quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Clube do Remo perde em casa e se despede da Copa do Brasil sub-20

O Clube do Remo deu adeus ao sonho de conquistar pela primeira vez a Copa do Brasil sub-20. O Leão recebeu o Criciúma-SC, na noite desta quarta-feira (23), no Mangueirão. Os azulinos precisavam vencer por dois gols de diferença para avançarem à semifinal, mas foram derrotados por 2 a 0, com mais de 30 mil torcedores nas arquibancadas do estádio Olímpico do Pará, Mangueirão.

Senado derruba decisão do TSE que aumenta bancada federal do Pará

A polêmica foi a marca da sessão do Plenário de ontem. Em pauta, o Projeto de Decreto Legislativo (PDS) 85/2013, de autoria do senador Eduardo Lopes (PRB-RJ). A matéria susta os efeitos da resolução do Tribunal Superior eleitoral (TSE) que redefiniu, com base no Censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de deputados federais, estaduais e distritais no País. A aprovação ocorreu em duas etapas.

Primeiro foi derrubado requerimento do senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) que remetia o projeto para a Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR), o que na prática adiaria a votação. Em seguida o plenário aprovou, por 34 a 28, o projeto que suspendeu a decisão do TSE. Senadores dos Estados que ganhariam maior representação na Câmara dos Deputados informaram que a decisões eram alvo de disputa judicial.

A aprovação do PDS no Senado confrontou os interesses eleitorais dos estados e até dividiu bancadas do mesmo partido. O debate colocou em campos opostos os senadores dos estados que ganham, entre eles o Pará, que teria o maior aumento de deputados federais pela decisão do TSE, dos atuais 17 para 21, e os dos estados que perdem deputados federais. A disputa focou os senadores dos 14 estados que não são atingidos pela decisão do TSE.