eleição imediata em Marituba

Um grande grupo de moradores do município de Marituba realizou ontem um ato na Assembleia Legislativa (AL), solicitando aos deputados estaduais apoio para pedir ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PA) que agilize a eleição suplementar para escolha do novo prefeito municipal.
 
O município está com prefeito interino desde o dia primeiro deste ano. O Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Wildson de Melo (PSD), assumiu a função, mas a população exige um novo pleito para definição política e administrativa. “Não há continuidade nos programas sociais, as aulas ainda nem começaram no município, nada está funcionando. Marituba hoje vive uma instabilidade política e administrativa”, explica James Bond Oliveira, um dos manifestantes.
 
Ele ressaltou que o município tem cerca de 150 mil habitantes, 70 mil eleitores e um índice elevado de criminalidade e de problemas sociais.
 
Nenhum candidato que concorreu ao pleito de 2012 pode assumir a administração municipal. Mário Filho (PSD) não conseguiu registro de candidatura, sob acusação de não prestar contas da eleição 2008. Ele concorreu sub judice, foi o mais votado, obteve 52% dos votos, mas dia 7 de fevereiro o Superior Tribunal Eleitoral (TSE) decidiu contra o recurso impetrado pelo PSD, que pedia a posse de Mário Filho.
 
DECISÃO
A decisão também determinou a realização de nova eleição no município. O segundo colocado no pleito, o ex-prefeito Antônio Armando (PSDB) consta na lista ficha suja do Tribunal de Contas da União e também está impedido de assumir o cargo. O terceiro colocado, Bertoldo Couto (PPS) obteve menos de 15% dos votos, portanto, não pode assumir.
 
Com faixas pedindo ajuda, o grupo de moradores, representando várias entidades de Marituba, conseguiu adesão de vários deputados ao movimento. Uma comissão de parlamentares foi formada para visitar o TRE-PA, para pedir agilidade para realização da eleição suplementar em Marituba.
 
O TRE-PA estaria apenas aguardando a divulgação do acórdão com a decisão do TSE, imprescindível para que o tribunal local marque a nova eleição. A assessoria do TRE-PA não informou se já há previsão de data da nova eleição.
(Diário do Pará)